Sobre Buenos Aires
¡Hola! Qué tal? Quem nunca desejou conhecer Buenos Aires que atire a primeira pedra! A capital argentina é a principal cidade que os brasileiros visitam no exterior, fato que se explica não apenas pela proximidade com o Brasil, mas também pela enorme variedade de coisas para ver e fazer. A cada viagem, uma nova surpresa: mais pontos turísticos, mais restaurantes, mais lojas e o mesmo charme de sempre - assim é a terra dos hermanos.
Viva dia e noite, cheia de carros e com muitas buzinas no trânsito, Buenos Aires é uma das grandes cidades da América do Sul e se destaca por ter espaço para todo tipo de público. A urbanização com tom europeu e os parques cheios de gente aos domingos são um convite para fazer caminhadas ou andar de bicicleta até as pernas cansarem. E quando o cansaço vier, que tal jantar um bife de chorizo e apreciar um bom vinho? O melhor disso tudo é que para comer bem não é preciso desembolsar muito.
Frio e calor, parques floridos e arquitetura clássica, feiras de rua e shoppings modernos, passeios durante o dia e vida noturna agitada - Buenos Aires é uma cidade para pessoas de todas as idades, de todos os gostos e preferências, e é exatamente seu potencial para agradar tanta gente que torna a cidade tão especial. Não vá embora sem tomar um sorvete de dulce de leche e "bons ares" para você!
Seguem algumas dicas importantes ao chegar em Buenos Aires:
- Documentos: Não é preciso passaporte para ir pra Argentina, mas o RG precisa estar em bom estado e a foto tem que ser parecida com você. Se for muito antigo, ou a foto não parecer mais você por barba ou cabelo diferente, é preciso tirar um documento para evitar problemas.
*Não é permitido entrar no país com outro tipo de documento, como CNH ou Titulo de Eleitor.
- Tomada e Eletricidade: A voltagem na Argentina é toda 220V e 50Hz, diferente do Brasil, por isso tome cuidado com seus aparelhos eletrônicos. Celulares e notebooks já possuem transformadores embutidos, mas secadores de cabelo e outros itens podem "queimar" ao ligar na tomada errada.
O padrão de tomada também é diferente, então é necessário comprar um adaptador ao chegar na cidade.
- A moeda que circula na Argentina é o peso argentino (ARS). Nos cardápios e etiquetas você o identificará pelo símbolo $.
- Câmbio: O que tem valido a pena atualmente é levar reais para a Argentina e ao chegar lá trocá-los por pesos argentinos. Houve um momento em que era bem mais vantajoso levar dólares ao país, mas atualmente essa opção não é tão atrativa para os brasileiros. Leve real em espécie!
- Esteja preparado para pagar uma taxa nos restaurantes chamada "cubierto". A taxa é um mistério para muita gente, mas o que se tem como consenso é que o valor se refere à taxa de utilização de talheres, toalhas de mesa etc. O cubierto não é a mesma coisa que a gorjeta deixada ao garçom.
Aplicativos para usar em Buenos Aires:
1. Google Maps - Já bastante conhecido, o Google Maps pode te ajudar dizendo o percurso a ser feito para chegar de um ponto a outro, qual metrô pegar ou simplesmente localizar no mapa o lugar para onde você deseja ir. Opção alternativa é o app Como Llego
2. Easy Táxi - Aplicativo para pegar táxis cadastrados e seguros.
3. Foursquare - Ideal para encontrar restaurantes, pontos turísticos e avaliações de usuários sobre cada lugar
4. Guia Óleo - Guia gastronômico bastante difundido em Buenos Aires