Está pensando em fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses, mas ainda está em duvida em relação às datas?
Um dos mais belos cartões-postais do Brasil, os Lençóis Maranhenses atraem diversos turistas nacionais e internacionais durante todo o ano. Mas, tradicionalmente, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é de maio a agosto, quando é época de chuva e mais lagoas se formam na região. Saiba o clima e quando ir aos Lençóis Maranhenses.
Clima e quando ir aos Lençóis Maranhenses
Nos últimos anos, entretanto, alterações climáticas têm interferido na natureza do lugar. Durante o ano de 2012 uma grave seca atingiu o estado do Maranhão e a região dos Lençóis foi uma das mais castigadas. Apenas duas lagoas restavam naquele ano, o restante se resumia a areia.
Felizmente novas lagoas voltaram a se formar entre as areias dos lençóis, mas estudiosos alertam sobre os riscos que o lugar sofre de ser prejudicado pelo impacto das ações do homem sobre a natureza. Por isso, é sempre importante checar as condições climáticas do lugar antes de agendar a sua viagem.
A melhor dica é deixar para visitar os lençóis em um ano com bastante chuva no nordeste brasileiro, pois em épocas de seca corre-se o risco de não encontrar as belas paisagens mostradas nas fotos.
Também não é indicado viajar para os Lençóis Marenhenses de dezembro a março, pois durante o verão boa parte das lagoas secam. A época em que as lagoas mais enchem é durante o mês de junho.
Sobre o clima da região
Foto: www.flickr.com
O estado do Maranhão fica localizado entre o norte e o nordeste do Brasil e possui clima quente e úmido.
A temporada de chuvas, que se estende de maio a agosto é o período mais propício para fazer uma visita aos Lençóis Maranhenses, a 250 km da capital São Luis. É no decorrer desse período que as lagoas de água doce se formam entre as areias amarelas das dunas e atinge seu ápice durante o mês de junho.
De setembro a abril há, geralmente, escassez de chuva e muitas das lagoas acabam secando. Desde o ano de 2012, quando a maior seca do século se abateu sobre o Maranhão, a recomendação é checar as condições climáticas locais antes de agendar uma viagem aos Lençóis Maranhenses, sobretudo durante a baixa temporada de setembro a maio.
Onde ficar hospedado?
Foto: pt.deposhitphotos.com
Existem opções de hospedagem para os mais variados gostos – desde o mais sofisticados até albergues de quarto coletivo. Os preços variam de acordo com o lugar e a infraestrutura da acomodação, naturalmente.
Pela internet é possível fazer reservas com antecedência, o que pode evitar dificuldades para encontrar e preços exorbitantes durante a alta temporada.
Na cidade de Barrinhas concentram-se as hospedagens que recebem a maior parte dos turistas, enquanto Atins e Santo Amaro dispõem de instalações e estruturas mais simples. Existe ainda a possibilidade de alugar casas para temporada nos arredores do parque para os visitantes apaixonados que quiserem prolongar as férias à beira dos lençóis.
Além da possibilidade de fazer reservas online, várias agências de turismo nas principais cidades do país dispõem de roteiros e pacotes que levam até os Lençóis Maranhenses. É indispensável, entretanto, que antes de viajar o visitante reúna o maior número de informações possível para poder avaliar se vale a pena comprar um dos pacotes turístico das agências ou se é melhor montar a viagem passo a passo combinando as diversas opções possíveis.
Se a sua preocupação é estar próximo à bons restaurantes, não se preocupe. A culinária local, é apreciada por todos os cantos. Existe um restaurante especialmente bem falado em Atins, mais precisamente no canto do Atins, que é o restaurante da Luzia. Dizem que o camarão de lpa é dar água na boca!
Gostou de nossas dicas? Então venha visitar e sentir tudo isso e muito mais. Aproveite para reservar sua pousada conosco.
Foto capa: http://www.brasilvip.net
Adicionar Comentário