Diamantina é uma cidade histórica, com diversos atrativos naturais e culturais, como: museus, igrejas e antigas construções que aguardam por você! Confira uma lista com os principais pontos turísticos em Diamantina e agende a sua viagem.

Diamantina é uma cidade histórica, com diversos atrativos naturais e culturais, como: cachoeiras, museus, igrejas e antigas construções que aguardam por você! Confira uma lista com os principais pontos turísticos em Diamantina e agende a sua viagem.

Pontos Turísticos de Diamantina

Diamantina é famosa pela belas cachoeiras em seu entorno, pela famosa gastronomia mineira, e também é claro pelo belos pontos turísticos carregados de história. Não perca tempo e veja a nossa seleção especial de atrações:

Antiga Casa da Intendência

A partir da metade do século XIX, a Antiga Casa da Intendência dos Diamantes, passou a funcionar como uma escola. A construção foi erguida para abrigar a administração das jazidas e atualmente é sede para a Prefeitura e Câmara Municipal.

Endereço: Praça Conselheiro Mata, 11. Diamantina – MG.

pontos-turisticos-diamantina-casa-intendencia

Foto: www.vivadiamantina.com.br

Capela Nossa Senhora da Luz

Reza a lenda, que a Capela Nossa Senhora da Luz, foi construída por iniciativas de dona Tereza de Jesus Perpétua Corte Real, em cumprimento de uma promessa feita em 1755. Porém a construção da capela foi concluída somente em 1819, poucos anos antes de dona Tereza de Jesus falecer, em 1826. De acordo com relatos históricos, a portuguesa foi sepultada na entra do templo, este que já passou por inúmeras reformas, porém mantém até hoje, seu estilo tradicional.

Endereço: Rua da Luz, Diamantina – MG.

Casa da Glória

A Casa da Glória já foi palco para o Colégio das Irmãs Vicentinas, residência particular de Manuel Viana, marido de dona Josefa Maria da Glória, sede do Segundo Bispado de Minas Gerais, quando se tornou residência oficial dos Bispos de Diamantina e atualmente abriga o Instituto Casa da Glória, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Endereço: Rua da Glória, 298. Diamantina – MG.
Telefone: (38) 3531-1394.

Biblioteca Antônio Torres

Criada com o objetivo de reunir e guardar os acervos bibliográficos do escritor Antônio Torres, em 1981 a Biblioteca Municipal foi anexada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente é considerada uma construção de grande valor e importância para a comunidade de Diamantina e também para os historiadores que visitam o local em busca de registros valiosos sobre sua história. Além disso, é famosa por suas sacadas de treliças, principalmente pelo raro muxarabiê original, exposto em um dos balcões da fachada, que antigamente servia para que as pessoas observassem a rua em silêncio, sem serem vistos.

Endereço: Rua da Quitanda, 48. Diamantina – MG.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

pontos-turisticos-diamantina-biblioteca-antonio-torres

 

Mercado Velho

Também conhecido como Mercado Municipal dos Tropeiros, o Mercado Velho foi construído no ano de 1835 com o intuito de servir como ponto de venda de mercadorias trazidas pelos tropeiros. Hoje em dia, ele é palco para a tradicional feira de artesanato, que é realizada aos sábados, servindo comidas, bebidas e diversos artigos tradicionais da cidade, além de ser a atual sede do Centro Cultural David Ribeiro.

Endereço: Praça Barão do Guaicuí, 170. Diamantina – MG.

pontos-turisticos-diamantina-mercado-velho

Foto: flickr.com

Casa de Juscelino

Quem visitar a cidade de Diamantina – MG terá a oportunidade de conhecer a antiga casa de Juscelino Kubitschek. Atualmente a casa foi transformada em um museu, com exposições de objetos pessoais, fotos e até mesmo os instrumentos do ex-presidente do Brasil.

Endereço: Rua São Francisco, 241. Diamantina – MG.
Telefone: (38) 3531-3607.

pontos-turisticos-diamantina-casa-juscelino

Foto: pt.wikipedia.org

Casa de Chica da Silva

Outro ponto turístico que merece a sua visita é a Casa de Chica da Silva. Quem for até o local, terá a oportunidade de conferir o casarão que abrigou a rainha negra, entre os anos de 1763 e 1771 e hoje em dia é considerada a atual sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Endereço: Praça Lobo Mesquita, 266. Diamantina – MG.
Telefone: (38) 3531-2491.

pontos-turisticos-diamantina-casa-chica-silva

Foto: freitassabino.wordpress.com

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco de Assis é uma das construções mais famosas de Diamantina. Construída em 1775 no estilo rococó, a igreja apresenta belíssimos detalhes em madeira combinados com ouro. Mas o destaque fica por conta da torre dos sinos, que é aberta para visitação.

Endereço: Rua São Francisco, S/N. Diamantina – MG.

pontos-turisticos-diamantina-igreja-sao-francisco-assis

Foto: feriasbrasil.com.br

Museu do Diamante

Esta certamente é uma parada obrigatória para quem estiver de passagem por Diamantina. Inaugurado nos anos 50, o Museu do Diamante está localizado em um antigo casarão, construído em 1749. Ele guarda uma série de objetos históricos, vindos diretamente dos séculos 17, 18 e 19. Vale a pena conferir!

Endereço: Rua Direita, 14. Diamantina – MG.
Telefone: (38) 3531-1382.
Horário de funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h e aos domingos e feriados, das 9h às 13h.

pontos-turisticos-diamantina-museu-diamante

Foto: museudiamante.blogspot.com

E aí? Curtiu nossa super lista de pontos turistícos em Diamantina? Veja a melhor época e programe a sua viagem reservando agora mesmo a sua pousada!

Foto capa: panoramio.com

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com