Destino brasileiro muito famoso e visitado durante o inverno, com ruas e arquitetura cheias de charme, com clima de cidade de interior e ao mesmo tempo com muita coisa para se fazer. Estamos falando de Campos do Jordão, localizada a 180 quilômetros da capital paulista e pertinho da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

É um tanto quanto natural a mente associar instantaneamente Campos do Jordão com uma viagem romântica. Mas, engana-se quem pensa assim. É só fazer um pouco mais de pesquisa para notar que Campos do Jordão oferece diversos tipos de atividades e agradam todo tipo de viajante. E viajar para Campos do Jordão pode ser tão incrível no inverno quanto nas outras épocas do ano. Já passou da hora de deixar de colocar essa cidade em uma caixinha e passar a ver que há muito o que fazer em Campos do Jordão além dos jantares e momentos românticos!

Campos do Jordão
O bairro Capivari tem uma arquitetura com influência alemã e suíça – Foto: Shutterstock

Passear pelo bairro Capivari

Ao chegar numa nova cidade, é sempre bom começar a viagem conhecendo o centro da cidade ou a sua zona mais movimentada. E Campos do Jordão não é diferente, já que tem ruas lindas para serem exploradas.

A sua arquitetura com influência alemã e suíça é encantadora, e a quantidade de lojas, restaurantes e café faz com que o bairro Capivari seja um local bastante agitado, especialmente à noite. Aliás, é neste bairro que fica a famosa cervejaria Baden Baden. A sua visita é obrigatória para qualquer um que adora cerveja e um bom barzinho.

O único lado negativo é que, por ser muito mais movimentado, os preços ficam mais caros. Fica então o alerta para ir sempre com o bolso preparado.

Passear de bondinho e de teleférico

Uma das opções de passeios em Campos do Jordão é o Bonde Turístico. Este percorre a parte urbana da cidade, o que é uma boa opção para quem quer conhecer Campos do Jordão sem gastar energia – porém gasta dinheiro, não é mesmo? O valor do ingresso é de 15 reais por pessoa (ida e volta).

O bondinho sai da estação Emílio Ribas, que fica no bairro Capivari mesmo e faz um percurso de aproximadamente 20 minutos até o portal da cidade, onde dá para tirar a clássica foto de Campos do Jordão.

Para quem gosta das paisagens vistas lá do alto, a opção de passeio é o teleférico de Campos do Jordão, o primeiro teleférico implantado no Brasil. Foi na década de 70 que ele foi instalado, também no bairro Capivari, com um percurso de 550 metros que leva até o Morro do Elefante.

É lá que dá para ter uma vista panorâmica incrível da cidade e tirar várias fotos lindas, além de poder visitar o Parque dos Elefantes.

O valor do ingresso do teleférico é de 16 reais, para ir e voltar.

Uma dica extra para quem está com tempo e sorte: em alguns dias da semana dá para fazer o passeio no Trem do Mirante. É um trem que sai da estação Emílio Ribas e vai até a cidade Santo Antônio do Pinhal, passando por lindas paisagens, além de passar pelo ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1.743 metros de altitude! O passeio custa 58 reais por pessoa (ida e volta) e demora cerca de 4h no total.

Pedra do Baú - Foto: Shutterstock
Pedra do Baú – Foto: Shutterstock

Fazer trilha e apreciar a natureza

Trilha e ficar em contato com a natureza são coisas que todo viajante aventureiro adora e em Campos do Jordão há algumas boas opções para isso. Pertinho do bairro Capivari, apenas a 15 quilômetros, está a trilha para o Pico Itapeva, que na verdade, apesar de ser perto, pertence ao município de Pindamonhangaba. De lá dá para ver algumas cidades do Vale do Paraíba, além de claro, ter uma vista linda da natureza, já que o Pico Itapeva está a 2.030 metros de altitude.

Outra opção é ir até a Pedra do Baú, que fica no município de São Bento do Sapucaí. Este fica um pouco mais longe, levando mais ou menos 1 hora de carro para chegar lá. Na Pedra do Baú, a 1.850 metros de altitude, é possível apreciar as paisagens da Serra da Mantiqueira

Já uma alternativa diferente que não envolve trilha exatamente mas, ainda assim, é uma maneira entrar em contato com a natureza, é conhecer o Parque Amantikir. O Amantikir é um projeto de paisagismo que reúne em 60 mil metros quadrados aproximadamente 700 espécies de plantas de várias partes do mundo. Tudo isso dividido em 26 diferentes jardins, cada um deles com sua peculiaridade e beleza.

Visitar palácios

Um dos pontos turísticos imperdíveis de Campos do Jordão é o Palácio Boa Vista. Ele foi construído em 1964 com uma arquitetura de inspiração medieval, com o propósito de ser residência de inverno do governador, mas hoje o palácio é um museu aberto ao público.

Nos seus 3 mil metros quadrados, o Palácio Boa Vista tem obras de grandes artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari e Di Cavalcanti. A entrada é gratuita mas é também possível fazer uma visita guiada que custa 5 reais por pessoa.

Outro local que vale a visita, neste caso para apreciar a vista e a arquitetura, é o Hotel Home Green Home. O hotel fica no meio das montanhas da cidade e tem uma arquitetura que lembra palácios europeus, portanto, dá para tirar várias fotos bem legais.

A gastronomia de Campos do Jordão é imperdível! – Foto: Divulgação/Ludwig Restaurant

Apreciar a gastronomia

Apesar dessa dica ser um tanto quanto clichê, quem vai para Campos do Jordão é obrigado a apreciar a gastronomia local! Fondue, queijos, cerveja, vinho, chocolates e muito mais. É para se esbaldar sem medo mesmo!

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com