Dicas de Transporte em Istambul
A cidade possui serviços de metrô, “metrobus”, ônibus, “tramway”, teleférico e barcos, que cruzam o Estreito de Bósforo, fazendo o transporte entre o lado asiático e europeu, e navegam pelo Chifre de Ouro.
Transporte ferroviário: As ferrovias são meio de transporte de baixo custo amplamente utilizado; a rede ferroviária turca cruza o país de leste a oeste. Transporte marítimo: Nas cidades costeiras, como Izmir e Istambul, os serviços de ferry oferecem para muitos passageiros uma opção viável, tanto pela rapidez quanto pelo alcance da cobertura.
Transporte público: O Istanbul Kart (cartão de transporte público), adquirido nos guichês dos principais pontos de metrô e portos, como em Taksim e Besiktas, tem tarifa mais barata e ainda confere descontos a cada trecho percorrido pelo usuário em um determinado espaço de tempo. Valor inicial do cartão: TL 7,00, que será carregado com créditos a critério do usuário. Tarifas iniciais de metrô e ônibus: TL 2,15. Tarifas iniciais de barcos variam entre TL 2,15 e TL 7,80. Sem o cartão, o valor do transporte público varia entre TL 4,00 e TL 10,00. No que se refere às viagens de longa distância, as estradas são a opção de muitos, já que diversas agências de viagens operam ônibus com saídas frequentes dos centros metropolitanos para todas as cidades do país, até mesmo as mais longínquas. As principais empresas de ônibus que fazem transporte inter-municipal na Turquia são: Kamil Koç, Ulusoy, Varan e Nilufer. Mapa dos transportes públicos em Istambul e tarifas podem ser consultadas em www.iett.gov.tr , www.ido.com.tr.
Transporte rodoviário: Em Istambul, o trânsito é complicado, com engarrafamentos diários nas principais vias nos horários de pico, de manhã e no final da tarde. A melhor alternativa é o transporte público, especialmente metrô e metrobus.
Táxis: meio rápido de transporte local. A oferta de táxis é abundante, com bandeira única, para dia, noite e finais de semana, com tarifa inicial de TL 2,90.
(fonte: MRE)
Para aluguel de veículos, os turistas brasileiros deverão apresentar passaporte com o carimbo de entrada na Turquia e Brasileiros podem dirigir na Turquia com a carteira de motorista brasileira (CNH) ou a Permissão Internacional para Dirigir (PID) por um período máximo de 6 meses a contar da data de entrada na Turquia (infos do Consulado Geral da Turquia no Brasil). O condutor deve ter pelo menos 21 anos de idade (pode mudar de acordo com a categoria do carro) e pelo menos 1 ano de habolitação. Condutores menores de 25 anos podem ter taxas adicionais cobradas na retirada do carro, enquanto condutores maiores de 70 anos podem não conseguir locar carros em algumas locadoras.
As estradas na Turquia são, em geral, ótimas, mas não se esqueça de se atentar Às regras de trânsito, principalmente limites de velocidade, pra não ser multado. Cinto de segurança é obrigatório, luzes acesas na estrada inclusive de dia. Cuidado em estradas em zonas rurais, pois é comum ter animais na pista.