O interior de Minas Gerais revela grandes surpresas para o turista interessado em turismo histórico, religioso e ecológico, tais como o município de Serro, localizado a pouco mais de 200 km da capital mineira. Saiba o que fazer em Serro.
O que fazer em Serro
A cidade, com pouco mais de 20.000 habitantes, além de ser conhecida por sua produção de queijo, o Queijo do Serro, um dos mais tradicionais e saborosos dos queijos mineiros, oferece um rico patrimônio histórico-cultural a ser visitado. Serro faz parte da antiga chamada Estrada Real e do Caminho dos Diamantes, rotas históricas importantíssimas para os bandeirantes do século XVIII que desbravavam o interior do Brasil.
Assim, o turista interessado em turismo religioso, encontrará em Serro vários pontos turísticos, tais como: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Santa Rita, Nossa Senhora do Rosário e a Igreja do Bom Jesus do Matozinho. Também poderá participar de diversas festas religiosas que ocorrem ao longo do ano, como a Festa do Divino, entre outras.
Uma visita à Casa dos Ottoni, família de grande relevância política para o Brasil, permite conhecer um pouco mais de nossa história. Atualmente, o edifício abriga o Museu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Mais turismo histórico pode ser visto, e conhecido, em passeio pelo distrito de Milho Verde, um dos cinco que compõem o município de Serro. Ali foram descobertos os primeiros diamantes da região e foi o local de batizado de Chica da Silva, escrava alforriada que alcançou status social no período colonial brasileiro.
Mas não apenas de história e monumentos vive o município de Serro. Ao longo do ano, há um calendário de eventos que apresenta desde as festas religiosas, como a Folia de Reis, no distrito de Milho Verde, a festivais musicais, culturais e gastronômicos, como a Festa do Queijo, sempre no primeiro final de semana do mês de setembro.
Por fim, mas não menos importante, tampouco menos interessante e divertido, a região do Serro possui belíssimas cachoeiras e atrações para o turismo ecológico. São mais de cem quedas! As mais conhecidas e frequentadas são a Cachoeira da Cascatinha e a Cachoeira do Malheiros. A primeira está localizada a 4 km da cidade. O volume de água é baixo, formando quedas e uma pequena praia de areia. Por sua vez, Malheiros é uma cachoeira de cinco metros de altura e com grande volume de água.
Também na região do Serro, está localizado o Parque Estadual do Pico do Itambé, localizado na divisa de Serro com os municípios de Santo Antônio de Itambé e Capivari. Além da fauna e da flora do cerrado brasileiro, no Parque, está localizado o Pico do Itambé, ponto mais alto da Serra do Espinhaço, com 2.044 metros de altura.
Assim, a região de Serro guarda belas surpresas aos turistas. Desde a tradicional culinária mineira, passando por belos monumentos históricos, festas religiosas, até a exuberante natureza da paisagem local, é possível encontrar, neste pequeno pedaço de Minas Gerais, muita diversão e cultura em meio a muitos banhos nas águas limpas dos rios locais.
Visitar Serro sem dúvida irá lhe surpreender! Além de todos esses passeios, a cidade oferece uma boa estrutura aos visitantes com belas e confortáveis pousadas, além de restaurantes de comidas típicas e refeições rápidas.
Para aqueles turistas que adoram desvendar, conhecer o interior do Brasil, suas belezas e sua história, a visita a Serro é imperdível. Ali, no interior do estado de Minas Gerais, encontra-se o que há de mais tradicional do nosso patrimônio histórico-cultural, somado a belos rios, cachoeiras e passeios adequados ao ecoturismo.
Planeje sua próxima viagem para o interior do Brasil para visitar o Serro e divirta-se com tudo o que a região tem a oferecer!
Foto capa: http://www.defatoonline.com.br/
Adicionar Comentário