O estado de São Paulo tem a sua famosa e grandiosa capital urbana e tem também a cidade de Brotas, conhecida como a capital da aventura. Também pode-se dizer que é o destino de quem quer fugir da loucura das cidades grandes, sentir umas boas doses de adrenalina ao praticar esportes radicais e relaxar num banho de cachoeira.
Para completar, Brotas é uma cidade com um clima de interior do tipo original: tudo muito calmo e charmoso, e os moradores de lá fazem qualquer visitante se sentir muito bem-vindo. Portanto, é o destino ideal de quem busca aventura, tranquilidade e uma energia boa de cidadezinha pequena.
Após saber que a cidade do interior paulista é desse jeitinho encantador, agora é hora de planejar a viagem e saber tudo o que fazer em Brotas. Já fica avisado que há muito o que conhecer, por isso um fim de semana por lá vai deixar qualquer turista com gostinho de “quero mais”.

Praticando rafting em Brotas
Praticando rafting em Brotas – Foto: Shutterstock

O que fazer em Brotas: aventuras na água

Como Brotas é a capital da aventura são os esportes radicais que, obviamente, estão no topo da lista. A modalidade mais procurada por lá é o Rafting, que acontece no rio Jacaré Pepira. Para quem não conhece o esporte e é aventureiro de primeira viagem, o rafting consiste basicamente em descer as corredeiras em equipe, dentro de um bote inflável sem motor e sempre utilizando equipamentos de segurança.
E se o Rafting tradicional não é suficiente, há outros tipos da modalidade. Por exemplo, tem o Rafting Noturno, que só são realizados nas noites de lua cheia. Tem também o Rafting de Elite, no qual se utiliza um bote menor para apenas 4 pessoas e, devido ao seu tamanho, as correntezas levam o bote muito mais rápido, fazendo este tipo de rafting proporcionar ainda mais adrenalina.
E existe também a opção mais radical de todas: o Duck Radical. Este é um caiaque inflável, que leva apenas duas pessoas. Um bote pequeno e menos pessoas significa ainda mais rapidez e muito mais adrenalina.
Outra atividade que pode ser feitas em Brotas é andar de quadriciclo passando por obstáculos terrenos para chegar até as cachoeiras. E também dá para passear pelas águas de Boia Cross. Há passeios radicais para todos os gostos.

Uma das tirolesas mais altas do Brasil se encontra em Brotas – Foto: Divulgação

As tirolesas e o arvorismo da capital da aventura

Quem gosta de altura vai adorar saber que em Brotas há grandes tirolesas para fazer. A mais famosa de todas é a tirolesa Voo do Tarzan, que tem 120 metros de altura e é uma das mais altas do Brasil. Outra muito conhecida é a tirolesa Voo do Superman, uma das mais extensas do Brasil, com 1.900 metros de descida.
Além das grandes tirolesas, o arvorismo do local também é muito famoso. Inclusive, foi em Brotas que foi criado o primeiro percurso de arvorismo e a cidade acabou se tornando um grande centro do esporte, com 6 circuitos de arvorismo! Por isso é uma das atividades mais praticadas por lá, competindo diretamente com o Rafting.
Para os iniciantes no assunto: arvorismo é se aventurar e ultrapassar vários obstáculos entre plataformas que foram montadas no topo de árvores. Ao subir em uma das plataformas, é hora superar o medo de altura (caso tenha) e de passar por trilhas onde a estrutura onde se coloca os pés é móvel e por isso exige muita concentração. Há também que passar por paredões de rapel ou há que descer por tirolesas para poder voltar ao solo.

A nascente Areia que Canta e sua água cristalina – Foto: Shutterstock

Relaxar nas cachoeiras e curtir o dia em Brotas

Pra quem prefere ficar com os pés no chão, Brotas tem uma grande quantidade de trilhas de curta duração para então chegar nas lindas cachoeiras. Para fazer isso, normalmente é necessário ir até algum dos eco parques da cidade, pagar o Day-use e então aproveitar toda a estrutura oferecida.
Um dos eco parques mais queridinhos é o Eco Parque Cassorova, que fica a 23 quilômetros do centro da cidade de Brotas. Sua infraestrutura conta com vestiários, duchas, banheiros, lanchonete e restaurante. E claro, tem piscinas, mirantes e também uma cachoeira fácil acesso que é a Cachoeira dos Quatis, uma das mais bonitas da cidade e possui uma piscina natural para se refrescar após a trilha.
Outra sugestão é ir na fazenda Areia que Canta, que tem um circuito muito legal, pois passa pela nascente Areia que Canta, uma lagoa de água cristalina com um fundo de areia bem branquinha, que esculpe pequenos grãos de quartzo no solo. Sem sombra de dúvidas é uma das paisagens naturais mais lindas de Brotas. E ali só é permitido entrar na água usando colete, sempre boiando pois é proibido pisar no fundo da lagoa.

Atividades culturais e outras dicas

Além de caminhar pelas ruas de Brotas e conhecer restaurantes e bares cheios de charmes, o visitante também pode contar com outras atividades turísticas para fazer no centro da cidade.
Por exemplo, vale a pena visitar a galeria de arte Anand Atelier, onde há uma exposição de peças de cerâmica com um processo de confecção diferente, a técnica do Raku, que consiste na queima do material numa temperatura de 1.000ºC e depois a peça é resfriada na água. A visita é ainda mais interessante se é feita em um dia de queima da cerâmica, assim é possível acompanhar toda a procedimento.
Quem vai para Brotas também pode visitar o Museu do Calhambeque, com um acervo de carros antigos e peças do cotidiano antigas. Ou visitar então o Centro Cultural de Brotas, a Casa da Cachaça ou até mesmo fazer um tour na fábrica da Brotas Beer, cerveja artesanal local.
Para finalizar, uma dica legal é planejar os passeios com uma certa antecedência e marcar as atividades com as agências antes, para conseguir descontos. Aliás, é importante ressaltar que todas as atividades de aventura precisam ser realizadas sob controle de uma agência certificada, com profissionais qualificados que vão garantir a segurança dos aventureiros a todo instante. Afinal, adrenalina boa é só aquela que está sempre acompanhada pela prudência.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com