No interior paulista, apenas a 250 quilômetros da grande São Paulo, está a capital do turismo de aventura: Brotas. Esse é um dos melhores destinos para quem adora esportes radicais e também quer ficar em contato com a natureza. Aliás, há muitas atividades para se fazer nas piscinas naturais e cachoeiras em Brotas e aos seus redores, mas quem curte só tomar um banho e relaxar nas águas, também vai ficar feliz em conhecer a cidade.

As cachoeiras em Brotas

Existem muitas cachoeiras lindas em Brotas, algumas delas de acesso gratuito e muitas outras ficam em eco parques, por isso, é necessário pagar para entrar. Confira a lista das melhores cachoeiras na capital da aventura:

Cachoeira Cassorova - Foto: Divulgação Ecoparque Cassorova
Cachoeira Cassorova – Foto: Divulgação Ecoparque Cassorova
  • Cachoeira Cassorova

No Ecoparque Cassorova está a Cachoeira Cassorova, considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Brotas. Ela tem uma queda d’água de 60 metros de altura e para chegar até essa cachoeira é bem fácil: é só caminhar por uma curta trilha de 200 metros. É de nível fácil de esforço, então não há porque se preocupar!

Para quem quer sentir um pouco de adrenalina, é possível fazer canionismo, o rapel nas cachoeiras. Já quem só quer se refrescar, na base da cachoeira há uma piscina natural onde é permitido o banho.

Por lá também há um mirante, o Deck do Moinho, onde dá para apreciar uma linda paisagem da cachoeira e tirar várias fotos.

Cachoeira dos Quatis - Foto: Divulgação Ecoparque Cassorova
Cachoeira dos Quatis – Foto: Divulgação Ecoparque Cassorova
  • Cachoeira dos Quatis

Também localizada no Ecoparque Cassorova, a Cachoeira dos Quatis é um dos mais visitados e um dos mais populares passeios em Brotas. Tem 46 metros de queda d’água e, para chegar até ela é um pouquinho mais longa, levando aproximadamente 30 minutos. Mas também é de nível fácil, por tanto não requer experiência em trilhas.

O preço de entrada no Ecoparque Cassorova é de 70 reais por pessoa, podendo usufruir da estrutura do local das 09h até 17h. Crianças até 5 anos não pagam, e de 6 à 10 anos pagam meia-entrada (35 reais). Nestes valores não estão inclusos algumas outras atividades, como o canionismo. Neste caso, quem quer fazer o esporte radical deve pagar 195 reais, sendo que nesse preço já está incluso a sua entrada no parque.

Cachoeira Saltão - Divulgação: Cachoeira Saltão
Cachoeira Saltão – Divulgação: Cachoeira Saltão
  • Cachoeira Saltão

A Cachoeira Saltão é muito popular pois é uma das cachoeiras mais altas do estado de São Paulo, com 75 metros de altura de queda d’água. Um banho de cachoeira aqui renova as energias e faz qualquer um ficar deslumbrado com o tamanho da queda d’água.

O valor de entrada para o parque Cachoeira Saltão é de 25 reais, e também se tem acesso a outras duas lindas cachoeiras: a Cachoeira Monjolinho e a Cachoeira Ferradura.

Cachoeira Santo Antônio - Divulgação: Recanto das Cachoeiras
Cachoeira Santo Antônio – Divulgação: Recanto das Cachoeiras
  • Cachoeira Santo Antônio

No complexo do Recanto das Cachoeiras está a Cachoeira Santo Antônio, com uma queda de 20 metros de altura. É alimentada por águas límpidas e tem uma piscina natural ótima para banhos também!

Cachoeira Roseira – Divulgação: Recanto das Cachoeiras
  • Cachoeira Roseira

Também localizada no Recanto das Cachoeiras, a Cachoeira Roseira tem uma queda d’água de 55 metros. Ela é formada entre os córregos Tijuco Preto e Roseira e também é ideal para banhos refrescantes e, claro, para tirar muitas fotos.

O valor do day-use do Recanto das Cachoeiras é de 70 reais por pessoa, que inclui o uso da estrutura de lazer do local, como piscina e áreas de descanso, além de poder fazer trilhas, ir aos mirantes e nadar nas cachoeiras. Outras atividades como tirolesa, arvorismo ou andar de quadriciclo tem valores extras.

Cachoeira Escorregador - Foto: Divulgação Cachoeira Escorregador
Cachoeira Escorregador – Foto: Divulgação Cachoeira Escorregador
  • Cachoeira Escorregador

Como o nome já indica, a Cachoeira Escorregador permite um banho divertido e com uma dose de adrenalina nas suas pedras escorregadias. Vale alertar que é preciso ter muito cuidado!

Na verdade são duas cachoeiras, uma com 30 metros de extensão e uma piscina natural, sendo esta a que é possível fazer a descida ou simplesmente ficar sentado nas suas pedras e apreciar a natureza. A outra tem 7 metros de queda d’água e também tem uma piscina natural onde é possível banhar-se.

O valor para visitação é de 30 reais por pessoa. Além do banho de cachoeira também é possível fazer trilhas, tirolesa, descida de boia e muito mais.

  • Parque dos Saltos

O parque dos Saltos é um dos locais gratuitos para visitação em Brotas. Com o desnível geográfico, foi construída ali uma represa para produzir energia elétrica, formando uma cachoeira com 3 quedas d’água. Claro, são cachoeiras para observação e o local é ideal para passear e ficar apreciando a natura. Mas, as águas das cachoeiras correm para o rio Jacaré Pepira onde é possível nadar.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com