O estado de Minas Gerais pode não ser agraciado por um mar mas, para compensar, em Capitólio há o Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo. Na cidade que fica a menos de 4 horas da capital mineira, há mais de 1.500 quilômetros quadrados de água cristalina de cor verde-esmeralda, que deixam a cidade mineira cheia de piscinas naturais, cachoeiras e poços de águas transparentes.

É por isso que a cidade de Capitólio é conhecida como a “Rainha dos Lagos” e também é o destino ideal quem busca se conectar com uma natureza de beleza que impressiona. Por falar nisso, uma das paisagens mais impressionantes do local são os canyons de Capitólio.

Mirante dos Cânions
Mirante dos Cânions – Foto: Shutterstock

Explorando os canyons

Para conhecer bem os canyons sugere-se fazer dois tipos de passeios. A primeira dica é apreciar a vista do Lago de Furnas, também chamado de “mar de Minas”, lá de cima, no Mirante dos Canyons. Este passeio é gratuito, o turista apenas deve pegar a rodovia MG-05, entrar em uma estrada entre o quilômetro 312 e 313 e seguir o caminho por quase trinta minutos. E então é só parar o veículo no estacionamento e fazer uma curta caminhada até o mirante. Nesse passeio recomenda-se fortemente levar câmera ou, claro, o celular, porque as fotos ficam incríveis.

Em cada caminho aberto por frestas dos imensos canyons de aproximadamente 20 metros de altura pode-se chegar à diversas cachoeiras e piscinas naturais. Por isso a outra dica é fazer um dos passeios náuticos oferecidos por diversas empresas, mas todas têm como ponto de saída a Ponte do Rio Turvo.

Passeios de lancha em Capitólio
Passeios de lancha em Capitólio – Foto: Shutterstco

As opções de passeios são os de lancha, barco ou catamarã. É importante saber que o passeio de lancha é o mais rápido, com duração de mais ou menos 2 horas, porém é o mais caro, ao redor de 70 reais por pessoa. E o passeio de barco ou catamarã é o mais lento, com quase 4 horas de duração, mas é o mais barato, normalmente sendo 50 reais por pessoa. Seja lá qual for o escolhido, o passeio pelas águas do Lago de Furnas é imperdível e há quem diga que é até obrigatório.

As cachoeiras mais visitadas de Capitólio

Um dos cartões-postais de Capitólio é a Lagoa Azul, que possui duas lindas quedas d’água e uma piscina natural de água cristalina de cor esverdeada. Aliás, todos os passeios náuticos fazem parada na Lagoa Azul, portanto, não tem como perder.

Outro passeio que está na lista dos mais preferidos dos turistas é o Paraíso Perdido. Este é um complexo com 8 cachoeiras, 3 ribeirões e 18 piscinas naturais, local ideal para passar o dia todo nadando, mergulhando, fazendo trilhas e se aventurando em tirolesas e até mesmo no rapel. Inclusive é possível até mesmo acampar lá, perfeito para quem quer aproveitar cada segundo do Paraíso (não tão) Perdido.

Capitólio - Pedreira Lagoa Azul
Pedreira Lagoa Azul – Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio

É também imperdível nadar na Cachoeira da Cascatinha, que tem várias quedas formando pequenos poços de água que parecem banheiras de hidromassagem. O bom desta cachoeira é que o acesso é bem simples e fica logo em frente ao Mirante dos Canyons.

E todo visitante deve colocar no seu roteiro a Diquadinha, uma cachoeira muito popular pois é formada por uma rocha que dá uma coloração alaranjada às águas, oferecendo um visual mais diferente das outras cachoeiras de Capitólio.

Dicas extras para visitar os Canyons Capitólio

Quem está planejando ir para Capitólio deve saber que a época mais indicada para ir é no verão e primavera, já que com a presença do sol faz as águas serem mais quentinhas e convidativas. Mas é importante frisar que no verão chove mais e muitas vezes fica mais difícil o acesso às cachoeiras. Por exemplo, o Paraíso Perdido até fecha nos dias de chuva forte. Por tanto, se quiser fugir da chuva e topa encarar águas um pouco mais frias, ir nos meses de maio a setembro é a melhor opção.

Se possível, vá de carro ou alugue um, pois em Capitólio não há transporte público para ir até os locais de passeios. Mas, se não der para ir de carro, não tem problema, há muitas empresas turísticas que pode contratar para fazer cada passeio.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com