A pequena vila turística de Alter do Chão tem muitos atrativos incríveis com enfoque no turismo ecológico, turismo religioso e turismo de lazer. Veja nosso guia de Alter do Chão!
Guia de Alter do Chão
O clima agradável, as praias de areias brancas e águas doces que se formam no período da seca, os igarapés em matas de igapó no período da cheia, o visual da Serra da Piroca, o encontro das águas barrentas no Rio Amazonas com as límpidas do Rio Tapajós sem se misturarem, a Floresta Nacional dos Tapajós, o belo Lago Verde são alguns pontos turísticos de Alter do Chão e arredores.
Além das belezas naturais, a vila conta com a culinária típica do Pará que tem influência portuguesa, indígena e africana. As delícias da Amazônia aparecem em pratos de peixes de água doce, doces, frutas, sucos.
O artesanato, principalmente indígenas, com peças que contam muitas lendas é outro atrativo da vila, além da Festa do Sairé (ou Çairé) de cunho religioso que lota Alter do Chão em setembro.
Saiba mais sobre esse destino surpreendente e divertido!
História de Alter do Chão
Pinturas rupestres e sambaquis encontrados na região podem datar de entre oito mil a 10 mil anos atrás, o que indica que a houve indícios de povoamento anterior à era colonial. Um pouco depois, há cerca de cinco mil anos a cerâmica atribuída à cultura Tapajoara indica uma civilização mais avançada na região de Santarém.
Antiga aldeia dos índios Borari, Alter do Chão foi fundada em 1626 pelo português Pedro Teixeira, que anos antes participou de expedições, por ordem da Coroa Portuguesa, para a expulsão dos franceses de São Luís do Maranhão, dos neerlandeses no rio Xingu e dos ingleses nas margens do rio Amazonas. Em 1626, chegou ao rio Tapajós começando a história de Alter do Chão.
A aldeia foi elevada a categoria de vila em 1758 por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal. Francisco era então governador da capitania do Grão-Pará, umas entre as 14 capitanias que dividiam o Brasil. O nome Alter do Chão é em homenagem à cidade lusitana de mesmo nome, pertencente à região do Alto Alentejo, em Portugal.
Durante anos, mais precisamente nos séculos XVII e XVIII, Alter do Chão recebeu os jesuítas em suas missões religiosas, época ainda povoada majoritariamente pelas comunidades dos índios Borari cujos vestígios são encontrados até hoje.
Alter do Chão foi uma das rotas de transporte do látex no início do século XIX resultando no desenvolvimento da vila, mas logo o extrativismo na Amazônia caiu em decadência atingindo economicamente Alter.
Hoje, vila da cidade de Santarém colhe os frutos da aposta que fez no turismo desde a década de 90 recebendo milhares de turistas do mundo inteiro e sendo o principal atrativo dos arredores de Santarém.
Foto: http://www.intravel.com.br/
Viagens Personalizadas para Alter do Chão
Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada para Alter do Chão? O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim, incluindo um roteiro 100% personalizado para você! Conheça mais sobre o Instaviagem.
Geografia, Clima, e População de Alter do Chão
Alter do Chão é um dos distrito do município de Santarém, no estado do Pará. A localização ao norte do país faz com que as estações se diferenciem da maioria dos outros estados. O inverno entre dezembro e maio é a época das chuvas e, consequentemente, da cheia dos rios. O verão, entre junho e novembro, chove muito pouco sendo a época do vazante dos rios, quando aparece o principal ponto turístico da região: as praias de água doce.
O clima é Equatorial, quente e úmido, sem muita variação da temperatura durante o ano. Oscilando entre 25 e 28 graus, a média anual é de 26 graus com umidade relativa do ar de 86%.
A população da vila é de cerca de 6.000 habitantes.
Foto: http://espacoalterdochao.blogspot.com.br/
Centro de Atendimento ao Turista
O novo CAT de Alter do Chão foi reinaugurado em julho de 2015 com atendentes bilíngues nas salas de informações turísticas, quadros e objetos enfocando a cultura e arte da região, além da venda de artesanato local e das cores vibrantes na decoração.
Funcionamento: todos os dias até às 20 horas.
Foto: http://www.blogdoedyportela.com.br/
Dados Importantes
- DDD – 93
- Voltagem: 110
- Operadoras de Celular: Claro, Oi, Vivo, Tim.
Curtiu nosso mini guia? Veja mais sobre a noite em Alter, reserve a sua pousada e boa viagem!
Foto capa: http://espacoalterdochao.blogspot.com.br/
Adicionar Comentário