Se você ainda não visitou Ouro Preto, com certeza já ouviu falar sobre tantos encantos que a cidade oferece aos seus visitantes: lindas construções preservadas desde o período colonial, arte barroca típica de Aleijadinho, museus, ruas íngremes e feitas em paralelepípedos.

Se você ainda não visitou Ouro Preto, com certeza já ouviu falar sobre tantos encantos e pontos turísticos que a cidade oferece aos seus visitantes: lindas construções preservadas desde o período colonial, arte barroca típica de Aleijadinho, museus, gastronomia rica, natureza, ruas íngremes feitas em paralelepípedos e lindas pousadas.

Acha que acabou por aí? Está bem enganado! Hoje a cidade é um importante polo turístico do Brasil, além de sediar universidades, contar com ótimos restaurantes, festival de cinema e festa de carnaval muito conhecida. Se você quer saber mais sobre a encantadora Ouro Preto, nós contamos para você. Confira!

Ouro Preto: Como tudo começou?

Vila Rica, atual Ouro Preto, foi fundada em 1711 e alguns anos depois se tornou a capital da capitania de Minas Gerais. No período da descoberta do ouro no país, a cidade foi palco de manifestações contra a Coroa Portuguesa, que cobrava taxas muito altas sobre o minério. A Inconfidência Mineira é um dos episódios mais importantes do país e marcou a luta do povo brasileiro em busca de melhores condições de vida no período colonial. Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi enforcado em praça pública e tornou-se símbolo das conquistas da população contra aos domínios de Portugal.

Por preservar sua arquitetura e aspectos culturais do período colonial, em meados de 1980 a cidade foi intitulada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. Um dos influenciadores dessa preservação foi a mudança da capital do Estado para Belo Horizonte, a 95 km de Ouro Preto. E como surgiram os nomes Vira Rica e Ouro Preto? Devido à grande quantidade de riquezas concentradas no local, que movimentavam a economia de todo o país.

Ouro preto faz parte do rico Circuito Turístico do Ouro.

Atrações que você não pode deixar de conhecer em Ouro Preto

Ouro Preto é repleta de atrações e pontos turísticos para que apreciar arte, cultura e história. Alguns dos programas imperdíveis:

– Teatro Municipal de Ouro Preto

Também conhecido como Casa da Ópera, seu nome há muitos anos atrás, o Teatro Municipal é considerado o mais antigo da América do Sul, em funcionamento. No período colonial, os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II visitaram o Teatro.

– Trem da Vale em Ouro Preto

Quer fazer um passeio de Maria Fumaça entre Ouro Preto e Mariana? O Trem da Vale percorre 18 km de lindas paisagens. O melhor é que existe um vagão panorâmico para você não perder nenhum detalhe do passeio. Nesse vagão, a passagem de ida e volta é R$ 80,00. Já nos vagões comuns é R$ 50,00.

– Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto

Localizado entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, o Parque do Itacolomi conta com uma excelente infraestrutura e reserva muitas atrações. As visitas, tanto da parte histórica como nas trilhas, são monitoradas por guias locais.

– Museu da Inconfidência em Ouro Preto

Além do prédio principal, a instituição conta hoje com mais dois anexos. No Museu da Inconfidência você vai conhecer um pouco mais sobre mineração, transporte, império, arte e religião, pintura e escultura, entre muitos outros temas. O local também promove atividades educativas e recebe visitas de jovens e de pessoas da terceira idade.

– Museu Aleijadinho em Ouro Preto

O Museu funciona em um Circuito que conta com três igrejas históricas de Ouro Preto: Santuário Nossa Senhora da Conceição, que contempla as salas Refulgência, Arte na Talha, Mini-auditório, Festas Religiosas, Sala Multivisão e Sala da Encenação da Morte, além da Igreja de São Francisco de Assis e da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. Você vai conferir de imagens barrocas do mineiro, pinturas e quadros de vários artistas, além de muitas obras do Aleijadinho.

– Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Igreja de São José, Igreja de São Francisco de Assis

Essas e outras igrejas da região são um espetáculo à parte. Repletas da arte barroca, entre outros encantos, as construções remetem os visitantes ao período colonial e convida à reflexão. Mas outras opções de igreja por lá que não faltam! A cidade é considerada o santuário de construções de templos católicos na arte barroca.

– Festas locais em Ouro Preto

Comemorações é o que não falta na região. A Semana da Inconfidência e o Festival de Vinhos e Queijos acontecem em abril. O Festival de Inverno, em julho, a Semana do Aleijadinho, em novembro, sem contar o Carnaval, um dos mais famosos do país por seus blocos de rua e pela quantidade de foliões.

Ouro Preto: Onde provar as delícias de Minas?

O Café Oito – Gastropub, localizado na Praça Tiradentes, coração de Ouro Preto, traz diversas especialidades, como: cambito suíno, frango Hoisin, picanha ao molho de cogumelos, pães artesanais, além de um delicioso chopp de trigo ou Pale Ale da cervejaria artesanal da Taberna do Vale. Uma outra opção bastante tentadora é a do Deguste Café e Restaurante. Instalado em um antigo porão de um casarão do século XVIII, em frente ao Teatro Municipal da cidade, o estabelecimento conta com vários ambientes: salão de refeição, onde está também o scoth bar, uma elegante sala de espera, biblioteca e café, além de um jardim de inverno, que possui um antigo chafariz muito charmoso, e proporciona uma bela vista das paisagens de Ouro Preto. O restaurante possui um cardápio variado que inclui pratos internacionais e diversas opções da comida mineira.

Conhecido como a cozinha italiana de Ouro Preto, o Restaurante Piacere é um lugar charmoso e aconchegante localizado no Bairro do Rosário. Ele já foi citado em revistas de arquitetura e publicações que falam sobre culinária. O cardápio do local conta com muitas delícias: antepastos, massas da própria casa, temperos, risotos e sobremesas deliciosas. Na segunda-feira acontece a “Noite da Lasanha”, muito apreciada pelos amantes da boa massa!

Se você ainda não conhece a cidade, reserve alguns dias em sua agenda para conferir de pertinho as atrações da encantadora Ouro Preto. Vale muito a pena! Se você já conhece, com certeza ficou com vontade de voltar para curtir essas dicas, não é? Aproveite e compartilhe nos comentários as suas sugestões de passeios na cidade e ajuda a tornar a viagem de outros interessados ainda mais completa!

Foto: http://ladobintercom.wordpress.com/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com