Destinos: San Pedro de Atacama

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre San Pedro de Atacama

Chuvas escassas e um cenário árido comparável ao encontrado em Marte. San Pedro do Atacama, considerado como o lugar mais seco do mundo, consegue atrair um número impressionante de turistas do mundo inteiro – e que não pára de crescer. A explicação é sua paisagem singular e impressionante. 

As atrações naturais mais interessantes estão localizadas fora do setor urbano de San Pedro. A lista de pontos imperdíveis é tão extensa quanto aquelas terras do norte do Chile, cujo principal acesso aéreo se dá por Calama, a 98 quiilômetros da cidade. Prepare-se para encontrar aldeias soterradas, fortalezas pré-incas, desertos de sal e até gêiseres fumegantes.

Recomendamos a todos os viajantes que leiam as orientações gerais do Ministério de Relações Exteriores para se assegurar de todos os detalhes da viagem e conseguir receber assistência caso seja necessário. O documento está disponível no site do Itamaraty (http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar/orientacoes-gerais-para-quem-vai-viajar-ao-exterior).

Recomendações

O Itamaraty recomenda viajar com um grau moderado de cautela para o Chile. Durante viagens ao exterior, cidadãos brasileiros devem permanecer atentos e ter sempre cautela para evitar furtos e perdas de documentos.

No caso de o cidadão brasileiro ser vítima de furto, roubo, fraude, violência ou outro tipo de crime, deve sempre prestar queixa à Polícia, fazendo o pertinente B.O. (Boletim de Ocorrência). Esse será o primeiro passo para uma eventual reparação posterior dos prejuízos sofridos. Por exemplo, se ocorrer um furto dentro de um hotel, não aceite a explicação de que a direção não se responsabiliza por objetos que não foram deixados sob a sua guarda. Pela legislação chilena, o hotel é de fato responsável pelos furtos que ocorrerem em suas dependências, uma vez que o hóspede está pagando por um serviço que inclui também a sua segurança pessoal e a dos seus pertences dentro do hotel. O mais aconselhável a fazer é chamar a polícia ou prestar queixa na delegacia.

Em suas grandes linhas, há entre o Brasil e o Chile bastante proximidade de sistemas legais e de costumes, o que faz com que não existam particularidades locais relevantes que possam afetar o turista brasileiro.

Viagens ao deserto   

Cidadãos brasileiros com intenção de viajar ao deserto do Atacama devem fazer-se acompanhar de guia ou expedição responsável pelo passeio. Nessas áreas, mesmo rodovias principais podem conter areia na pista, potencializando acidentes. Em geral não há sinal telefônico nessa região e as temperaturas desérticas impõem riscos a viajantes que se acidentam na localidade.

Gorjetas        

Costuma-se dar gorjeta em restaurantes de 10% do valor da conta. Também se dá gorjeta nos estacionamentos de supermercado e nos caixas (empacotadores). Nestes casos, não mais que $300.

Contatos importantes          

Os principais telefones de emergência são:   
Ambulância – 131      
Bombeiros – 132        
Polícia (Carabineros) – 133    
Resgate marítimo – 137         
Resgate aéreo – 138  

Consulado-Geral do Brasil em Santiago

Endereço: Calle los Militares 6191. Santiago, Chile.
Telefone: (562) 2820-5800
Plantão Consular: (569) 9334-5103 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: cg.santiago@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://cgsantiago.itamaraty.gov.br/es-es/

Informacões úteis

Veja informações úteis gerais sobre San Pedro de Atacama e Chile.

Os Especialistas do Instaviagem recomendam este destino para o perfil:


💏 Casal
💃 Viajante Solo
👪 Família
👯 Amigos
🌲 Natureza
🚵 Aventura
🍴 Gastronomia
💆 Relax
💙 Romântico
🏯 Cultura
🌆 Agito
🏡 Cidade Pequena
🌊 Praia

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: