Apesar de associar instantâneamente Campos do Jordão com frio e fondue, há muito mais o que fazer por lá do que parece. Desde andar de bondinho até fazer trilhas, existem tantos tipos de passeios em Campos do Jordão que qualquer um vai adorar conhecer esse destino.

Campos do Jordão - Foto: Shutterstock
Campos do Jordão – Foto: Shutterstock

Passear de bondinho ou trem

Um dos passeios mais procurados é o passeio de bondinho. A Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ) oferece diversos itinerários para esse tipo de passeio. Tem o Bonde Turístico, que vai da Estação Emílio Ribas até o portal da cidade, onde dá para tirar a clássica foto da entrada de Campos do Jordão.

Outros passeios em Campos do Jordão é o Bonde Turístico Urbano, que sai da Estação Emílio Ribas e vai até a Estação Vila Abernéssia. Aliás, em alguns dias da semana é possível fazer esse mesmo percurso de Maria Fumaça.

Estes dois tipos de passeio tem um valor médio de 15 reais por pessoa (ida e volta). Mas há outra opção de passeio um tanto quanto mais cara: o Trem do Mirante. Este, que custa 58 reais por pessoa, também para ir e voltar, tem um trajeto mais longo. O Trem do Mirante sai da Estação Emílio Ribas e vai até a cidade de Santo Antônio do Pinhal.

É um passeio que demora muito mais, cerca de 4 horas no total, mas com uma parada de 30 minutos em Santo Antônio do Pinhal. E o mais interessante é que o trem passa pelo ponto ferroviário mais alto do Brasil, o chamado Alto do Lajeado, com 1.743 metros de altitude. Paisagens incríveis são garantidas!

Teleférico é o passeio em Campos do Jordão que não pode faltar!!

Quem gosta de altura vai gostar de fazer o passeio de teleférico, o primeiro teleférico a ser instalado no Brasil! Foi na década de 70 que ele chegou no Brasil e até hoje é um passeio muito popular em Campos do Jordão.

O valor do passeio é de 16 reais por pessoa, para subir e descer. A saída fica no bairro Capivari, o bairro mais agitado da cidade, e num percurso de 550 metros as cadeirinhas do teleférico chegam até a parte de cima do Morro do Elefante.

Conhecer o Morro do Elefante

Uma maneira de ter uma vista panorâmica da cidade é ir até o Morro do Elefante. Para chegar até lá só de teleférico, como citado anteriormente, ou de carro.

O local leva o nome de Morro do Elefante pois seu contorno lembra a tromba de um elefante. E é um dos pontos turísticos mais visitados por causa das paisagens apaixonantes que seus 1.800 metros de altitude proporcionam.

Quem viaja com crianças vai gostar de saber que no topo do Morro do Elefante há o Parque dos Elefantes. Lá há esculturas, réplicas e fotos de elefantes, tudo bem sinalizado e com placas explicando sobre cada espécie de elefante.

 

Fazer trilha

Para os aventureiros há natureza suficiente ao redor de Campos do Jordão para fazer trilhas e respirar ar fresco. Uma das opções é ir até a Pedra do Baú que na verdade fica no Município de São Bento do Sapucaí, o que dá mais ou menos 1 hora carro.

Pedra do Baú - Foto: Shutterstock
Pedra do Baú – Foto: Shutterstock

A Pedra do Baú tem aproximadamente 1.900 metros de altitude, proporcionando uma vista linda lá de cima. Porém, a trilha é para quem é aventureiro e tem mais experiência e disposição. No total, o percurso de ida e volta leva em média 6 horas! Porque tanto tempo? Porque, uma parte é simplesmente caminhar pela mata. O difícil mesmo é quando chega até a escadaria de ferro, que são grampos cravados nas pedras da Pedra do Baú.

São 600 degraus na parte norte da pedra e mais 600 degraus do outro lado. E a escadaria chega a uma inclinação de 90 graus. Por isso é necessário fazer esta trilha com equipamentos de segurança e, claro, acompanhado por algum instrutor capacitado.

Outros passeios em Campos do JordãoMas quem não tem de coragem de subir até lá no alto, há outras opções de trilhas tão boas quanto a Pedra do Baú. Uma das alternativas é fazer a trilha do Bauzinho que, como pode-se imaginar, fica ao lado da Pedra do Baú. A trilha é íngreme, mas é uma caminhada de apenas 15 minutos mais ou menos. E o mais legal é que dali dá para ver a Pedra do Baú bem perto. A vista é incrível!

Conhecer um palácio e jardins

Em Campos do Jordão está o Palácio Boa Vista, um palácio com uma arquitetura de estilo medieval construído em 1964. Ele foi feito para servir de residência de inverno do governador de São Paulo, porém hoje ele é um museu.

A entrada para o museu é gratuita, podendo ver obras de grandes artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Também há a opção de fazer a visita guiada, porém esta custa 5 reais por pessoa.

Outra opção de passeio diferente em Campos do Jordão é conhecer o Parque Amantikir. Este é um projeto de paisagismo com mais de 700 espécies de plantas com origem de várias partes do mundo, todas harmonicamente colocadas em 60 mil metros quadrados. São 26 diferentes jardins para conhecer, se apaixonar e aproveitar um lindo dia em meio à natureza.

A gastronomia de Campos do Jordão é imperdível! – Foto: Divulgação/Ludwig Restaurant

Passear pelo bairro Capivari e apreciar a gastronomia

E, claro, não tem como ir até Campos do Jordão e não conhecer o bairro mais agitado do destino: Capivari. Andar pelas ruas charmosas, admirar a arquitetura com influências alemãs e suíças, entrar nos restaurantes e nas lojas são todas atividades obrigatórias.

A melhor dica é terminar o dia por lá, passeando, conhecendo o comércio e os hábitos locais. E, claro, experimentando as cervejas da famosa cervejaria Baden Baden e provando alguma das mil comidas deliciosas servidas em Campos do Jordão.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com