Parece mentira mas Minas Gerais tem “mar”. Assim mesmo, entre aspas, pois se trata do Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo localizado em Capitólio que acabou ficando conhecido como o “Mar de Minas”. São mais de 1.500 quilômetros quadrados de água transparente de cor verde-esmeralda formando inúmeras cachoeiras, poços de água e piscinas naturais. Após saber que há várias coisas para se fazer por lá, é natural querer se preparar para o que está à espera no destino e tentar organizar tudo o melhor possível. É por isso que, antes de viajar, é interessante se informar não só sobre o que fazer em Capitólio, mas também onde comer e onde ficar.

Tudo isso ao redor e entre grandes cânions de 20 metros de altura, o que deixa o local ainda mais especial com suas paisagens de tirar o fôlego, um dos grandes motivos para querer conhecer Capitólio. Além de, claro, desfrutar de um banho refrescante nas águas cristalinas, caminhar por trilhas de beleza natural e aventurar-se em esportes radicais como tirolesa e rapel.

Lago de Furnas

O Lago de Furnas visto do alto – Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio

O que fazer em Capitólio?

Uma das dicas para quem acaba de chegar em Capitólio é ir ao Mirante dos Cânions, que assim o turista já começa com pé direito e com o queixo caído. É sério, a vista do Lago de Furnas desde o mirante é deslumbrante! Não há quem não se apaixone e passe uns bons minutos tirando fotos e apreciando a paisagem.

Também é possível chegar pertinho dos cânions de Capitólio pelas águas. Para isso é preciso fazer os passeios náuticos que saem da Ponte do Rio Turvo. Esses passeios podem ser feitos de barco, catamarã ou lancha, todos igualmente imperdíveis pois fazem parada na Lagoa Azul, um dos cartões-postais de Capitólio. A única diferença entre eles é o seu tempo de duração e o preço. O tour de barco e de catamarã duram aproximadamente 4 horas e custa 50 reais por pessoa, enquanto o passeio de lancha é mais rápido, com 2 horas de duração, e o preço aumenta para 70 reais por pessoa.

Capitólio - Pedreira Lagoa Azul
O que fazer em Capitólio: Pedreira Lagoa Azul – Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio

Há outros passeios turísticos em Capitólio que também exigem colocar a mão no bolso, razão pela qual é importante também fazer um bom planejamento financeiro antes de ir para esta cidade mineira. Na lista do orçamento, além dos passeios náuticos, é preciso colocar os gastos que existem para visitar algumas trilhas e cachoeiras que, diga-se de passagem, valem cada centavo.

Um dos mais procurados nesse quesito é o passeio do Paraíso Perdido, um complexo com 8 cachoeiras, 3 ribeirões e 18 piscinas naturais. O valor da entrada para passar o dia lá mergulhando, fazendo trilhas e se conectando com a natureza é de 40 reais por pessoa.

Quer mais dicas, o que fazer em Capitólio? Outra opção imperdível é ir na Cascata Eco Parque, local que também é repleto de trilhas e cachoeiras. O preço para aproveitar o dia por lá é de 30 reais por pessoa, mas uma dica legal é que o Eco Parque não é tão grande e, por tanto, o visitante pode passar apenas parte do dia por lá e depois conhecer outros locais de Capitólio.

Cachoeira Eco Parque
Cachoeira Eco Parque. Foto: Divulgação/Eco Parque

Já dentre as opções que não são necessárias mexer na carteira estão a Cachoeira da Cascatinha, a Cachoeira do Filó, a Cachoeira Fecho da Serra e a Cachoeira Diquadinha. Esta última, também conhecida como Dicadinha, é uma das mais visitadas pois as rochas por lá tem uma coloração alaranjada o que dá uma cor diferente nas águas transparentes desta cachoeira. Um visual que vale a pena conferir!

Restaurantes em Capitólio

Depois da pergunta: O que fazer em Capitólio? Vamos para o que comer na cidade! A cidade de Capitólio é pequena e o seu turismo ainda está crescendo e, por tanto, as opções de restaurante também estão aumentando com o tempo, porém não tem como errar na escolha, pois todos oferecem pratos deliciosos, sendo que os mais provados são os pratos com peixes. Isso porque, com a imensidão de águas que banham Capitólio, a especialidade da região são os peixes.

Um dos lugares mais indicados para se comer na cidade mineira é o Restaurante do Rio Turvo graças ao sucesso do prato de peixe traíra desossada. Outra dica é ir no Chico Pintado, onde pode-se provar um peixe bem diferente: uma tilápia recheada com queijo imperdível! E já quem quer degustar uma boa comida tradicional mineira, o Restaurante Tropeiro é uma das melhores alternativas.

Onde ficar em Capitólio

Há opções de hospedagem para todos os gostos e orçamentos em Capitólio, desde campings para os aventureiros e resorts para os que não estão no modo economia. O que pode ajudar escolher é a localização. A dica é ficar em algum dos hotéis, pousadas ou albergues localizados na rodovia ou no centro da cidade, pois facilita a locomoção pela cidade.

Uma boa sugestão para quem quer poupar um pouco é acampar e aproveitar a estrutura do camping do Paraíso Perdido por valores que variam dos 40 a 60 reais por dia, dependendo da temporada.

Para quem é um pouco menos aventureiro e quer o conforto de uma cama mas, ainda assim, prefere algo econômico, o Casarão Hostel é ideal pois oferece cama em quarto compartilhado a partir de 80 reais por dia aproximadamente. Mas também tem quartos privados com valores acima de 180 reais.

No entanto, também é bastante interessante se hospedar perto da Ponte do Rio Turvo, de onde saem os passeios náuticos. A Pousada Fecho da Serra é bastante aconselhada nessa localização, especialmente para quem quer hospedar-se em um resort, com diárias de aproximadamente 500 reais, incluindo café-da-manhã e jantar.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com