Quando fazemos a seleção das atrações imperdíveis de cada país que visitamos, normalmente não passamos de 10. Mas, falando de Portugal, é simplesmente impossível se limitar a um número tão pequeno. Então, dobramos a meta, hehe. No texto abaixo, você vai poder conferir nada menos do que 15 pontos turísticos do país que são absolutamente sensacionais. 

Tem MUITOO o que fazer em Portugal! Não só atrações culturais e religiosas, mas também de belas paisagens e locais pitorescos para visitar. Afinal, estamos falando da nossa pátria-mãe, um país com milhares de anos de história para contar. E, apesar de contar com uma área menor que a do estado de Santa Catarina, tem uma bela variedade de atrativos naturais. O que é ótimo para o turismo, já que você pode visitar várias atrações em uma viagem que cabe dentro do seu tempo de férias, pois tudo em Portugal acaba ficando relativamente perto. Confira:

 O que fazer em Portugal 1: Gruta de Benagil

A Gruta de Benagil, também conhecida como Algar de Benagil, é um segredinho esculpido no litoral do Algarve: uma praia dentro de uma caverna, iluminada pelo sol por meio de um buraco que se formou no topo. É possível ver o algar de cima, percorrendo uma pequena trilha que parte da Praia de Benagil. Mas a graça mesmo está em fazer um passeio de barco ou caiaque até dentro da gruta – de caiaque é melhor, uma vez que se pode desembarcar e ficar mais tempo admirando essa jóia natural.

 O que fazer em Portugal 2: Capela dos Ossos de Évora

 Capela dos Ossos, na Igreja de São Francisco, é certamente o ponto turístico mais famoso de Évora. E há um motivo bem claro: suas paredes são revestidas por mais de 5 mil crânios e outros tipos de ossos vindos das catacumbas de cemitérios e conventos da cidade. E tem mais. Logo acima da porta de entrada da capela está inscrita a seguinte frase: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Macabro? Um tanto. Mas a intenção dos monges franciscanos que construíram a capela no século 17 era chamar atenção sobre a transitoriedade da vida. E deu certo. 

O que fazer em Portugal 3: Palácio da Pena (Sintra)

O Palácio Nacional da Pena é um dos castelos mais coloridos e excêntricos que se pode visitar no mundo. Por isso, não pode ficar fora da sua lista de o que fazer em Portugal. Localizado no topo das montanhas da Serra de Sintra, ele se debruça sobre a cidade que servia como local de veraneio da família real portuguesa. Sua mistura de variados estilos arquitetônicos e cores vibrantes é obra de Dom Fernando II, o rei consorte inglês que casou-se com a jovem Rainha Maria II de Portugal. Ele designou um arquiteto alemão para criar um palácio de verão que reunisse excentricidades de todas as partes do mundo e fosse cercado por um parque. Pena foi concluído em 1885, mesmo ano em que seu excêntrico criador faleceu, e virou museu em 1910. ‘A minha querida Pena é a coroa da região sintrense’, escreveu Dom Fernando antes de morrer.

 O que fazer em Portugal 4: Castelo dos Mouros (Sintra)

Séculos antes do vizinho Palácio da Pena ser construído, o Castelo dos Mouros já dominava o Monte da Lua, em Sintra. Da bilheteria até o castelo propriamente dito são 15 minutos andando por um caminho sombreado em meio às rochas. Ao fim dele, você vai vislumbrar uma fortaleza espetacular, erguida durante o domínio árabe no ponto mais alto da cidade no século X, e que não pode ficar fora da sua lista de o que fazer em Portugal. Depois da reconquista do território, em 1147, a fortaleza foi preservada e ampliada para uso dos portugueses. Leve o tempo que quiser para subir e percorrer as duas fileiras de gigantescas muralhas pontilhadas por cinco torres, que se projetam sobre os penhascos da Serra de Sintra ao longo de uma área de 12.000 m². Lá do alto, é possível admirar, de um lado, a cidade e as marcantes chaminés cónicas do Palácio Nacional, enquanto, do outro, fica o Palácio Nacional da Pena.

Há ainda escavações arqueológicas que mostram um pouco da vida dos primeiros habitantes do castelo, dos mouros. É muito fácil chegar ao Castelo dos Mouros: o caminho é o mesmo feito para o Palácio da Pena, já que a entrada dos dois se encontra a poucos minutos de caminhada uma da outra, na Estrada da Pena. Quem precisa de transporte público deve ir até a estação de trem de Sintra, de onde parte o ônibus 434 – Circuito da Pena. É possível tanto comprar o ticket apenas para ida e volta (3,90 euros cada trecho) ou então optar pela passagem ‘hop on, ho off’, que custa 6,90 e permite que você suba e desça em qualquer parada do circuito quando quiser ao longo de um dia. São cinco paradas até o palácio em uma viagem de cerca de 30 minutos. Já se você estiver de carro alugado, basta setar o ponto turístico no seu GPS e percorrer os 5,5 quilômetros e meio que o separam do centro da cidade.

 O que fazer em Portugal 5: Monsaraz

Uma das mais famosas vilas portuguesas fica a 22 km de Évora, em direção à fronteira de Portugal com a Espanha. Monsaraz está no topo de uma colina, tem uma única rua principal e algumas dezenas de casas brancas, que abrigam seus cerca de 100 habitantes. Não é preciso mais do que algumas horas para percorrer o vilarejo, visitar o castelo e as muralhas construídas no século 14 e admirar a vista para a Barragem de Alqueva. Boa pedida para quem está passando uns dias em Évora e quer conhecer mais do Alentejo – dá para incluir a vinícola Herdade do Esporão no roteiro!

 O que fazer em Portugal 6: Vale do Douro

O Vale do Douro é o Portugal dos vinhos! Por ali, as vinícolas se esparramam pelas duas margens do rio, com vinhedos, pousadas com vistas incríveis, restaurantes disputadíssimos e momentos pra lá de agradáveis – e charmosos! O trecho que reúne o maior número de quintas e vinícolas é o que fica entre Peso da Régua e Pinhão, e o destino pode ser visitado o ano novo, com destaque para o mês de agosto, época da colheita da uva, quando o Vale do Douro está em seus momento ápice!

 O que fazer em Portugal 7: Bairro Alto (Lisboa)

O Bairro Alto é o reduto boêmio de Lisboa e um dos melhores lugares da Europa para curtir uma noite animada ao ar livre. Então, é claro que não poderia ficar de fora da sua lista de o que fazer em Portugal! São ruelas e mais ruelas ladeadas por casarões antigos de fachadas decoradas com azulejo e sacadinhas de ferro fundido onde funcionam dezenas de bares e restaurantes de todos os tipos de bebida e comida. O ponto de partida do bairro é a Escultura de Fernando Pessoa, que fica bem em frente ao famoso Café A Brasileira (Rua Garret, 122). Quase todos os brasileiros que vão a Lisboa querem tirar uma foto com a réplica em bronze do autor. O ‘bububu’ fica mais ou menos entre a Rua da Misericórdia, Rua do Loreto, Rua da Rosa e a Travessa da Queimada.

Você pode tanto sentar dentro de um restaurante para jantar formalmente, nas mesinhas que ficam espalhadas ao ar livre, ou apenas pegar sua bebida e ficar em pé na rua. Ou fazer primeiro um e depois o outro, hehe. O espírito do Bairro Alto é ser um território livre para curtir a noite como quiser, sendo que a modalidade preferida dos portugueses é ir migrando de bar em bar, pegando as mais variadas bebidas, e ficar ao ar livre conversando e se divertindo com os amigos. As opções são infinitas, mas vamos dar algumas sugestões de lugares legais. A primeira é o Pub Português, que fica na Rua da Barroca 15. Você encontra boas cervejas e comida no estilo petisco servidas em panelinhas de ferro e que são uma delícia. Bom lugar para jantar é a Primavera do Jerónimo, um minúsculo e delicioso restaurante bem português que fica na mesma Travessa da Espera por onde passamos na noite anterior (número 34).

 O que fazer em Portugal 8: Praia da Albandeira

Depois de ler sobre outras praias lindas do Algarve mais acima, você até pode achar que Albandeira é muito bonita, mas mais do mesmo: rochas douradas esculpidas pelo tempo se equilibrando sobre o mar tão azul ou tão verde que chega a doer os olhos. Mas garantimos que Albandeira é especial e merece também estar na sua lista de o que fazer em Portugal. Até porque é difícil cansar de um cenário magnífico como o do Algarve, não é mesmo? A praia está localizada a apenas 10 minutos de carro (2,5 quilômetros) da Praia da Marinha, que já mencionamos antes; 36 quilômetros a leste de Lagos e 60 quilômetros a oeste de Faro. Para quem está de carro alugado, basta setar a praia no GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas. Mas cuidado com o trecho final do caminho, pois é de apenas uma pista para as duas mãos e exige velocidade moderada e cautela.

 O que fazer em Portugal 9: Livraria Lello, Porto

Muito mais do que livros, na Livraria Lello você irá ficar de boca aberta com a beleza de sua arquitetura, que está entre as mais bonitas do universo. 

Com vitrais no teto e ambiente único, você irá se impressionar com a fabulosa escadaria que leva ao segundo andar da Livraria Lello.

Ela é feita em madeira e o piso vermelho chama atenção destacando a escadaria bem no centro da Livraria.

 O que fazer em Portugal 10: Poço Iniciático – Quinta da Regaleira

O Poço Iniciático da Quinta da Regaleira é um monumento tão surpreendente que parece ter sido montado para cenário de filme.

A Quinta da Regaleira é um lugar mágico, que abriga um palácio, belos jardins, lagos, grutas e este poço enigmático que instiga a curiosidade.

O poço possui 27 m de profundidade e uma escadaria interna em espiral que leva ao fundo, onde é interligado por um túnel, com saída em outro local.

Recebeu o nome de “Poço Iniciático” porque se acredita que, em seu interior, eram realizados os rituais de iniciação de maçons.

O Poço Iniciático é parte da Quinta da Regaleira, uma das atrações turísticas de Sintra, cidade que fica a 30 km a noroeste de Lisboa.

 O que fazer em Portugal 11: Serra da Estrela

No topo da Serra da Estrela está o ponto mais alto de Portugal, com 1993 m de altitude, único lugar onde neva no país. As montanhas rochosas formam belíssimas paisagens e também uma estação de esqui.

Seja no inverno ou no verão, o local oferece paisagens e atrações belíssimas. No inverno a atração é a neve, no verão, as trilhas e as lindas paisagens da montanha são as principais atrações.

 O que fazer em Portugal 12: Casino Estoril

O Casino Estoril fica localizado no Estoril, concelho de Cascais, na região da Riviera Portuguesa, a 18 km de Lisboa e a 20 km do Aeroporto de Lisboa. É considerado o maior casino da Europa e é gerido pela empresa Estoril-Sol SGPS S.A.. O Casino Estoril é um centro polivalente de atividade de entretenimento e lazer cujo diretor artístico é o ator Júlio César. O diretor artístico do Casino Estoril mais conhecido e destacado, e que deu início a esta atividade, foi Francisco José Faria Duarte, mais conhecido por Francisco Duarte, o qual foi contratado por José Teodoro dos Santos em 1958. 

 O que fazer em Portugal 13: Passarela de Arouca

Uma das maiores atrações de Portugal, a 516 Arouca é a maior passarela do mundo, com 516 metros de extensão e altura de 175 metros. É de dar aquele friozinho na barriga! A ponte fica, como o nome diz, em Arouca, a cerca de uma hora do Porto. Ao percorrê-la, o visitante tem uma vista deslumbrante sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, ambos geossítios do Arouca Geopark, reconhecidos pela Unesco. 

 O que fazer em Portugal 14: Trilha dos Sete Vales Suspensos

A trilha dos Sete Vales Suspensos é um dos mais belos passeios do Algarve, perfeito para quem gosta de fazer longas caminhadas com belíssimas vistas. É possível fazer o trajeto inteiro, que dura cerca de três horas, ou escolher apenas um trecho. Todo o percurso, embora seja próximo à encosta das falésias, é bem seguro e fácil de ser feito – são poucas as subidas e descidas. Um dos trechos mais bonitos está entre a Praia de Benagil (é possível ver o Algar de Benagil por cima) e a Praia da Marinha, passando por cima da Praia da Corredoura. 

 O que fazer em Portugal 15: Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade é um conjunto de falésias esculpidas pelo mar e pelo vento. Fica em uma das pontas de Lagos, charmosa cidade do Algarve, e atrai turistas que desejam fazer passeios de barco pelo costa algárvia ou então, no fim de tarde, que queiram admirar uma das mais belas paisagens portuguesas durante os últimos raios de sol do dia. As falésias douradas de mais até 20 metros de altura, as grutas, cavernas e o verde esmeralda do mar são de tirar o fôlego!

Seu “pacote” personalizado para Itália com Instaviagem

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada especialmente para você? É isso que o Instaviagem.com oferece, com pacotes que são feitos sob medida para que você não tenha que se preocupar com nada – apenas fazer as malas e viajar! Basta preencher um formulário com suas preferências, perfil de viagem e orçamento, e os especialistas montam todo o roteiro, totalmente personalizado, com diversas opções de passeios, atrações e restaurantes de acordo com o que você gosta.

E o mais legal? Você pode viver essa experiência em Portugal!

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com