O apelido que os frequentadores dão a cidade é Ubachuva devido a grande quantidade de chuvas na região por conta da proximidade da Serra do Mar, mesmo nos períodos mais seco ainda tem muita pluviosidade, cuja média anual é de 2.552mm. Veja aqui mais detalhes sobre o clima e quando ir para Ubatuba!
Clima e quando ir para Ubatuba
O clima da região é tropical atlântico com a temperatura média anual de 25ºC. De vegetação de Mata Atlântica e relevo de planície litorânea, tem como principais rios, o Rio Grande de Ubatuba, Maranduca e Escuro.
A alta temporada, que abrange dezembro, janeiro, fevereiro, julho e os feriados, a cidade fica bastante cheia, afinal é uma das mais queridas do litoral paulista com atrativos naturais que misturam elementos da serra e do mar, além do turismo de aventura e esportes náuticos serem bem procurados em Ubatuba. Na baixa temporada, as praias ficam quase desertas.
Temperatura e chuvas em Ubatuba
- Temperatura anual:
Média: 25º C
Mínima: 13º C
Máxima: 30º C
- Meses mais quentes:
Janeiro e fevereiro:
Média: 25º C
Mínima: 21º C
Máxima: 30º C
- Meses mais frios:
Junho e Julho:
Média: 19º C
Mínima de 13º C
Máxima de 25º C
- Mês mais seco:
Junho
Precipitação – 84 mm
- Mês mais chuvoso
Janeiro
Precipitação – 360 mm
Eventos em Ubatuba
A cidade fervilha com eventos o ano inteiro. A seguir destacamos alguns dos mais populares. A dica é consultar o calendário do ano para saber das competições de surf e outros esportes.
Mês: Junho
- Festa de São Pedro Pescador
A tradicional festa completou 92 anos em 2015 com intensa programação na cidade durante os cinco dias.
O início da tradição foi o dia 29 de junho de 1923, quando uma missa foi celebrada pelo padre Francisco dos Passos em um altar improvisado sobre uma balsa construída por seis canoas amarradas umas às outras. A imagem de São Pedro só começou a fazer parte do evento em 1942, doada por um padre alemão.
O evento contava com missa, procissão pelas ruas, louvação a São Pedro. O peixe símbolo da festa é a tainha que migra do sul para as ‘aguas de Ubatuba na época do São Pedro Pescador. Em 1954, foi acrescentada a procissão marítima em canoas. Hoje, a festa conta com vários outros elementos que foram sendo incorporados ao longo dos anos como um Concurso da Rainha dos Pescadores, apresentação de grupos e danças tradicionais, quadrilhas, shows, procissão noturna de canoas, barracas de comidas típicas com destaque para a famosa Barraca da Tainha com destaque para a tainha na brasa. A festa passou a ser realizada na Praça de Eventos na Avenida Iperoig, no Centro desde 2007 e já reuniu cerca de 50.000 pessoas.
Foto: http://2013.ubatuba.sp.gov.br/
Mês: Agosto
- Mês da Cultura Popular em Ubatuba
A 5ª edição do Mês da Cultura Popular celebrou em 2015 os 35 anos do Projeto Tamar. O objetivo do evento é o resgate e a valorização das manifestações artísticas e culturais da região. As apresentações acontecem de 1 a 22 de agosto com programação de shows como Moraes Moreira, musicais com repertórios regionais do Litoral Norte e Vale do Paraíba, Congada de São Benedito, Roda de Capoeira, soltura de tartarugas marinhas na Praia do Itaguá, apresentação da “Dança da Fita”, exibição de filmes e curta-metragem.
Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá – Ubatuba.
Telefones: (12) 3832-6202 – (12) 3832-7014
E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Meses: Agosto e Setembro
10º Festival de Cultura Popular – Caiçarada.
O Festival da Cultura Popular agita o mês de agosto nos dias 28, 29 e 30 na Ilha dos Pescadores e se estende com a “Exposição Folclore: Cultura e Tradição” de 21 de agosto a 13 de setembro no Sobradão do Porto. O evento conta com apresentações musicais e culturais, Torneio de Truco, Corrida de Canoas, o Encontro de Contadores de Causos “João de Souza”, o tradicional Festival de Viola “João Alegre”, barracas de comidas típicas com destaque para a mais famosa delas, a Barraca da Tainha.
Foto: http://www.ubatuba.sp.gov.br/
Mês: Setembro
- Feriado Cultural da Independência
A cidade promove inúmeros eventos culturais na semana da Independência como apresentação de circo, danças, teatro, cinema, roda de conversa, culturas tradicionais, cortejo de maracatu, nas praças, igrejas e orlas da cidade.
Anual
- Etapas Circuito de Águas Abertas 2015
O tradicional Circuito Ubatuba de Águas Abertas está na 19ª edição recebendo cerca de 550 atletas em cada etapa com provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros, entre os melhores nadadores.
A 1ª Etapa aconteceu em abril na Praia do Lázaro, a 2ª etapa em junho na Praia da Maranduba. A Praia da Enseada será palco das disputas da 3ª etapa no dia 13 de setembro e a Praia do Cruzeiro recebe a 4ª etapa em 15 de novembro.
Foto: http://naildesigns.com-spot.com/
Com as nossas dicas ficou mais fácil planejar a sua viagem, não é mesmo? Então dê uma olhadinha em lindas pousadas em Ubatuba e qualquer dúvida fale com a gente nos comentários.
Foto capa: http://tourguide.com.br/
Adicionar Comentário