Sobre Pucón, Cautín
Localizada à beira do lago e aos pés do fumegante vulcão, a cidade atrai turistas o ano todo. O verão é ideal para praticar esportes náuticos como windsurfe, canoagem e kitesurfe, além da pesca, enquanto no outono e primavera descortinam coloridos matizes naturais.
Quando o inverno chega, a atração principal é a estação de esqui que atrai praticantes de todo o mundo.
Descer as encostas de um vulcão tem lá o seu charme. A árdua subida ao vulcão é o que leva muitos viajantes à cidade e pode ser feita durante todo o ano -- no verão é mais fácil, pois a quantidade de neve é menor e a possibilidade de pegar um dia de tempo aberto, maior.
Recomendamos a todos os viajantes que leiam as orientações gerais do Ministério de Relações Exteriores para se assegurar de todos os detalhes da viagem e conseguir receber assistência caso seja necessário. O documento está disponível no site do Itamaraty (http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar/orientacoes-gerais-para-quem-vai-viajar-ao-exterior).
Cuidados com o cartão de entrada em viagens ao Chile
Em viagens ao Chile, recomenda-se aos turistas brasileiros manter em local seguro o cartão de entrada entregue pela autoridade migratória (Policía de Investigaciones - PDI), que deverá ser apresentado ao deixar o país. O extravio desse documento, que tem formato semelhante ao de um "ticket" de compras, pode gerar atrasos na saída do país e outros transtornos, como perda de voos e multa por remarcação de passagens. Além dos cuidados com o cartão, o Consulado-Geral do Brasil em Santiago recomenda também a contratação de seguro de assistência médica com vigência internacional.
Recomendações
O Itamaraty recomenda viajar com um grau moderado de cautela para o Chile. Durante viagens ao exterior, cidadãos brasileiros devem permanecer atentos e ter sempre cautela para evitar furtos e perdas de documentos.
Embora não estejam acima das grandes metrópoles brasileiras, os índices de violência estão aumentando no Chile, especialmente em Santiago e Valparaiso. Crimes menores podem ocorrer nas principais áreas turísticas, em hotéis e restaurantes, cafés e bares, estações de trens e ônibus e nos portos marítimos. Recomenda-se especial atenção nas áreas de Cerro Santa Lucia, Cerro San Cristobal e no Mercado Central, já que furtos foram relatados nessas localidades.
No caso de o cidadão brasileiro ser vítima de furto, roubo, fraude, violência ou outro tipo de crime, deve sempre prestar queixa à Polícia, fazendo o pertinente B.O. (Boletim de Ocorrência). Esse será o primeiro passo para uma eventual reparação posterior dos prejuízos sofridos. Pela legislação chilena, o hotel é de fato responsável pelos furtos que ocorrerem em suas dependências, uma vez que o hóspede está pagando por um serviço que inclui também a sua segurança pessoal e a dos seus pertences dentro do hotel. O mais aconselhável a fazer é chamar a polícia ou prestar queixa na delegacia.
Em suas grandes linhas, há entre o Brasil e o Chile bastante proximidade de sistemas legais e de costumes, o que faz com que não existam particularidades locais relevantes que possam afetar o turista brasileiro.
Gorjetas
Costuma-se dar gorjeta em restaurantes de 10% do valor da conta. Também se dá gorjeta nos estacionamentos de supermercado e nos caixas (empacotadores). Nestes casos, não mais que $300.
Contatos importantes
Os principais telefones de emergência são:
Ambulância – 131
Bombeiros – 132
Polícia (Carabineros) – 133
Consulado-Geral do Brasil em Santiago
Endereço: Calle los Militares 6191. Santiago, Chile.
Telefone: (562) 2820-5800
Plantão Consular: (569) 9334-5103 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: cg.santiago@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://cgsantiago.itamaraty.gov.br/es-es/