Sobre Museus Arqueológicos de Istambul
Um importante e fascinante museu de Istanbul, com um rico acervo de itens pré-históricos, gregos, romanos e bizantinos, todos itens vindos do Palácio Topkapi. Para amantes de história, é daqueles locais imperdíveis da cidade. O complexo é dividido em 3 prédios: o principal com arquitetura neoclássica, guarda em si as maiores preciosidades do acervo, o segundo abriga o Museu de Arte Oriental Antiga ((Eski Sark Eserleri Müzesi) com arte pré-islâmica, enquanto o terceiro prédio, chamado de Pavilhão Azulejado (Cinili Kösk), é um dos prédios otomanos mais antigos ainda de pé em Istanbul. O Pavilhão foi construído em 1472, em arquitetura persa, pelo Sultão Mehmet, o Conquistador, como um local para assistir jogos e esportes, mas hoje brilha pelo trabalho de cerâmica e azulejo impressionante, do séc. XVI (azulejos Iznik) e pela decoração faiança preservada.
Não perca: Sarcófago de Alexandre, desenterrado na região do Líbano pelo arqueólogo otomano Osman Hamdi Bey, pertencente à necrópole da realeza de Sidon, com desenhos da guerra dos macedônios contra os persas. Observe também o sarcófago dos Enlutados, com 18 mulheres lamentando. Já o Sarcófago do império Otomano também merece destaque, em especial o de Satrap, do séc. V, o Lycian, e o Sidamara (séc. III).
Dica: não deixe de dar uma voltina no Parque Gulhane, que já foi o jardim dos sultões otomanos, com muito verde e flores, sombras frescas e vista do Chifre Dourado.
Ingresso (2024): 200 TL. Crianças com menos de 12 - gratuito. Bilheteria fecha 1h antes do fim de visita no museu. Adquira online no link abaixo: