Engana-se quem acha que Minas Gerais não tem mar. A cidade mineira de Capitólio é banhada pelo Lago de Furnas – um dos maiores lagos artificiais do mundo, com quase 1.500 quilômetros quadrados de água cor verde-esmeralda – que é conhecido como o “Mar de Minas”. Sem ondas, claro.

Além do Lago de Furnas, Capitólio tem uma grande quantidade de trilhas, grutas, cânions e cachoeiras. Por isso, Capitólio é um dos locais mais visitados por viajantes em busca de incríveis atividades na natureza e aventuras inesquecíveis.

Pois é, a lista de coisas para fazer em Capitólio é extensa e cada item tem sua peculiaridade e charme, mas abaixo estão as atividades imperdíveis para um fim de semana na cidade mineira, ideal para quem quer fugir da rotina e se conectar com a natureza.

O que fazer em Capitólio? Apesar de alguns dos passeios em Capitólio serem gratuitos, muitos outros não são. Isso porque várias partes da região estão em área de preservação ambiental e para ajudar a manter tudo lindo e, claro, conservado, pode ser cobrado uma taxa de entrada. Além dos passeios de lancha, catamarã ou 4×4 por exemplo, que tampouco são gratuitos.

Mirante dos Cânions
Mirante dos Cânions – Foto: Shutterstock

Os cânions do Lago de Furnas

O passeio pelos cânions é um dos mais procurados. Uma das opções é conhecer essa maravilha da natureza pelas águas. Isso é, fazendo passeio de lancha, catamarã ou barco, todos com saída da Ponte do Rio Turvo. O passeio de catamarã ou barco é o mais lento, com o preço de aproximadamente 50 reais por pessoa, e leva de 3 a 4 horas para concluir o passeio que inclui a Lagoa Azul e os cânions do Lago de Furnas. Já a lancha é a opção mais rápida, com duas horas de duração, mas é um pouco mais caro, ao redor de 70 reais por pessoa, pois além da Lagoa Azul e os cânions, também passa pela Cascatinha e pelo Vale dos Tucanos.

Já a opção gratuita – e que envolve menos água – é o Mirante dos Cânions. Não tem segredo, é um mirante localizado no alto dos cânions com uma das paisagens mais lindas de Capitólio e é parada obrigatória para uma foto (ou várias).

As trilhas e cachoeiras de Capitólio

Como já se sabe, o número de cachoeiras e trilhas em Capitólio é grande. Por exemplo, só no Paraíso Perdido, também uma das principais atrações da região, há 8 quedas de água e 18 piscinas naturais. Claro, para chegar em cada uma delas é necessário andar pelas trilhas desse paraíso. O valor de entrada para passar o dia aqui e conhecer cada canto seu é de 40 reais por pessoa.

A Trilha do Sol também tem trilhas e cachoeiras imperdíveis. As mais procuradas são a Cachoeira do Grito e o Poço Dourado, ambas ótimas para nadar e relaxar na água. A entrada para a Trilha do Sol custa 40 reais no verão, período de alta temporada, e 35 reais no resto do ano.

Outra dica é conhecer o Cascata Eco Parque, um complexo que também tem várias cachoeiras e trilhas e fica bem próximo do Mirante dos Cânions. A entrada para aproveitar todas as atrações naturais do local é de 30 reais por pessoa, e é bom saber que o lugar não é muito grande, portanto dá para conhecer bastante em pouco tempo e ainda fazer outros passeios no mesmo dia.

Bem perto do Mirante dos Cânions também está a Cascatinha, outra cachoeira bastante visitada. O acesso é gratuito e também é bem fácil de encontrar. Fica logo em frente ao Mirante, por tanto, é uma boa ideia dar um pulo e se refrescar nas águas cristalinas da Cachoeira Cascatinha após ver os cânions lá do alto. E quem busca outras opções de cachoeiras sem precisar mexer na carteira, a Cachoeira do Filó e a Cachoeira Fecho da Serra também são boas pedidas.

Capitólio - Pedreira Lagoa Azul
Pedreira Lagoa Azul – Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio

Onde comer em Capitólio?

Como é de se esperar, a iguaria de Capitólio são os peixes mas os cardápios dos restaurantes da região agradam todos os gostos. Um dos pontos mais conhecidos é o restaurante do Rio Turvo que fica, obviamente, próximo a ponte do Rio Turvo. A especialidade da casa é o peixe traíra desossada.

Quem quer provar um peixe diferente, como a tilápia recheada com queijo, o restaurante Chico Pintado, localizado no Condomínio Escarpas do Lago, é uma ótima opção.

E que tal terminar o dia apreciando um pôr do sol à beira do lago? Para isso é só ir no restaurante Kanto da Ilha, onde se pode disfrutar de uma vista linda enquanto se delicia uma isca de peixe e experimenta a cerveja artesanal do local, chamada Scarpas.

Onde hospedar-se?

Assim como as opções de passeios, as de hospedagem também são muitas, e para todos os bolsos. Sim, é possível encontrar resorts, grandes hotéis, lindas pousadas, hostels e, claro, camping. A maioria delas ficam na rodovia, ao redor dela ou nos próprios locais onde são feitos os passeios, como por exemplo no Paraíso Perdido, onde é possível fazer camping.

Um dos hóteis mais clássicos da região é o Escarpas do Lago, com uma linda vista para o Lago de Furnas. E outro local ótimo para hospedagem é a pousada do Rio Turvo, que é muito charmosa e além dos quartos tem opção para camping para os aventureiros também. Da mesma forma funciona a pousada Lagoa Azul. O bom destas duas pousadas é que ambas tem restaurante e lago, para aproveitar desde o momento que acordar e sem precisar se locomover muito.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com