Se você gosta de escalar, a Serra do Cipó é um dos melhores lugares aqui no Brasil para iniciantes e profissionais praticarem esse esporte em rochas calcárias, típicas da região. Na maioria das vezes, a escalada é feita em duas pessoas: o guia, com mais experiência, técnica e normalmente conhecedor da via (rota), e quem está praticando a escalada.

Se você gosta de escalar, a Serra do Cipó é um dos melhores lugares aqui no Brasil para iniciantes e profissionais praticarem esse esporte em rochas calcárias, típicas da região. Na maioria das vezes, a escalada é feita em duas pessoas: o guia, com mais experiência, técnica e normalmente conhecedor da via (rota), e quem está praticando a escalada.

Existem diversas modalidades desse esporte, como escalada outdoor (ao ar livre) e indoor (lugar fechado), e cada uma dessas modalidades conta com outras divisões. Além disso, a escalada tem graduações, formadas por números, letras e algarismos, que representam o grau geral da via, do lance mais difícil, de risco da via, a duração estimada, entre outros. Cada país possui uma graduação específica.

Quer saber mais sobre esse esporte tão procurado na Serra do Cipó? Veja nossas dicas abaixo em nosso guia para praticar o esporte na Serra do Cipó!

O que são vias e grupos?

vias-de-escalada-serra-do-cipó

Foto (exemplo de vias): http://www.meadinha.com/vias.html

Todo esporte tem seus termos específicos e com a escalada não é diferente. Você sabe o que significa via e grupo nesse contexto?

Uma via é a rota escolhida para a escalada. Um mesmo paredão, por exemplo, pode ter diversas vias de níveis iguais ou diferentes. Normalmente as vias têm nome, o que facilita a sua divulgação e localização.

As áreas de escalada podem ser divididas em grupos e estes em subgrupos. Os grupos são conjuntos de vias para escalada. Antes de escolher seu roteiro, os esportistas pesquisam bem cada grupo, suas vias e o grau de dificuldade.

Principais equipamentos

equipamentos-para-escalada-serra-do-cipó

Foto: http://ramanreis.blogspot.com.br/

Escalar é muito gostoso, mas o esporte requer conhecimento e habilidade para que você o pratique com segurança.

Além de um bom preparo físico e de muita concentração, você precisa de equipamentos básicos, como: corda, cadeirinha, sapatilha, mosquetões, freio, capacete, magnésio, fita solteira, entre outros. Antes de iniciar uma escalada, certifique-se de que você tem tudo o que precisa.

Melhores locais para escalada na Serra do Cipó

G3-serra-do-cipó

Foto: http://espacomandalla.blogspot.com.br/

O Morro da Pedreira, que pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, na Serra do Cipó, é um dos lugares mais procurados para praticar a escalada. A área é dividida em quatro grupos: G1, G2, G3 e G4.

O G3 é o mais frequentado pelos escaladores e conta com uma grande variedade de vias: Dilúvio na Sancho Pena (7a), Lamúrias de um viciado (7b), Morfina (9a), Sinos de Aldebaran (8c), Festa de criança (8c), Heróis da Resistência (9c), Sequelados (8c), entre outras. Lembrando que os números e letras referem-se ao nível de dificuldade da via. O Morro da Pedreira fica às margens da rodovia MG-010, a 100 Km de Belo Horizonte, dentro do camping da Zuma.

Rod e Lapinha também são lugares bem famosos na Serra. Um quilômetro antes da Gruta da Lapinha você encontra uma área de escalada particular, dentro do sítio do “Rod”, proprietário do local e, claro, escalador. O local conta com mais de 30 vias, a maioria entre o 4º e 7º.grau de dificuldade, um bom local para os iniciantes curtirem e aprenderem mais sobre a escalada.

O Maciço da Lapinha, que fica em Lagoa Santa (MG), a aproximadamente 50 Km de Belo Horizonte, também é uma importante rota para os escaladores.

Cursos na região

A escalada é um esporte incrível que proporciona uma indescritível sensação de liberdade. Mas para praticar é necessário conhecer o esporte. Se você tem vontade de aprender um pouco mais, uma boa dica é a escola Adrenalina Esporte e Aventura, que oferece cursos básicos e também avançados.

Equipamentos, Nós, Fator de Queda, Noções de Graduação, Ancoragem, Equalização, Técnicas Verticais, Guiando, Escalando, Cordadas, Segurança e Desequipagem de vias são alguns dos temas abordados durante o curso.

A escola tem duas unidades em Belo Horizonte (MG), uma na Rua Montevidéu, 495 – Sion. Telefone: (31) 3285-4494 e a outra na Av. Getúlio Vargas, 1612 – Savassi. Telefone: (31) 3261-1125. O instrutor é o Eduardo Viana de Azevedo (Ralf). Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre escalada e praticar com segurança.

Gostou das dicas e ficou com vontade de escalar? Então programe sua próxima viagem para passar uns dias na Serra do Cipó, um dos melhores lugares aqui no Brasil para iniciantes e profissionais praticarem esse esporte em rochas calcárias, típicas da região. Você vai encontrar vários grupos com diversas vias e grau de dificuldades diferentes.

Ah, lembre-se de conhecer algumas cachoeiras enquanto estiver na Serra do Cipó, famosa também por esses passeios. Assim como a escalada, um banho de cachoeira ajuda a mandar embora o estresse do dia a dia, além de relaxar após o percurso da escalada. Aproveite e divirta-se!

Foto capa: https://biancamcastro.wordpress.com

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com