O turismo ecológico em Tiradentes é um dos principais motivos que levam o viajante a conhecer esta linda cidade de Minas Gerais. Com 300 anos de uma rica história, a cidade mineira possui belezas naturais que encantam quem procura belas paisagens e o contato direto com a natureza. Tiradentes conta com infraestrutura completa para receber seus visitantes.

O turismo ecológico em Tiradentes é um dos principais motivos que levam o viajante a conhecer esta linda cidade de Minas Gerais. Com 300 anos de uma rica história, a cidade mineira possui belezas naturais que encantam quem procura belas paisagens e o contato direto com a natureza. Tiradentes conta com infraestrutura completa para receber seus visitantes. Para ajudá-lo a programar um roteiro no charmoso município, elencamos atrações imperdíveis para quem busca turismo ecológico em Tiradentes. Confira!

Balneário Águas Santas em Tiradentes

Para quem gosta de tranquilidade, o Balneário de Águas Santas é parada obrigatória. O espaço possui restaurantes, banheiros e bares para receber os turistas interessados em suas piscinas naturais com temperatura constante de 27,5 ºC. Além de ser a fonte reconhecida como a mais quente do estado, chama a atenção dos turistas por ser indicada para o tratamento de doença diversas quando a água é utilizada em banhos de imersão ou duchas.

Calçada dos Escravos em Tiradentes

Cravada no meio da mata, a Calçada dos Escravos propicia um belo passeio de aventura para quem gosta de caminhar em meio à natureza. Com solos diversificados, variando entre areia, terra batida e pedras, esta trilha leva os aventureiros ao topo da Serra São José, onde é possível apreciar toda a magnífica paisagem e ver toda a cidade de Tiradentes e arredores. Durante o trajeto é possível encontrar, inclusive, piscinas naturais.

Também chamada de Trilha do Carteiro, devido a uma lenda urbana local, a Calçada dos Escravos recebeu este nome durante o período de exploração do ouro em Minas Gerais. Para facilitar os trabalhos, escravos construíram essa via para ajudar no transporte das pedras e também de alimentos.

Bosque Mãe d’Água em Tiradentes

Para quem busca atividades mais calmas, sem muito esforço e com muitas belezas naturais, o Bosque Mãe d’Água é o passeio ideal. Seu percurso dura cerca de meia hora de caminhada, onde é possível observar um aqueduto de pedra feito por escravos no século 18, e tem seu término na nascente que abastece o Chafariz de São José de Botas, um dos pontos turísticos da cidade.

Gruta da Casa de Pedra em Tiradentes

A incrível formação geológica em Tiradentes recebe o nome de Gruta da Casa de Pedra. São diversas galerias com corredores e salões formidáveis que se comunicam como um labirinto. As estalactites e estalagmites da gruta dão forma a colunas de beleza ímpar. O local também é muito procurado para a prática de rapel.

Serra do Lenheiro em Tiradentes

Com cerca de dois quilômetros quadrados e decretado como Parque Ecológico Municipal, a Serra do Lenheiro é um excelente local para quem gosta de praticar trekking, mas não consegue acompanhar grandes trilhas. Com apenas uma hora de duração para o trajeto – engloba também a descida –, muita fauna, flora, formações rochosas e com belíssimas paisagens, o local conta ainda com pinturas rupestres e com a famosa escultura de um rosto feminino feito em uma pedra natural.

Serra de São José em Tiradentes

Trilhas que conduzem os visitantes às belas paisagens dos mirantes mais conhecidos da região que chegam a até 1260 metros de altura. Na Serra de São José é possível fazer a travessia da serra, um percurso para quem realmente está bem-disposto: 5 horas de duração recompensadas por impressionantes fauna e flora local.

Cachoeira do Bom Despacho em Tiradentes

Com fácil acesso, indicado tanto para as crianças quanto para os adultos, a Cachoeira do Bom Despacho fica na Estrada Real,às margens da estrada que liga a cidade de Tiradentes à Santa Cruz. O local também dispõe de uma pequena represa onde é possível nadar, além de receber o primeiro Marco da Estrada Real, criado em 2003.

Cachoeirinha Paulo André em Tiradentes

Com um percurso de 2 horas de duração, ideal para ciclistas aventureiros, que passa pela Fazenda do Menino Maluquinho, locação do filme do escritor Ziraldo, é possível chegar na bela Cachoeirinha Paulo André.

Mais cachoeiras em Tiradentes

Em Tiradentes e região é possível encontrar outras diversas cachoeiras de água limpa e cristalina, ideais para um delicioso banho de imersão. A 10 km de Tiradentes você encontra a Cachoeirinha da Viúva. O passeio que conduz ao local dura em média 3 horas.

Um pouco mais distante, a 30 KM da cidade, você pode apreciar a Cachoeira do km 14. A13 km do município, no trevo de Matozinhos, é possível visitar a Cachoeira do Urubu. Paisagens belíssimas e inesquecíveis!

Gostou das opções de turismo ecológico da região? A cidade de Tiradentes, famosa também por sua cena gastronômica, conta com diversas pousadas que se encaixam em programas para casais, viagem entre amigos e com a família.

Caso já conheça a cidade e tenha alguma recomendação de hospedagem, alimentação e passeios, deixe seu comentário e divida suas experiências conosco!

Foto: http://www.flickr.com/photos/zombie_slam/7439772544/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com