Minas Gerais tem cidade grande, tem cidades históricas, tem até o “mar de Minas” e, claro, tem também montanhas. Uma das cidades charmosas localizada nas montanhas mais visitadas em Minas Gerais é Monte Verde. E, apesar de ser uma pequena cidade, há muito o que fazer em Monte Verde e agrada desde casais, famílias até viajantes solos.

Conhecer o centro de Monte Verde 

Como já se pode imaginar, a cidade de Monte Verde é cheia de charme, e isso se dá devido à sua arquitetura que se assemelha ao de alguns países europeus, como a Suíça. Além disso, Monte Verde também chega bem perto das temperaturas baixas europeias e, por isso, é um destino muito procurado no inverno.

Uma das primeiras atividades para quem chega à Monte Verde é passear pelo centro da cidade, conhecer e se encantar com as pequenas ruas e à arquitetura diferente e elegante.

Além de caminhar por lá, outra dica é conhecer as galerias e, porque não, fazer umas comprinhas também. Em Monte Verde há várias galerias com vários tipos de comércios, como por exemplo, loja de produtos artesanais, de produtos europeus, de queijos ou de roupas de frio, além de restaurantes e bares. As mais populares são a Galeria Suíça, a Galeria Germânica e o Shopping Center Celeiro.

Casal nas montanhas
Parque Ecológico Verner Griberg, em Monte Verde – Foto: Shutterstock

Fazer trilhas

Se há montanhas com certeza há muitas trilhas para fazer, não é mesmo? É no Parque Ecológico Verner Griberg que ficam as principais trilhas de Monte Verde, que são: Pedra Partida, Pedra Redonda, Pico do Selado, Chapéu do Bispo e Platô.

A mais famosa é a trilha da Pedra Redonda que, com um nível fácil de caminhada, seu percurso completo (ida e volta) leva aproximadamente 1h30. Apesar de não exigir experiência em trilhas, o caminho é bem irregular e, por isso, é necessário estar sempre em alerta e tomar cuidado, além de evitar fazer esta trilha em dia chuvoso. Mas, tomo esforço é recompensado ao chegar no topo da trilha, onde dá para ver as montanhas de Minas Gerais e também os vales de São Paulo. Isso mesmo, é possível apreciar a natureza de dois Estados ao mesmo tempo.

A trilha da Pedra Partida também é muito popular. E, como ela começa no meio do caminho da Pedra Redonda, a recomendação é iniciar a trilha da Pedra Redonda e então seguir para a Pedra Partida. Se tiver energia e fôlego, o ideal mesmo é fazer as duas trilhas no mesmo dia. Mas, é importante saber que a trilha da Pedra Partida tem um nível moderado, pois tem um terreno mais irregular e íngreme, e requer muito mais esforço e cuidado. O tempo de duração deste trilha é de 3 horas, ida e volta.

Já as trilhas Pico Selado, Chapéu do Bispo e Platô ficam do outro lado do Parque Verner Griberg, e tem paisagens tão bonitas quanto às das trilhas da Pedra Redonda e da Pedra Partida. A trilha do Pico Selado é a única que tem um nível difícil, por isso, é recomendada somente para quem tem experiência em trilhas.

A entrada do Parque Verner Griberg é gratuita e as trilhas podem ser feitas sem guía pois são bem sinalizadas.

Tirolesa em Monte Verde
Tirolesa em Monte Verde – Foto: Shutterstock

Atividades de ecoturismo

Além das trilhas, também há diversas atividades na natureza para se fazer em Monte Verde. O local que é o centro do ecoturismo da cidade é a Fazenda Radical, localizada a aproximadamente 5 quilômetros da entrada da cidade. Lá é possível fazer tirolesa, passeio de quadriciclo, arvorismo, rapel, até mesmo praticar arco e flecha e muito mais.

Na Fazenda Radical há duas tirolesas, uma de 450 metros de extensão e outra de 475 metros. E, além da adrenalina, o mais incrível é a paisagem que se tem durante a descida de tirolesa: uma travessia em um vale de eucaliptos, numa altura de aproximadamente 70 metros e com uma vista de 360 graus do local. Vale muito a pena!

Quanto ao passeio de quadriciclo, são 13 quilômetros de trilha que pode ser percorrido no veículo, e é um percurso cheio de adrenalina também. O legal é que não é necessário experiência nem habilitação para usar o quadriciclo. Apenas é necessário prestar bastante atenção nas instruções do guia antes de começar o passeio e pronto. Aliás, apesar de cada um ter seu quadriciclo, o guia sempre acompanha os turistas durante o percurso por uma questão de segurança.

Cervejaria em Monte Verde
Cervejaria Fritz em Monte Verde – Foto: Shutterstock

Aproveitar a gastronomia e degustar a cerveja local

Quando se fala em Minas Gerais uma das primeiras coisas que vem à mente é a deliciosa comida mineira. Em Monte Verde não poderia ser diferente! Há muitos restaurantes incríveis na cidade, mas a maioria está concentrada na avenida principal, a Avenida Monte Verde.

Mas não só de comida mineira se vive em Monte Verde. Também há outros tipos de gastronomia, como a italiana e alemã. E qual é o prato mais procurado na cidade pelos turistas? Claro que o fondue! Prato adorado principalmente por casais que vão para lá em busca de uma viagem romântica.

Para quem gosta de cerveja, vai gostar de saber que há locais para se apreciar cervejas artesanais e importadas em Monte Verde. Na Galeria Suíça, por exemplo, está o Arsenal da Cerveja, onde há inúmeros tipos de cervejas para degustar. Mas o passeio imperdível mesmo é na Fritz Cervejaria Artesanal. Lá pode-se fazer um tour para conhecer como são feitas as cervejas na Fritz, que desde 1993 produz diversas cervejas artesanais de receitas alemãs.

Chocolateria Gressoney em Monte Verde
Chocolateria Gressoney em Monte Verde – Foto: Shutterstock

 

Provar os chocolates da região

E depois de toda comida e cervejas, nada melhor que um docinho. Em Monte Verde há várias lojas com produção própria de chocolate. Há dois locais que são altamente indicados: a Chocolateria Montanhês e a Gressoney. Aliás, a Gressoney é a mais antiga chocolateria de Monte Verde e foi fundada por uma família imigrante da Europa. Lá é possível ver, através de um vidro, como os chocolates são feitos. Mas, a dica principal mesmo é provar a “prímula”, receita deliciosa feita com duas bolachas recheadas com doce de leite e cobertas por chocolate.

Monte Verde fica a 160 quilômetros de São Paulo e a uma distância de 480 quilômetros de Belo Horizonte. Aliás, Monte Verde é distrito do município de Camanducaia e fica na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com