Catas Altas é uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. Histórica, participou do ciclo do ouro, atividade que acabou influenciando seu nome, escolhido devido as escavações profundas que eram feitas no alto do morro. Conheça nosso guia de Catas Altas.

Catas Altas é uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. Histórica, participou do ciclo do ouro, atividade que acabou influenciando seu nome, escolhido devido as escavações profundas que eram feitas no alto do morro. Conheça nosso guia de Catas Altas.

Guia de Catas Altas

Catas Altas é uma cidade que não possui uma grande população, contando apenas com cerca de cinco mil habitantes. Apesar do número baixo de moradores, as ruas não se mantêm vazias. A cidade é bastante visitada devido as suas construções preservadas e principalmente o Morro da Agua Quente.

Verões na cidade são normalmente quentes e com algumas chuvas, enquanto os invernos não as possuem. O clima tropical de altitude da região torna a cidade em lugar nostálgico, tranquilo, – uma completa de viaje no tempo-.

História

guia-de-catas-altas-historia
Foto: ab-imagensincriveis.blogspot.com

Com uma história rica, a cidade já passou por diversos períodos, sempre se adaptando ou encontrando um meio para continuar crescendo.

O povoado que deu origem à cidade se formou devida a descoberta de minas aurificas em meados de 1964.

Com o esgotamento das minas, a cidade se encontrou em uma difícil situação. Antes considera umas das cidades mais importantes de Minas gerais, foi abandonada. O que viria ser o salvamento da cidade foi encontrado ao acaso. Monsenhor Manuel M. P. de Vasconcelos acidentalmente encontrou na casa de um dos seus amigos uma videira americana.

O Monsenhor já possui conhecimento da planta, sabendo do potencial da mesma decidiu começar o seu plantio. O que torna o achado de Monsenhor o salvamento da cidade foi o que ele se propôs a fazer. Após ensinar todo o conhecimento do cultivo da videira, como transformar seus frutos em vinho e como torná-lo um produto de alto valor e qualidade, não apenas a cidade, mas o estado passou a ser conhecido por sua produção de vinho.

A cidade hoje não vive exclusivamente da produção do vinho. Ferro foi encontrado na cidade reacendendo a chama da mineração. Junto a mineração está o turismo altamente incentivado. Para turistas a cidade é destino obrigatório pela “Bicame de Pedras”, uma das vinte umas maravilhas da Estrada Real.

Eventos

guia-de-catas-altas-festa-do-vinhoFoto: http://belohorizonte.evisos.com.br

A produção de vinho também iniciou a Festa do vinho. Acontecendo há mais de treze anos, a festa permite as pessoas conhecem como quem produz e como o vinho é feito enquanto celebra toda a história e cultura presente no município.

A festa possui vinho em seu nome, mas ele nem sempre é a maior atração. Exposições de artesanatos são comuns e bastante belos, no entanto o Circuito Gastronômico contando com cinco restaurantes é imperdível. O circuito possui diversos pratos quase sempre valorizando a jabuticaba, ingrediente mais peculiar da região.

Durando vários dias, a festa também possui danças, desfiles, música e uma célebre coroação das realezas do vinho. A festa acontece normalmente no mês de maio, porem já houveram anos em que ocorreu em outros momentos.

Culinária

guia-de-catas-altas-la-viollaFoto: http://www.tripadvisor.com.au

Comida tradicional mineira não falta na cidade. No tradicional Histórias Taberna, é possível encontrar o famoso vinho produzido pela cidade junto a pratos tradicionais de Minas Gerais.

A cidade também conta com restaurantes diversificado, como o La Violla Brasserie. Restaurante com um casto cardápio de cervejas artesanais e pratos trabalhados.

Outros Três importantes restaurantes estão presentes na região, possuindo comidas e bebidas típicas de todo o Estado. É bastante comum encontrar na cidade: Pão de queijo, feijão tropeiro e doces de leite junto aos pratos exclusivos da cidade.

Informações importantes

  • O DDD da cidade e região: 31
  • Secretaria de Turismo e Cultura (31) 3832-7121
  • Operadores que cobrem a cidade: TIM / Claro/ Oi
  • Voltagem: 110V
  • A cidade possui ligação com suas vizinhas por entrada refortifica e avenidas.

Essa certamente é uma interessante cidade para ser visitada e apreciada devido ao seu contexto histórico. Você não pode perder! Venha visitar Catas Altas

Foto capa: http://www.domtotal.com

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com