Fundação Joan Miró

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Fundação Joan Miró

Joan Miró, a mais conhecida descendência artística da cidade do século 20, legou esta fundação de arte à sua cidade natal em 1971. Seus edifícios cheios de luz, projetados pelo amigo e arquiteto Josep Lluís Sert (que também construíram os estúdios de Mallorca de Miró), abarrotado de obras seminais, dos esboços tímidos de Miró às pinturas de seus últimos anos. O templo branco cintilante de Sert é considerado um dos mais importantes edifícios do mundo; o arquiteto projetou depois de passar boa parte dos anos de ditadura de Franco nos EUA, como chefe da Escola de Design da Universidade de Harvard. A fundação repousa em meio à vegetação da montanha e contém a maior coleção única do trabalho do artista, compreendendo cerca de 220 de suas pinturas, 180 esculturas, alguns tecidos e mais de 8000 desenhos que abrangem toda a sua vida. Apenas uma pequena porção está sempre em exibição.
As exposições dão uma impressão ampla do desenvolvimento artístico de Miró. Os primeiros quartos (11 e 12) comportam várias obras, incluindo uma tapeçaria gigante em suas cores primárias. A Sala 13, um espaço do porão chamado Espai 13, leva você para baixo para uma pequena sala para exposições temporárias. Depois de visitar a Sala 13, suba as escadas e desça para outras duas salas do subsolo, 14 e 15. Juntamente rotulados de Homenatge a Joan Miró (homenagem a Joan Miró), este espaço é dedicado às fotos do artista, um vídeo de 15 minutos sobre sua vida e uma série de obras de alguns de seus contemporâneos, incluindo Henry Moore, Antoni Tàpies, Eduardo Chillida, Yves Tanguy e Fernand Léger.
Voltando ao nível principal, você encontrará a Sala 16, a Sala Joan Prats, que tem obras que abrangem os primeiros anos até 1919. Aqui, você pode ver como o jovem Miró se afastou, sob influência surrealista, de seu relativo realismo para um estilo único que usa cores primárias e formas morphed simbolizando a lua, a forma feminina e aves.
Este tema é continuado no andar de cima no quarto 17, a Sala Pilar Juncosa (em homenagem a sua esposa), que abrange os anos 1932 a 1955, seus anos surrealistas. As salas 18 e 19 contêm obras-primas dos anos de 1956 a 1983, e a Sala 20, uma série de pinturas feitas em papel. A sala 21 abriga uma seleção da coleção particular Katsuta de obras de Miró de 1914 a 1974. A sala 22 completa a exposição permanente com algumas pinturas e bronzes das décadas de 1960 e 1970.
Do lado de fora, no flanco leste do museu, fica o Jardí de les Escultures, um pequeno jardim com várias peças de escultura moderna. As áreas verdes que rodeiam o museu, juntamente com o jardim, são perfeitas para um piquenique à sombra, depois de um longo dia de turismo.

Valores (2023): entrada geral coleção permanente + exposições temporárias por 14 euros a inteira e 7 euros o reduzido. Somente exposição temporária por 8 euros (reduzido - 5 euros).  Gratuidade para menores de 15 anos.  Adquira online para garantir seu ingresso.
Atenção: entrada permitida até 30min antes do horário de encerramento.

 

Recomendação:

Viajante Solo; Casal; Família; Amigos

Categoria:

Museus, Museus especializados

Endereço:

Parc de Montjuïc, s/n, 08038 Barcelona, Espanha

Horários:

Segunda: Fechado
Terça: 10:00 - 20:00
Quarta: 10:00 - 20:00
Quinta: 10:00 - 20:00
Sexta: 10:00 - 20:00
Sábado: 10:00 - 20:00
Domingo: 10:00 – 18:00

Horários sujeitos à alteração

Avaliações:

Google: 4.4
Facebook: N/A

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: