O bairro de Brumadinho, Casa Branca, reúne atrações e pousadas para todos os gostos e é encontro certo com a tradicional tranquilidade e hospitalidade de Minas Gerais. Casa Branca é um povoado na região serrana sul da grande BH, localizado no entorno do Parque Estadual do Rola Moça, em Brumadinho.

O bairro de Brumadinho, Casa Branca, reúne atrações e pousadas para todos os gostos e é encontro certo com a tradicional tranquilidade e hospitalidade de Minas Gerais. Casa Branca é um povoado na região serrana sul da grande BH, localizado no entorno do Parque Estadual do Rola Moça, em Brumadinho. A região conta com inúmeras atrações como mirante, centro budista, inúmeros restaurantes, pousadas, espaços para esporte de aventura e fica bem próxima ao famoso museu Inhotim.

Montanhas mineiras

Se o objetivo é avistar as magníficas serras mineiras, o Parque Estadual do Rola Moça, que é o terceiro maior parque em área urbana do país, é parada obrigatória. No parque existem quatro mirantes: Mirante das Três Pedras, Mirante do Planeta, Mirante do Jatobá e o Mirante Morro dos Veados, que possibilitam vistas panorâmicas da região.

Outra opção é conhecer o Rola Moça através das trilhas, que permitem o contato do visitante com seis importantes mananciais de água: Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina, que abastecem Belo Horizonte e são declarados pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Áreas de Proteção Especial, devido a quantidade de espécies em extinção, além do relevo e vegetação local. O Parque não possui área de acampamento e a visitação deve ser feita no período diurno, entre as 7h e 17h.

casa-branca-rola-moça

Foto: http://www.flavioventurini.com.br/

Aventura e diversão em Casa Branca

Já para os interessados em aventura, a diversão fica por conta de esportes ao ar livre. Casa Branca é muito indicada para a prática de esportes de aventura como arvorismo, trekking, rapel, escalada, tirolesa e trapeloco, que são realizados em uma viçosa mata de transição Atlântica e Cerrado.

Casa Branca ainda conta com trilhas diversas para caminhadas como a Casa de Pedras, a Casa de Fundição (Forte de Brumadinho) e a Cachoeira das Ostras, que dá acesso a uma queda d’água com cerca de 10 metros de altura em meio a uma área rochosa cercada por serras, acompanhada por uma exuberante flora, um poço de média profundidade e uma corredeira. A região também conta com a Cachoeira da Jangada, que tem o seu acesso por uma trilha com percurso de 7 km.

Para os ciclistas, Casa Branca oferece circuitos, com níveis de dificuldade variados, entre 25 e 52 km de paisagens. Os mais aventureiros podem realizar a rota do Retiro das Pedras. Para os iniciantes é recomendada a trilha da Codorna, que possui em torno de 45 km com percurso mais fácil. Os itinerários intermediários ficam por conta do circuito saindo de Moeda e Casa Branca, que tem como ponto de partida a praça central do bairro.

casa-branca-casa-fundição

Foto: http://www.leozinpelomundo.com.br/

Ponto de encontro para os apaixonados por Harley-Davidson e pela comida mineira em Casa Branca

Quem está atrás da típica gastronomia mineira não pode deixar de visitar o Restaurante Abóbora, que está localizado entre as serras do Rola Moça e da Moeda. O local mantém o Harley-Davidson Point, um espaço reservado para os apaixonados por Harley-Davidson. Sem contar nos inúmeros pratos servidos no local que fazem a alegria do paladar dos turistas. A região ainda conta com outras excelentes opções gastronômicas como bares, restaurantes, pizzarias e fazendas que reúnem produtos tipicamente mineiros.

casa-branca-restaurante-abóbora

Foto: http://www.portaldebrumadinho.com.br/

Cultura e arte em Casa Branca

Quem estiver em Casa Branca não pode deixar de visitar o Instituto Inhotim, um dos museus de arte contemporânea mais conhecidos do mundo localizado a 26 Km do bairro, aproximadamente 20 minutos de carro. O Inhotim é uma mistura de museu e jardim botânico. Para os apaixonados por arte, são mais de 500 obras assinadas por nomes consagrados. E para quem gosta está interessado nas belezas naturais, são 97 hectares com diversas coleções botânicas.

Os ingressos do Inhotim podem ser comprados online e podem ser feitas com cartão de crédito e débito. O horário de funcionamento é: terça, quarta, quinta e sexta, de 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados de 9h30 às 17h30.

casa-branca-instituto-inhotim

Foto: http://www.xtravel.com.br/

Paz de espírito em Casa Branca

casa-branca-centro-budista

Foto: https://descubraflordelotus.wordpress.com

As atrações não terminam por aí. Casa Branca ainda guarda uma surpresa para quem busca paz de espírito. O Centro Budista Dawa Drolma é muito procurado por turistas, que podem meditar gratuitamente aos sábados e domingos de 09h às 12h, além das construções sagradas no estilo tibetano que encantam pela beleza.

Encantador, não? Agora que você já conhece algumas das opções de lazer em Casa Branca só falta escolher sua pousada e programar sua viagem para conhecer o local!

Foto Capa: http://br.worldmapz.com/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com