Acontece em Diamantina do dia 07 a 16 de novembro, a V edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Diamantina – Diamantina Gourmet, que depois do Chorinho, do Clube da Esquina e da Bossa Nova, o Festival traz a Viola Caipira como tema. A cidade mineira recebe o evento que é promovido pelo Sebrae – MG, Rota Estrada Real, Prefeitura Municipal e trade local.
O Diamantina Gourmet visa destacar a gastronomia típica da região como um importante atrativo turístico. O evento vai reunir os chefs da cidade mineira para criar novos sabores e receitas. Cursos e oficinas de gastronomia serão oferecidos, gratuitamente, aos moradores e região.
Nesta edição serão preparados pratos especiais, espetáculos e exposições que animarão a programação cultural do antigo Arraial do Tijuco. Inspirados pela cultura regional, chefs de cozinha de 9 restaurantes da cidade criaram saborosos pratos que remetem ao estilo musical. Sempre valorizando ingredientes locais, o Festival Diamantina Gourmet promete uma imperdível celebração da cultura regional, por meio da boa música e da boa comida.
Como o Festival funciona
Cada restaurante escolhe uma música do repertório da Viola Caipira e a partir dela o chef cria um menu com entrada, prato principal e sobremesa. “A gente busca elevar a qualidade gastronômica dos restaurantes de Diamantina, mas sem deixar de lado o que a cidade tem de melhor, que é a sua história e sua tradição. Por isso, buscamos temas que valorizem a cultura regional”, explica Marina Pereira, presidente da Adeltur, entidade que organiza o evento.
Durante os nove dias de programação, shows gratuitos com músicos, grupos e expoentes da Viola Caipira marcarão os compassos do V Festival Diamantina Gourmet. As apresentações musicais começam na abertura do Festival, na noite do dia 7 de novembro, sexta-feira, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Diamantina. No dia 8 de novembro, a Viola Caipira embalará a Feira do Mercado Velho pela manhã e à noite acontece o espetáculo musical Noturno no Teatro Santa Izabel.
Além do cardápio violeiro dos restaurantes, a programação contará com uma criativa Exposição Bela Mesa, com modelos de composição de mesas de almoço, jantar e lanche utilizando utensílios e peças do artesanato regional, entre outras atrações que se prolongam até o dia 16 de novembro.
Restaurantes e suas músicas
Relicário: Franguinho na Panela de Lourenço e Lourival;
O Diamante: Vide Vida Marvada de Rolando Boldrin;
O Garimpeiro: O Mineiro e o Italiano de Tião Carreiro e Pardinho;
Espaço B: Romaria de Renato Teixeira;
Relíquias do Tempo: Chalana de Mário Zan e Arlindo Pinto;
Gringos: Cabocla Tereza de Tunico e Tinoco;
Recanto do Antônio: Chico Mineiro de Tonico e Tinoco;
Restaurante Apocalipse: Tocando em Frente de Almir Sater e Renato Teixeira;
Deguste: Disparada de Geraldo Vandré e Theo de Barros;
Al Árabe: Misturas e Mistérios de Pereira da Viola;
Sushi Barroco: Beijinho Doce de Tinoco e Mazinho Quevedo.
Diamantina Gourmet – V Festival de Gastronomia e Cultura
Contato: strategia@terrazul.org.br
Website: http://www.festivaldiamantinagourmet.com.br/
Já participou das outras edições do Festival? Deixe seu recado e nos conte sua experiência!
Confira nossas pousadas em Diamantina e aproveite cada momento!
– Pousada Diamond
– Pousada dos Cristais
– Pousada Vale do Garimpeiro
– Pousada Guru Piara
Mais Pousadas em Diamantina.
Fotos: https://www.facebook.com/pages/III-Festival-de-Gastronomia-e-Cultura-Diamantina-Gourmet/344814312278866