Lapinha da Serra: 4 razões para você conhecer

Depois de uma semana intensa de trabalho, nada melhor para recarregar as energias do que uma boa viagem. A cerca de 230 km  de Belo Horizonte, Lapinha da Serra é um verdadeiro paraíso ecológico, localizada aos pés do Pico do Lapinha – segundo maior pico da Serra do Cipó.

Lapinha da Serra reúne belas paisagens, grutas, cachoeiras e trilhas, agradando, desde as pessoas que buscam a calmaria do interior até aquelas que adoram uma boa aventura. Se você ainda não se convenceu, confira algumas razões para você conhecer a Lapinha da Serra.

Se você gosta de uma boa prosa, esse é o lugar!

A população de Lapinha da Serra é pequena, são aproximadamente 300 pessoas, mas muito receptiva e adora um “dedinho de prosa”. Portanto, Lapinha da Serra é uma boa oportunidade para conhecer muitas histórias e causos mineiros.

Que tal visitar um Sítio Arqueológico?

Para ter acesso ao Sitio Arqueológico, que fica localizado na margem oposta da Lagoa da Lapinha da Serra, você precisa de um barco. Mas fique tranquilo, pois é muito fácil e os próprios moradores alugam e conduzem os barcos.

A travessia do lago é uma delicia e você poderá aproveitar para tirar muitas fotos. Chegando ao Sítio Arqueológico, você vai ser surpreender, pois ele possui 7 camadas estereográficas no solo, de diferentes civilizações que viveram na região.

Aproveite um passeio completo para ficar em contato com a natureza

Se você puder estender um pouco sua estádia no vilarejo, aproveite e faça a travessia Lapinha a Tabuleiro – são 36 km de caminhada, que geralmente é feita entre 2 a 3 dias. O tempo do passeio é combinado antes com seu guia e depende muito do ritmo e preparo físico da turma.

Durante o percurso você terá contato com a rica flora local, repleta de sempre-vivas, e com o ar puro da serra, além das águas cristalinas para se refrescar. Ao final do percurso você será surpreendido com a terceira maior cachoeira do Brasil, Tabuleiro, com 273 metros. Simplesmente esplendorosa!

Ao contratar o passeio através de uma agência você tem direito a almoço e jantar, área reservada de camping e translado.

Não se esqueça de levar protetor solar, roupas confortáveis, inclusive de frio, tênis, garrafinha de água e barrinhas de cereais, porque sempre caem bem caso você precise se alimentar com urgência.

Curta a noite tradicionalmente mineira

O vilarejo tem bares e restaurantes que servem boa comida tipicamente mineira. Além disso, você até poderá curtir um show de moda de viola! Tradição e diversão caminham juntas em Lapinha.

Depois de ser apresentado a todas essas maravilhas você ainda tem dúvidas sobre os motivos para preparar as malas e partir rumo à Lapinha da Serra. Vale ressaltar que você pode se hospedar em pousadas, bangalôs ou chalés do Vilarejo e da região. As opções são para todos os gostos, e bolsos. Basta pesquisar e fazer a sua escolha! Se você já visitou essa charmosa e pequena cidade, conte para a gente nos comentários do que mais gostou.

Foto: http://www.panoramio.com/photo/38316881

David Andrade: