Com mais de cem praias, a Ilha Grande, em Angra dos Reis, é um dos destinos mais lindos do Sudeste do Brasil. Não somente pelas águas cristalinas do seu mar, mas também pela rica vida marinha, pelas trilhas que levam até as cachoeiras e também pela pequena vila da ilha cheia de charme.

Para chegar até a Ilha Grande só é possível através de barco, e por lá não é permitido a circulação de carros ou motos. Mais rústico que isso, impossível, não é? Essa é uma das razões pela qual a ilha é tão especial, com clima de vila de pescadores e com uma natureza linda e muito bem preservada e, como consequência, os passeios em Ilha Grande são imperdíveis!

Lagoa Azul
Alguns dos passeios de lancha ou escuna fazem parada na Lagoa Azul – Foto: Shutterstock

Passeios em Ilha Grande: por onde começar?

A primeira dica para quem chega na Ilha é fazer um dos passeios náuticos. Há diversos roteiros, com variados preços, que podem ser feitos de lancha ou escuna. É um passeio altamente recomendado porque dá para conhecer várias praias e pontos turísticos em um só dia e também, com esse passeio, dá para saber mais sobre a Ilha e como se locomover por lá.

As opções de roteiros dos passeios de lancha são maiores, pois a lancha se desloca mais rapidamente e, por tanto, é possível até mesmo dar uma volta inteira na ilha em 8 horas aproximadamente. Esse tipo de passeio é chamado de “Volta à Ilha” e faz paradas na praia de Caxadaço, Dois Rios, Parnaioca, Aventureiro, Praia dos Meros e Japariz.

Também existe a opção de “Meia Volta à Ilha”, que dura aproximadamente 6 horas e para na Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Praia do Amor, Praia da Feiticeira e Maguariquessaba.

Além disso, há outras opções de roteiros para os passeios de lancha, inclusive com duração ou percurso menor. Basta entrar em contato com alguma agência turística da Ilha para saber mais e escolher aquela que faz paradas que mais parecem interessantes ao seu ponto de vista.

Claro, também há o passeio de escuna, que costuma ser o mais barato, pois são grandes embarcações que comportam mais pessoas. Porém, eles tem menos opções de roteiros, já que a velocidade de deslocamento da escuna é menor e, por tanto, fazer uma volta completa na Ilha já fica bem mais difícil de ser feita em poucas horas. Uma das rotas oferecidas pelas agências que organizam o passeio de escuna faz paradas na Lagoa Azul, Freguesia e no Japariz.

Aliás, é importante saber que a maioria dos passeios náuticos tem como ponto de saída a Vila Abraão e geralmente os passeios se iniciam pela parte da manhã, entre 9h e 12h. O horário de retorno depende do tempo de duração de cada passeio.

Praia Lopes Mendes
A trilha que vai até a praia Lopes Mendes é uma das mais populares – Foto: Shutterstock

Caminhando pela Ilha Grande

Para quem gosta de se mexer mais e tem um perfil mais aventureiro, vai curtir saber que há muitas trilhas em meio à Mata Atlântica ou nas margens do mar para se fazer na Ilha Grande.

A grande maioria das trilhas são simples, com um terreno fácil de se caminhar, por isso, basta ter disposição e, se não for um amante nato de trilhas, basta pensar que no final tem sempre uma praia, uma cachoeira ou uma vista incrível para recompensar todo o esforço.

Uma das trilhas mais populares é o Circuito Abraão – Pouso (T10), um percurso de aproximadamente 6 quilômetros, com duração total de 3 horas mais ou menos. É uma trilha muito visitada porque conecta a Vila do Abraão à uma das praias mais belas da Ilha, a praia de Lopes Mendes. Além do mais, passa por outras praias de águas calmas que vale a pena visitar, como a praia da Julia e praia do Abraãozinho.

Outra opção de trilha leve é o Circuito Aqueduto – Saco do Céu (T02), que também tem um tempo médio de duração de 3 horas. Este é um percurso que liga o Aqueduto até a baía Saco do Céu. O legal deste circuito é que, fazendo pequenos desvios, dá para ir até algumas praias, até o Manguezal e até a Cachoeira da Feiticeira. É um só circuito com várias opções de paradas para apreciar distintas formas da natureza.

Já quem gosta de mais emoções, a dica é procurar pelas trilhas com nível de dificuldade maior, com mais obstáculos e que requer um pouco mais de habilidade. Nesse caso, a trilha do Pico do Papagaio (T13) é das mais indicadas, pois o percurso todo se passa por mata fechada e é bem íngreme, durando aproximadamente 7 horas! Mas, chegando no topo lá no Pico do Papagaio, dá para apreciar uma paisagem de cair o queixo!

Cachoeira da Feiticeira
O percurso feito até a Cachoeira da Feiticeira também é muito procurado pelos aventureiros na Ilha Grande – Foto: Reprodução

Andar de bicicleta pela Ilha Grande

Quem curte andar de bike já pode ficar feliz porque é bem comum a prática na ilha. Inclusive, é possível alugar bicicleta por lá, assim não há razões para se preocupar em levar a sua bike pra lá. A não ser que prefira andar de mountain bike, pois as que são oferecidas para aluguel na Ilha normalmente são as bicicletas comuns.

Na maioria das trilhas de caminhada é possível fazer passeio de bicicleta também. Só é preciso tomar cuidado nas trilhas com maiores obstáculos e, consequentemente, de dificuldade maior. Nesse caso, é melhor se informar e saber se é seguro e permitido andar de bicicleta.

Parte do Circuito Aqueduto – Saco do Céu (T02), por exemplo, é possível fazer de bike também. E também há passeios que podem ser feitos na praia de Lopes Mendes, por toda a extensão da praia até o seu lado leste.

Além do mais, há também outras opções do que fazer na Ilha Grande, como mergulho e surfe. Acredite, a lista de atividades por lá é grande e a cada dia que se passa na Ilha a vontade de voltar para casa vai ser cada vez menor!

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com