Localizada a 12 km da cidade de Diamantina e 300 km da capital mineira Belo Horizonte, a Vila do Biribiri reserva diversos encantos para você!
Vila do Biribiri: turismo ecológico pertinho de Diamantina
A Vila do Biribiri foi fundada em 1876 por Dom João Antônio dos Santos e sua família, para abrigar uma indústria têxtil. Com a construção da fábrica mulheres pobres do Vale do Jequitinhonha, eram beneficiadas com emprego. No início ela funcionava com 20 teares (aparelho mecânico ou eletromecânico utilizado para fazer tecelagem), sob a direção da firma Santos & Cia. Foram criadas oficinas de lapidação e fundição de metais onde foi feito o sino da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
Cerca de 600 empregados e suas famílias viviam na Vila do Biribiri. Nela havia usina hidrelétrica para gerar força motriz e iluminação, água encanada e outras novidades que eram revolucionárias na época. Também dispunha de clube, escola, restaurante, barbearia e outros comércios, para que a vida dos trabalhadores que ali viviam pudesse ser mais confortável.
No ano de 1972 a fábrica foi desativada e colocada à venda pela família Mascarenhas, que é proprietária do vilarejo. Como não houveram interessados a pagar a quantia exigida, que era de no mínimo US$ 2 milhões, a Vila do Biribiri foi retirada do mercado para venda. Desde então ela vem sido mantida pela empresa de tecidos Estamparia S/A.
Como funciona a Vila do Biribiri hoje
Foto: http://ambiente.kohn.eco.br/
Agora a Vila é uma opção de lazer para os moradores de Diamantina e também turistas do Brasil e do mundo. Ela está estruturada para receber visitas de segunda a domingo.
Mais frequentada nos finais de semana a Vila do Biribiri dispõe de bar e restaurante que são procurados na hora do almoço, após os passeios nas cachoeiras.
A Estamparia S/A mantém a Vila aberta à visitação pública e destina orçamentos necessários para sua conservação, contribuindo com mais um importante ponto turístico de Minas Gerais.
Embora a Vila seja privada, ela fica dentro do Parque Estadual do Biribiri, possibilitando a visita de turistas.
Cachoeiras
Foto: http://vivadiamantina.com.br/
Próximo a Vila do Biribiri estão as cachoeiras da Sentinela e dos Cristais…
Como chegar na Vila do Biribiri
Foto: http://www.skyscrapercity.com/
O acesso de Diamantina até Biribiri é passando pelas cachoeiras e áreas para acampamentos dentro do Parque Estadual do Biribiri. O caminho é de terra e de carro, e dura cerca de 30 minutos. Em época de chuva é aconselhável que o viajantes se informem com os seguranças da guarita do Parque, para saber se há trechos que estão com lama, o que pode dificultar o percurso até a Vila do Biribiri.
Restaurante Raimundo sem braço
Foto: http://www.tripadvisor.com.br/
Restaurante Raimundo sem braço – Situado a 26km de Diamantina, na Vila do Biribiri, está o Restaurante Raimundo sem braço. Ele oferece a mais deliciosa comida mineira da região, contendo em seu cardápio pratos típicos como o frango ao molho parto, frango com quiabo, entre outras delícias, além é claro dos tira-gostos. Também variados sabores de cachaça da roça e cerveja gelada.
Foto: http://www.dzai.com.br/
Horário de visitação da Vila do Biribiri: Segunda à domingo de 07:00 até as 18:00 horas.
Pousada
Foto: http://www.pousadinhas.com.br/vila+do+biribiri
Gostou do nosso post? Conhece a Vila do Biribiri? Conte-nos sua experiência nessa linda vila em Minas Gerais!
Foto capa: http://www.panoramio.com/
Adicionar Comentário