Monastério de Pedralbes

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Monastério de Pedralbes

Fundado em 1326, este convento sereno foi aberto ao público pela primeira vez em 1983 e é agora um museu de vida monástica (as poucas freiras restantes se mudaram para edifícios vizinhos mais modernos). Ele fica em uma área residencial que era zona rural até o século 20, e que continua a ser um canto divinamente quieto de Barcelona. O destaque arquitetônico do convento é o grande e elegante claustro de três andares, uma jóia do gótico catalão, construída no início do século XIV.

Seguindo seu curso à direita, pare na primeira capela, a Capella de Sant Miquel. Ferrer Bassá, um dos primeiros pintores documentados da Catalunha, criou seus murais em 1346. Perto está a sepultura ornamental da rainha Elisenda, que fundou o convento. Excepcionalmente, é dividido em dois: o lado no claustro mostra-a vestida como uma viúva penitente, enquanto a outra parte, uma obra-prima de alabastro dentro da igreja adjacente, a mostra vestida como rainha.

Ao passear pelo rés-do-chão do claustro, espreite o refeitório restaurado, cozinha, estábulos, armazéns e uma reconstrução da enfermaria. Todos dão uma boa ideia da vida conventual. Comer no refeitório deve ter sido monótono, seguindo as exortações de Silentium (Silêncio) e Audi Tacens (Escute e Mantenha Quieto) escritas nas paredes. Mais difícil ainda deve ter sido passar os dias nas celas no chão e no primeiro andar em um estado de oração quase perpétua e leitura devocional.

No andar de cima é um grande salão que abrigava o dormidor (quartos de dormir); suas pequenas células noturnas já foram removidas há muito tempo. Hoje, uma coleção modesta da arte do mosteiro, especialmente obras devocionais góticas, e móveis enfeitam este espaço. A maioria é de artistas catalães em grande parte desconhecidos, com algumas obras flamengas do século XVI, e foi adquirida graças à considerável riqueza das freiras da classe alta do convento.  Ao lado do convento, a igreja sóbria é um excelente exemplo do gótico catalão.

Ingressos: visita guiada por 3-7 euros (sábados 11h30-12h30, domingos 11h30-13h) com itinerários e temas variados. Tem dias de concertos líricos, workshops de meditação zen e mais. Consulte o site para mais infos da programação, valores e reservas. Necessária prévia reserva online.

Para comer por aqui: El Jardí de l'Abadessa, Gerbard, Restaurant Ivorra 10. 

COVID Report: funcionando com restrições - durante a visita, por motivos de conservação, a capela de Sant Miquel tem capacidade para apenas 5 pessoas e a porta deve permanecer fechada.  No entanto, a Casa do Capítulo  e a parte da exposição Atrás das Muralhas do mosteiro permanecem fechadas até últimas infos. 

 

Recomendação:

Viajante Solo; Casal; Família; Amigos

Categoria:

Museus, Museus especializados

Endereço:

Baixada del Monestir, 9, 08034 Barcelona, Espanha

Horários:

Segunda: Fechado
Terça: Consulte
Quarta: Consulte
Quinta: Consulte
Sexta: Consulte
Sábado: Visita guiada manhã
Domingo: Visita guiada manhã

Horários sujeitos à alteração

Avaliações:

Google: 4.6
Facebook: N/A

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: