Sobre Mesquita Azul
Uma das mais belas mesquitas da cidade, a Mesquita Azul é legado do Sultão Ahmet I, construída entre 1609 e 1616, com 6 minaretes (espécie de torre), como a Grande Mesquita na cidade sagrada de Mecca (foi construída uma 7a minarete em Mecca para acabar com o mal estar causado). É a Mesquita mais importante da cidade, e sua concepção foi feita pelo arquiteto Sedefkar Mehmet Aga, que também era poeta.
O nome da mesquita é graças ao seu interior: uma decoração com muiiiitos azulejos Iznik azuis, num momento de esplendor da arquitetura Otomana. Se for no entardecer, verá ainda mais beleza no local, e poderá inclusive testemunhar as orações. Repare ainda nas lindas janelas, os versos do Corão escritos, a bela cúpuca de 34 metros, o Mihrab de mármore mostrando a direção de Mecca.
Dica: atrás da mesquita está o Arasta Bazaar, ótima opção para comprar itens artesanais e lembranças de ótima qualidade. Outra dica é dar uma passada no Museu do Mosaico do Grande Palácio, que é pequeno mas traz fragmentos da pavimentação em mosaico que estava enterrado até 1950.
Observe: é necessário retirar os sapatos para entrar, mulheres devem entrar com cabeça coberta (fornecido gratuitamente na entrada). Não usar saias curtas e bermudas, nem camisetas sem manga. Pode tirar fotos sem flash. A mesquita fecha alguns períodos durante o dia para a oração (90 minutos de oração) - para checar o horário de oração no dia da sua visita (pois há variação), consulte o site http://www.namazvakti.com/Main.php?WSLanguage=EN
Entrada gratuita, doações são bem vindas para manutenção do templo. Veja regras sobre visitação e vestimenta em: http://www.sultanahmetcamii.org/rules-and-regulations/