Viajar com os pequenos é, na maioria das vezes, uma missão bem difícil, não é mesmo? Ao mesmo tempo em que vislumbram momentos maravilhosos de relaxamento e diversão, papais e mamães se descabelam ao pensar na tarefa homérica que é sair com as crianças de casa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a planejar todos os detalhes e garantir que você esteja preparado para qualquer situação.

Viajar com os pequenos é, na maioria das vezes, uma missão bem difícil, não é mesmo? Ao mesmo tempo em que vislumbram momentos maravilhosos de relaxamento e diversão, papais e mamães se descabelam ao pensar na tarefa homérica que é sair com as crianças de casa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a planejar todos os detalhes e garantir que você esteja preparado para qualquer situação.

7 dicas para você viajar com seu bebê ou criança

Com atitudes simples e um bom planejamento é possível viajar com tranquilidade e aproveitar da melhor maneira esse momento tão precioso em família.

1. Segurança em primeiro lugar

Independentemente de como será feita a viagem em família, é fundamental tomar alguns cuidados para garantir a segurança da criançada.

Não abra mão da cadeirinha para viajar de carro. Nas viagens de carro o uso da cadeirinha para crianças de até 7 anos, além de obrigatório por lei, é imprescindível para garantir a segurança dos pequenos. Vale lembrar que os modelos variam de acordo com a idade e o peso da criança. Por isso é necessário pesquisar para saber qual se adequa às características da criança, atentando-se sempre à qualidade do material assim como à certificação de segurança do produto. Certifique-se também de que a cadeirinha esteja corretamente instalada no banco traseiro do veículo e passe sempre o cinto de segurança na criança.

dicas-viajar-crianca-bebe-cadeirinha

Foto: 20minutospratudo.com.br

2. Cuidado especiais para viajar de avião

Em viagens de avião crianças de até 2 anos podem ir sentadas no colo e as maiores precisam se sentar sozinhas nas poltronas. Contudo, mantenha sempre o cinto afivelado e conheça todos os procedimentos de segurança. A tripulação está sempre a postos para garantir uma viagem mais segura e tranquila para as crianças, então não deixe de pedir ajuda se for necessário.

Se a viagem for pelo mar, atenção redobrada! Se a família for viajar de navio a principal preocupação deve ser com a estrutura da embarcação. Tenha certeza de que os parapeitos possuam uma altura segura para as crianças e prefira cabines sem varanda. Além disso, conheça todo o procedimento de segurança e saiba onde se encontram os equipamentos salva-vidas.

3. Prepare uma farmacinha de viagem

Algumas dicas para evitar dores de cabeça com a saúde dos pequenos durante a viagem:

Prepare um kit com curativos e remédios básicos como analgésicos, antitérmicos, descongestionantes, anti-histamínicos e colírios e o mantenha sempre com você; se seu filho faz uso de medicamentos controlados, não se esqueça também de ter sempre à disposição uma receita em data útil para compra, caso seja preciso, e para comprovar o uso, se questionado; informe-se também sobre hospitais próximos ao local onde vocês ficarão hospedados e sobre a melhor maneira de chegar até eles; verifique também se é recomendável tomar alguma vacina extra de acordo com o lugar que visitarão. Você encontrará mais dicas aqui.

dicas-viajar-crianca-bebe-farmacia

Foto: www.123rf.com

4. Todo cuidado com a documentação das crianças

A certidão de nascimento ou o RG são imprescindíveis. Cabe ressaltar que ter em mãos a documentação das crianças é tão importante quanto a dos adultos em qualquer tipo de viagem.

É preciso ter atenção também ao passaporte, pois mesmo as crianças e os bebês precisam possui-lol, assim como o visto, para viagens internacionais. Por isso, atente-se a data de validade do mesmo, pois o passaporte das crianças expira em menos tempo que o dos adultos.

Vale ressaltar que crianças menores de 12 anos precisam de autorização judicial para viajar desacompanhadas dos pais, mesmo que estejam com os avós ou tios. Para obtê-la procure a Vara da Infância e da Juventude da sua cidade e regularize essa situação.

5. Alimentação

Se o local aonde ficarão hospedados durante a viagem não fornecer um cardápio elaborado para as necessidades dos pequenos, procure saber se existe a possibilidade de você mesma preparar a comida. Tenha também muito cuidado com o que oferece às crianças. Comida que não seja fresca, com muito tempero e frituras podem intoxicar seu pequeno e acabar com o passeio.

Cabe lembrar que muitos hotéis contam com cozinhas devidamente equipadas para livre uso das famílias com criança. Tenha sempre consigo água, suco e algum lanchinho especial para eles também – lembre-se que brincar abre o apetite.

dicas-viajar-crianca-alimentacao

Foto: tripadvisor.com

6. Escolha do destino

Na companhia de crianças, principalmente as muito pequenas, destinos que sejam muito isolados, tumultuados ou que exijam muito esforço físico não são recomendados. Se o desejo é encarar uma grande aventura informe-se bem e prepare-se para todas as situações que possam enfrentar durante o trajeto. Prefira destinos mais tranquilos e seguros, garantindo o conforto da família e a tranquilidade durante a viagem.

7. Opte por uma hospedagem que atenda também às necessidades das crianças

Durante uma viagem o local onde passamos os dias torna-se praticamente nossa casa. Por isso, para as famílias com criança é vital que o lugar escolhido possua a estrutura necessária para suprir todas as necessidades básicas como a higiene, a organização, a segurança e a confiabilidade.

Cabe dizer ainda que alguns hotéis, resorts e pousadas oferecem atrações pensadas especialmente para as crianças como piscinas, playgrounds e atividades com monitores. Isso garantirá a felicidade da molecada e ainda presenteia os pais com os tão raros momentos de descanso.

dicas-viajar-crianca-parquinho

Foto: www.coastalsoftwash.com

De início pode até parecer que viajar com filhos mais cansa do que relaxa, não é mesmo? Porém, tenha em mente que seguindo estas dicas e fazendo as escolhas certas você, com certeza, terá as melhores férias da sua vida. Afinal existe melhor companhia que a família toda?

Você já fez alguma viagem com a família completa? Conte sua experiência para a gente e, caso tenha alguma dica a mais, compartilhe-a conosco nos comentários.

Foto: www.wallpaperseries.com

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com