Se você está precisando de um tempo de contato com a natureza, mas sem abrir mão de ter à disposição uma boa estrutura e um pouco de conforto, a Serra do Cipó é o lugar que você procura! Conheça um pouco mais de suas belezas e descubra o que fazer na Serra do Cipó.
Localização da Serra do Cipó
Localizada a cerca de 100 km da capital mineira, logo depois de Lagoa Santa, a Serra do Cipó faz parte do Parque Nacional da Serra do Cipó, área de preservação ambiental, formada por 100.000 hectares. Vale lembrar que ela é, hoje, uma das principais províncias turísticas de Minas Gerais, sendo considerada modelo de ecoturismo em todo o país.
Explore fauna e flora super diversificadas da Serra do Cipó
Para os amantes da natureza, o principal atrativo do parque é, sem dúvida, sua diversidade. Ali se encontra uma das floras mais ricas do mundo, com mais de 1.600 espécies de plantas.
Além disso, ela é o lar de inúmeras espécies de animais, algumas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a jaguatirica.
Com facilidade se observa aves como a seriema, o tucano e a maritaca em pleno voô ou enfeitando e colorindo as copas das árvores. Não à toa o lugar é conhecido como um dos melhores destinos nacionais para o turismo de aprendizagem ecológica.
Que tal fazer trilhas e conhecer belas cachoeiras na Serra do Cipó?
O relevo acidentado da área do parque nos presenteia com cachoeiras magníficas, corredeiras e piscinas naturais, que são formadas pelas nascentes das bacias dos rios Doce e São Francisco.
Os principais destaques do parque são as cachoeiras Gavião e Andorinha e da Farofa, além do canyon das Bandeirinhas e do Travessão.
Vale dizer, contudo, que esses lugares não possuem acesso fácil e o recomendável é sempre contar com a ajuda de um guia. Além de conhecer bem o percurso eles sabem da história do parque e compartilham curiosidades interessantes ao longo do trajeto.
Os arredores do parque também contam com paisagens incríveis e cachoeiras como Grande, com extensão de 50 metros e nove metros de queda, e Véu da Noiva, com três grandes quedas, entre 70 e 120 metros, e uma magnífica piscina natural.
As trilhas podem ser feitas de bike, a pé ou a cavalo, de acordo com o terreno e com o que você mais gosta.
Pratique esportes na Serra do Cipó
Foto: http://chaarteevida.blogspot.com.br/
O parque também é ideal para a prática de esportes como paraquedismo, canoagem, escalada, trekking, canyoning, entre tantos outros. Cabe dizer que é possível contratar profissionais que fornecem treinamento, equipamento e auxílio para a prática segura de tais esportes. Aproveite para aprender um pouco de história, geologia e biologia.
As rochas arenosas que compõe seu terreno foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos. Dessa forma, sítios arqueológicos estão espalhados pelo conjunto, preservando vestígios da vida primitiva.
Uma outra atração são as pinturas rupestres, encontradas no Travessão, um dos mais belos cenários da Serra do Cipó, com jardins de sempre-vivas e samambaias, nascentes e uma cachoeira.
Conheça o distrito de Serra do Cipó
O distrito de Serra do Cipó, uma cidadezinha pequena com menos de 2000 habitantes, é a porta de entrada para a Serra do Cipó e abriga o polo receptivo da região. Ali encontram-se charmosas pousadas – que podem ser bem luxuosas –, restaurantes, bares, comércio e serviços de turismo. Os serviços oferecidos são considerados modelo do ecoturismo mineiro.
Participe de eventos culturais na Serra do Cipó
Além disso, a comunidade preserva tradições folclóricas e mantém um calendário de eventos com festas como Boi da Manta, Congada, Festas do Divino, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, festa junina e o festival anual de outono, que acontece entre junho e julho, e atrai uma enorme quantidade de turistas ao local.
Algumas dicas importantes para a sua viagem:
Já se convenceu que a Serra do Cipó é um tesouro nacional que não deve ser ignorado? Aqui vão algumas dicas para você curtir da melhor maneira possível esse paraíso:
Leve uma quantia em dinheiro para emergências
O distrito Serra do Cipó não possui caixa eletrônico, banco ou posto de gasolina. Estes serviços só são encontrados a 28 km dali, em São José do Almeida. O comércio do distrito aceita, em sua maioria, cartões de débito e crédito. Porém, os passeios, visitações a cachoeiras e transporte só podem ser pagos em dinheiro, portanto, leve uma quantia em dinheiro. Será útil também para o caso de emergências.
Informe-se sobre as propriedades privadas da Serra do Cipó
As cachoeiras que estão situadas em propriedade privada cobram ingresso e tem um número limite de visitantes por dia. Se você se interessa em conhecer alguma delas, informe-se sobre valores e condições de visitação com os agentes de turismo antes de programar o passeio.
Alguns destinos demandam longos esforços para serem alcançados
Algumas atrações são bem distantes e as trilhas que levam até elas exigem muito esforço fisico, mas a paisagem é recompensadora. Se achar necessário consulte um guia sobre outras opções de transporte, como bicicleta ou cavalo.
Morro da Pedreira: um pôr do sol estonteante
Foto: http://blogdescalada.com/category/avaliacao/
Nao deixe de assistir a um pôr do sol no Morro da Pedreira. Uma trilha de 20 minutos leva até o topo do morro com paredões de 280 metros de altura.
Escolhendo uma pousada na Serra do Cipó
Esteja muito atento ao escolher e reservar uma pousada. Busque informações e referências de pessoas que já estiveram no local, procure saber os pontos fortes e fracos da hospedagem e encontre uma que mais combina com seu gosto! Não faltam opções!
O Brasil é muito mais do que praias lindíssimas. Explore outros cantos e se encante. Não dá para se arrepender. Se você já foi à Serra do Cipó, seja para um passeio ou para uma estadia mais longa, conte para a gente como foi sua experiência nos comentários.
Foto capa: http://www.panoramio.com/photo/43028426
Chegando à Serra do Cipó conte com a mais completa agência receptiva e operadora de atividades de lá, a única já auditada pelo INMETRO com Sistema de Gestão de Segurança em conformidade com as normas ABNT 15.331 de ecoturismo e turismo de aventura: BELA GERAES http://www.serradocipogeraes.com.br