Podemos não perceber na hora de montar o roteiro, mas a gastronomia faz parte das principais atrações de uma viagem. E quando essa viagem é para a Europa, o que não falta é comida boa!

Além de museus, castelos, catedrais, monumentos históricos e tantos outros passeios que fazemos, é também a gastronomia que nos permite mergulhar na verdadeira cultura daquela região. Através das comidas típicas, temos a oportunidade de aprender sobre sua história e suas tradições, experimentar sabores únicos daquele lugar e ainda viver o dia a dia de um nativo.

Por isso, fazer os famosos passeios e visitar as principais atrações de um país é tão importante (e delicioso!) quanto conhecer sua gastronomia. E se você é fã de comida e quer conhecer uma gastronomia rica, há alguns países que não podem deixar de entrar na sua bucket list. Confira abaixo os 5 destinos mais gastronômicos da Europa!

1. Itália

É claro que a Itália está em primeiro lugar da nossa lista. Centenas de tipos de massas, pizzas, pães, risotos, gelato, tiramisù… A lista não acaba nunca! Uma das gastronomias mais famosas do mundo, a comida italiana agrada a todos justamente por causa de sua grande variedade e de incluir produtos frescos e temperos irresistíveis, tudo feito à mão e com muito cuidado.

A tradicional pizza napolitana, de Nápoles
Vista aérea da cidade de Nápoles

Para conhecer a verdadeira gastronomia italiana, não deixe de ir a Nápoles, o berço da pizza napolitana; Florença, região da Toscana conhecida por seu azeite, e onde acredita-se ter nascido a bruschetta; Bolonha, que ganhou seu nome justamente porque foi dali que veio o molho à bolonhesa; e, é claro, Roma, simplesmente pela imensa variedade de comida e restaurantes que existe por lá.

2. França

Enquanto a gastronomia italiana é uma das mais fartas e caseiras da Europa, a francesa já é a mais requintada. Inclui desde pratos refinados e receitas complexas, como o ratatouille, coq au vin e bouillabaisse, até doces e massas extremamente leves e deliciosos, como croissants, crepes, crème brûlée, macarons, profiteroles e muito mais. Visitar a França é realmente uma experiência completamente gastronômica!

Caixa de macarons da Ladurée, famosa loja de doces de Paris – Foto: Daryle Dickens
Cidade de Lyon, capital mundial da gastronomia

Não deixe de ir a cidades como Lyon, conhecida como a capital mundial da gastronomia; Dijon, famosa pela mostarda de mesmo nome; Toulouse, uma pequena cidade charmosa que tem como especialidade o cassoulet, um dos principais pratos típicos do país; e, é claro, Paris, um dos maiores pólos gastronômicos do mundo e o maior da França.

3. Portugal

Há muitas qualidades que herdamos dos portugueses, e uma delas é, com certeza, a gastronomia! Até hoje, alguns dos pratos que os brasileiros mais preparam são de origem portuguesa, como o bacalhau, o quindim (em Portugal, esse doce é conhecido como “Brisa do Lis”) e até a feijoada, que acredita-se ter nascido na Europa e, muito provavelmente, em Portugal! Além disso, temos também os queridinhos – o pastel de belém ou o pastel de nata, a broa, o pastel de santa clara e os bolinhos de bacalhau.

Pastéis de Belém
Sesimbra, uma pequena vila da região de Setúbal

As maiores cidades gastronômicas de Portugal são Porto e Lisboa, com uma incrível variedade de restaurantes e comidas. No entanto, outras cidades também chamam atenção, como Aveiro, o berço dos “ovos moles de Aveiro”, um dos mais famosos doces portugueses; Coimbra, onde nasceu a tradição dos pastéis de santa clara (assim como os pastéis de Belém são de Lisboa); e Setúbal, região conhecida pelos pratos de peixes e frutos do mar frescos.

4. Alemanha

Apesar de ser uma gastronomia um pouco mais pesada, principalmente por ter sua base em carnes e batatas, a Alemanha tem alguns dos pratos típicos mais saborosos da Europa. Os nomes podem ser difíceis de pronunciar, mas não se preocupe – o importante é degustar toda essa comida rica e farta que deixa qualquer um com água na boca! Os pratos mais famosos incluem os mais variados tipos de salsichas (bratwurst, a salsicha assada; weisswurst, a salsicha branca da região de Baviera; currywurst, a salsicha de Berlim etc.), o bretzel (mais popularmente conhecido como “pretzel”), o sauerkraut (ou chucrute, em português), o eisbein (joelho de porco) e, é claro, as diversas e deliciosas cervejas artesanais alemãs, que não poderiam ficar de fora.

Prato de salsicha weisswurst com bretzel
Markthalle Neun, um famoso mercado de comida em Berlim – Foto: Hello Jetlag

Berlim, além de ter o currywurst como sua salsicha típica, conta com milhares de restaurantes das mais variadas culinárias, tanto alemã como de outros países da Europa e do mundo. Mas para pratos bem tradicionais, não deixe de visitar também Stuttgart, cuja especialidade é o maultaschen, uma espécie de ravióli alemão com carne e espinafre; a região de Vestfália, que produz o mais famoso pumpernickel, delicioso pão de centeio; e Hamburgo, onde foi inventado o hambúrguer.

5. Suíça

Entre tantas gastronomias ricas e famosas da Europa, alguns podem ficar surpresos de ver a Suíça na lista. No entanto, se formos analisar bem, seus pratos típicos, além de deliciosos, são muito populares até aqui mesmo no Brasil. Não há exemplo melhor que o fondue, uma especialidade suíça que é reproduzida e amada pelos brasileiros, principalmente em lugares gelados, como Campos do Jordão e Gramado. Mas a gastronomia da Suíça vai muito além do fondue – experimente ainda o rösti, um saboroso “bolo” de batata; o gipfeli, a versão suíça do croissant; e o raclette, queijo derretido usado para incrementar vários tipos de comida, como batatas, carnes e pães.

Fondue com uma bela vista
Chocolates da fábrica Läderach, em Zurique – Foto: Kate Hopkins

Não podemos esquecer também que um dos produtos mais consumidos no mundo inteiro é o chocolate, e o suíço é considerado o melhor de todos! Inclusive, foi na Suíça que surgiu a invenção do chocolate ao leite – não é à toa que é conhecido como o país do chocolate. Para experimentar suas melhores especialidades, visite as cidades de Berna, que reflete com primor o melhor da gastronomia suíça; Engelberg, uma cidadezinha dos Alpes que possui os melhores queijos do país; e as famosas e lindas cidades de Zurique e Genebra, que contam com incríveis restaurantes para comer seus pratos típicos, além das melhores fábricas de chocolate da Europa e do mundo.

E você achou que faltou algum país da Europa que tem uma gastronomia deliciosa que tenha experimentado? Conte para nós nos comentários!

Viagem para Europa Instaviagem

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada especialmente para você? É isso que o Instaviagem.com oferece, com pacotes que são feitos sob medida para que você não tenha que se preocupar com nada – apenas fazer as malas e viajar! Basta preencher um formulário com suas preferências, perfil de viagem e orçamento, e os especialistas montam todo o roteiro, totalmente personalizado, com diversas opções de passeios, atrações e restaurantes de acordo com o que você gosta.

E o mais legal? Você pode viver essa experiência na Europa!

Juliana Gomes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com