Brotas é conhecida como a capital do turismo de aventura e é por isso que a lista: o que fazer em Brotas é bem extensa. Os passeios em Brotas vão desde os mais radicais, como rafting, rapel e tirolesas bem altas, até os mais calmos como banhos em cachoeiras e piscinas naturais.

Praticando rafting em Brotas
Praticando rafting em Brotas – Foto: Shutterstock

Rafting: a atividade mais procurada em Brotas

Por Brotas passa o Rio Jacaré Pepira, também conhecido simplesmente por Rio Jacaré, que é um dos melhores rios do Brasil para a prática de rafting e por isso é uma das atividades de aventura mais procuradas em Brotas.

Para quem não conhece o esporte, o rafting consiste na descida do rio em um bote inflável que pode ter capacidade até 7 pessoas, além de um condutor especialista no esporte que irá garantir a segurança dos aventureiros durante todo o passeio.

Existem vários circuitos de rafting em Brotas. No Alto Jacaré, por exemplo, o turista pode fazer o Mini Rafting, que tem pequenas quedas e é mais calmo. Já no Baixo Jacaré pode-se fazer o Rafting, com quedas maiores e uma correnteza mais intensa para os aventureiros de plantão.

Também há outras atividades de aventura na água que podem ser feitas em Brotas, como o caiaque e o boia cross, que são passeios mais individuais pois cada um tem seu caiaque ou boia para descer o rio, mas não necessariamente se faz sozinho, pois pode ter seus amigos e família por perto fazendo o mesmo passeio.

Canionismo em Brotas
Canionismo em Brotas – Foto: Divulgação

As atividades no Ar e Terra em Brotas

Pra quem não curte muito passeios na água ou quer dar uma pausa nas atividades aquáticas, Brotas tem várias atividades alternativas que são tão emocionantes quanto os passeios já citados.

Para começar há a atividade básica dos aventureiros: o Trekking, ou melhor, as trilhas. Há vários percursos de caminhada nas trilhas naturais de Brotas para chegar até cachoeiras e rios, e é por isso que é uma atividade que é feita por praticamente todos os aventureiros que visitam Brotas.

Também há opção de fazer Canionismo, também conhecido como rapel. Ele envolve um pouco – ou muito – de água pois consiste na descida de cachoeiras e cânions usando as técnicas de rapel. É uma atividade que requer bastante atenção e habilidade para caminhar pelas pedras do rio, já que é bastante liso e irregular.

O Arvorismo também é bastante praticado em Brotas. Como o nome já indica, essa atividade tem como objetivo se aventurar no alto das árvores usando equipamentos como o de rapel para passar por diversos obstáculos. O nível de dificuldade por variar conforme o tipo de percurso. Inclusive, há até Arvorismo Infantil para as crianças a partir de 4 anos.

Para completar as atividades de aventura estão as imperdíveis Tirolesas. Porque imperdível? Pois em Brotas há tirolesas de grande dimensões, como por exemplo a Voo do Tarzan, que com seus 120 metros de altura é uma das mais altas do Brasil. Outro exemplo é a tirolesa com 1900 metros de extensão Voo do Superman, uma das extensas do Brasil!

A nascente Areia que Canta e sua água cristalina – Foto: Shutterstock

As cachoeiras e os parques de ecoturismo de Brotas

Já ficou cansado com as atividades de aventura e quer dar uma descansada? Também é possível em Brotas! Há várias cachoeiras e piscinas naturais para banhar-se e simplesmente relaxar.

Uma das cachoeiras mais conhecidas é a Cachoeira do Saltão, devido aos seus 75 metros de altura de queda d’água. Tomar um banho nessa cachoeira renova as energias e, claro, deixa qualquer um impressionado com a beleza da natureza local.

Também há a Cachoeira Cassorova, com uma queda d’água de 60 metros de altura e uma piscina natural na base da cachoeira perfeita para um banho refrescante. Para chegar até esta cachoeira é necessário caminhar por uma trilha, mas é bem curta, apenas 200 metros, e segura.

Brotas tem várias cachoeiras tão lindas quanto as citadas, além do mais tem uma nascente também imperdível, a nascente Areia que Canta, que forma uma linda piscina natural de água cristalina, com um fundo de areia bem branca e fina que é feito de grãos de quartzo arredondados. Essa areia quando friccionada produz um som como o de cuíca, por isso a nascente leva o nome de Areia que Canta.

É legal saber que a maior parte dos passeios, tanto de aventura com os passeios de cachoeira e piscinas, não são gratuitos. Inclusive, muitos deles estão dentro de Parques de Ecoturismo ou Hotel Fazenda que cobrar um valor por passeio ou por day-use. Mas é isso que faz a natureza do local ser preservada e também faz todos os passeios serem seguros para os visitantes. Por tanto, cada centavo vale a pena para aproveitar da incrível natureza da Brotas bem tranquilo e com segurança.

Quer fazer uma instaviagem para Brotas: Pacote de viagem para Brotas

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com