Leia agora o guia de São Joaquim e conheça mais sobre esta bela cidade brasileira!
Guia de São Joaquim
Toda cidade tem uma história por trás. E quanto mais entendemos essa história, melhor entendemos os hábitos e a cultura do local. Para quem gosta de ir mais a fundo, e usar as férias para aprender algo de novo, um pequeno guia já pode ser de grande ajuda. Pensando nisso, preparamos um artigo especialmente sobre a cidade de São Joaquim. Ao visitar a serra catarinense, você já pode ir preparado – para descansar e para incrementar seus conhecimentos!
História de São Joaquim
A história de São Joaquim é bem interessante. Acredita-se que os primeiros a criarem raízes na região teriam sido os estancieiros – ou seja, os fazendeiros – gaúchos. Os registros mais antigos são datados de 1750, quando Bento do Amaral Gurgel se casou com Catarina Fragoso. Outros casamentos entre famílias pioneiras, principalmente a família Silva Ribeiro, foi criando na região uma espécie de feudo rural.
Foto: http://www.mochileiros.com/
Ou seja, a região era dominada por algumas famílias proprietárias de fazendas. Anos depois, em 1866, começaram a ser construídas as primeiras estradas que ligavam São Joaquim a Lajes e Laguna, acelerando o desenvolvimento da região.
São Joaquim foi declarado um distrito no ano de 1871, na época com o nome de São Joaquim da Costa da Serra. Em 1886, foi separado da Freguesia de Lajes e se tornou um município, ainda com esse nome. E, em 1924, passou a ser considerado uma cidade.
Geografia de São Joaquim
Foto: http://slideplayer.com.br/
São Joaquim fica na região da serra, com um relevo portanto formado de montes e vales. Sua altitude é de 1.360 metros, uma das maiores do Brasil. Por esse motivo também, seu clima é um dos mais baixos do país – com temperatura média anual de apenas 13°C. No mês de Junho, durante o pico do inverno, essa média cai para 9,7°C e pode ocorrer precipitação de neve. A umidade relativa do ar em São Joaquim é estável ao longo do ano, e os níveis de chuva são altos na maioria dos meses.
Curiosidades de São Joaquim
São Joaquim é uma cidade cheia de curiosidades que muita gente nem imagina. Vamos conhecer algumas?
Do ponto mais alto da Serra do Rio do Rastro, um dos pontos turísticos da região de São Joaquim, é possível avistar a olho nu o ponto mais alto do Rio Grande do Sul – o Montenegro.
Foto: http://oscaminhosdosul.blogspot.com.br/
Embora São Joaquim seja considerada a cidade mais fria do Brasil, não foi lá que a menor temperatura nacional foi encontrada. A menor temperatura já registrada em São Joaquim foi de -9°C durante Julho de 2000. Porém, na cidade de Urubici – que fica bem próxima – a temperatura chegou a -17,8°C durante Junho de 1996.
Foto: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/
São Joaquim empresta seu nome ao Parque Nacional de São Joaquim, que fica ao lado da cidade (com acesso através de Urubici e Bom Jardim da Serra). Lá são protegidos mais de 49 mil hectares de mata de araucária e diversas espécies de animais em ameaça de extinção – como o lobo-guará, a águia-cinzenta e o papagaio-charão.
Foto: http://theplanetd.com/
Em São Joaquim, a vinícola Pericó produz um tipo muito especial de vinho: o icewine. Na sua preparação, as uvas são colhidas congeladas, em temperaturas abaixo de -6°C. Esse tipo de vinho também é produzido no Canadá, Austria, Itália e Alemanha.
São Joaquim também é muito reconhecida pela sua gastronomia, pontos turísticos e atividade inusitadas!
O que achou do nosso guia de São Joaquim? Tem alguma dica para nos dar sobre a cidade? Deixe seu comentário!
Foto capa: http://aryturis.blogspot.com.br/
Adicionar Comentário