Seja para quem está viajando sozinho, com amigos, com a família ou em casal, a Itália oferece uma grande variedade de opções turísticas, o que agrada à todos. Por tanto, não é à toa que este destino europeu é um dos mais procurados pelos brasileiros. A única coisa difícil é conseguir decidir quais cidades italianas visitar, já que as opções são tantas. Mas, para ajudar a planejar uma incrível viagem para Itália, separamos algumas dicas valiosas. 

Veneza, Itália – Foto: Shutterstock

Quando ir?

Saber que época do ano exatamente será a viagem para Itália é importantíssimo! Imagina ir para lá planejando ir para as praias, mas na verdade a viagem está programada durante o inverno europeu? Não dá, né…

A época mais lotada do ano é de junho a agosto, pois é verão e também é período de férias para os europeus. Vale deixar o alerta de que nessa época do ano, os preços aumentam bastante. Mas, se você deseja ir para a Itália no verão e gastar um pouco menos, a dica é ir em setembro, que o calorzinho ainda se faz presente, e você vai poder curtir as praias um pouco mais vazias. 

Durante o outono e inverno europeu, do finalzinho de setembro até março, é considerado baixa temporada. Por isso, há um pouco menos turistas e os preços estão mais atraentes. E essa época do ano é ideal para quem quer conhecer as cidades. Até dá para ir às praias, porque apenas ver as lindas praias italianas e conhecer as pequenas cidades litorâneas já vale a pena, mas nem pensar em tirar o casaco. Sem condições. 

Coliseu, Roma – Foto: Pexels

Como me locomover na Itália?

Essa é uma das coisas práticas da Itália. Nas cidades há metrôs, trens ou ônibus, e é bem fácil de utilizar, só se informar bem sobre cada cidade que irá visitar. Além do mais, quando se vai turistar, dá para planejar fazer uma boa parte do passeio à pé e ainda se vai apreciando a arquitetura e o charme de cada rua por onde passar. 

No litoral, no geral há trens que conectam uma praia da outra. Por isso é bem fácil se hospedar em uma cidade litorânea e conhecer várias outras ao longo da viagem. 

E para ir de uma cidade para outra, as opções trem e ônibus são ótimas, com certeza. Ambos têm valores acessíveis e se você der sorte consegue pegar ótimas promoções. E o trem tem outro ponto vantajoso que é a frequência: em um curto período de tempo há vários trens saindo para o destino que você deseja ir. Maravilhoso! 

Se não é do tipo que gosta de transporte público, tem os bons e velhos táxis. Ou então, é possível alugar carro ou moto por lá. Mas, é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é um documento que você deve tirar antes da sua viagem para Itália. Portanto, é obrigatório ter a carteira de motorista internacional ou então ter a carteira de motorista com tradução juramentada. 

Florença, Itália – Foto: Pexels

Definindo o roteiro

Então, já decidiu quando vai ser a viagem para Itália? E já escolheu se vai usar os trens e ônibus ou se vai alugar um carro ou moto? Pronto, agora o próximo passo é escolher as cidades que irá visitar e definir todo o roteiro. 

Ah, também é importante saber quantos dias irá ficar na Itália. Mas uma boa dica é saber que, no geral, para cidades grandes o ideal é ficar de 3 a 5 dias. E as cidades pequenas apenas 1 ou 2 dias é suficiente. 

As cidades turísticas como Milão, Roma, Florença e Veneza são boas para visitar em qualquer época do ano. Portanto, independente de quando vá, visitar uma dessas cidades com certeza é imperdível.

Em Roma, por exemplo, algum dos passeios mais incríveis são a visita ao Coliseu e ao Vaticano. E em Veneza o simples fato de caminhar pelas suas ruelas e canais, já é de tirar o fôlego. Mas vale saber que de novembro a janeiro pode chover muito, o que chega a inundar Veneza. Não é sempre que isso ocorre, por isso não é algo que se deva levar em conta para escolher a data de ida para Veneza. É realmente algo que não dá para prever, mas quando acontece, monta-se passarelas pela cidade para que ninguém fique ilhado nem nada do tipo. Boas soluções sempre existem.

E cidades menores, como Verona, Parma, Castelluccio, Bologna e Lucca também são opções cheias de charme. Algumas com muita história, outras com um clima mais romântico e outras com uma vibe medieval. Com certeza entre essas e outras tantas cidades pequenas italianas você irá encontrar aquela que mais te agrada.

Cinque Terre - Foto: Shutterstock
Cinque Terre – Foto: Shutterstock

E as praias?

Quantos dias ficar nas praias? Tem gente que não cansa nunca do clima litorâneo e quer conhecer o máximo de praias possíveis. Tem outros que ficam uns 3, 4 dias e já querem voltar para a cidade. Portanto, a quantidade de dias nas praias vai de cada um. 

Um dos destinos litorâneos mais visitados é a Costa Amalfitana. Por lá há vários vilarejos que merecem ser visitados, como Amalfi, Ravello e Positano. Além do mais, bem pertinho está a Ilha de Capri, outro destino incrível e imperdível!

Outro destino maravilhoso e que parece ter saído de um filme é Cinque Terre, na região da Ligúria. O local é formado por cinco terras, ou seja, cinco vilarejos: Riomaggiore, Manarola, Vernazza, Monterosso e Corniglia. Cada uma delas com algo diferente para ver, por isso vale a pena separar um dia para curtir cada uma delas.

E, para finalizar, também há outra região que está cada vez mais sendo visitada, que é Puglia. Por lá há várias pequenas cidades charmosas e, claro, lindas praias. As praias que são consideradas paradisíacas são Punta Porsciutto, Pescoluse e Porto Badisco.

Pacote para Itália Instaviagem

O Instaviagem oferece pacotes de viagem para a Itália 100% personalizados. Isto é, tudo é planejado de acordo com as suas preferências. Um especialista em viagem analisa seu perfil e encontra as melhores cidades para a sua viagem para Itália! 

Além do mais, você recebe um roteiro personalizado, também de acordo com o seu perfil. Toda a sua viagem será planejada, com diversas opções de passeios, atividades e restaurantes de acordo com o seu gosto. O pacote de viagem do Instaviagem é sinônimo de zero estresse. É só fazer as malas e curtir a sua viagem do melhor jeito possível!

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com