Sobre Museu Hermitage
O museu é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Louvre. Originalmente, o Hermitage foi construído para ser o Palácio de Inverno dos czares russos, funcionando desta forma até 1917, ano da Revolução Russa.
Além do emblemático prédio verde água, o Hermitage conta com 10 edifícios, contendo mais de 3 milhões de peças artísticas, além de diversos monumentos que fazem parte de sua área. Os de maior destaque são:
O Palácio de Inverno: é a edificação principal, o maior e de coloração verde, onde ficam os aposentos reais, com móveis da mobília czarina, além das obras mais famosas que vão da Idade Antiga ao Renascimento.
A Praça do Palácio: enorme praça emoldurada pelo prédio principal do Hermitage e o Palácio do Estado-Maior. Ali ocorreram inúmeras manifestações, inclusive as que deram início à Revolução Russa. Ela é o coração de São Petersburgo, pois liga a maior avenida da cidade, a Nevsky, à Ponte do Palácio.
A Coluna de Alexandre: elevada em comemoração a vitória russa sobre o exercito francês de Napoleão Bonaparte, esse obelisco fica no centro da Praça do Palácio e é composto por uma única peça de granito de mais de 25 metros e 600 toneladas.
O Palácio do Estado-Maior: o enorme palácio amarelo que fecha a Praça do Palácio e abriga a coleção de arte moderna do Hermitage. Seus dois prédios são separados por um arco triunfal também em comemoração a vitória da Rússia contra a invasão napoleônica.
O Pequeno Hermitage: o pequeno palácio verde claro ao lado e unido ao Palácio de Inverno por uma ponte coberta foi o lugar que Catarina II, a mais famosa czarina russa, resolveu construir para morar isolada. Nele ficam as obras da Europa Ocidental.
O Novo Hermitage: O edifício difere dos outros por apresentar em sua fachada figuras atlantes “segurando” suas paredes. Nele fica a coleção de arte antiga, principalmente Greco-romana.
O Teatro do Hermitage: O balé russo é tido como o melhor do mundo. Aproveite então sua passagem pela Rússia e vá assistir ao magnífico O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, no Teatro Hermitage. Lá os ingressos são bem mais em conta que os do Teatro Mariinsky.