Transporte: Saint Petersburg

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Dicas de Transporte em Saint Petersburg

Transporte público: São Petersburgo oferece muitas opções de transporte público, que costumam ser bastante eficientes. O sistema metroviário interliga toda a cidade, com estações em pontos estratégicos nas proximidades dos principais atrativos turísticos, além de possuírem letreiros com informações em inglês, facilitando a vida do turista. É possível comprar um bilhete avulso por RUB 28 ou comprar um cartão e carregá-lo de acordo com o número de passagens que for utilizar. Além do metrô, existem trens ligando São Petersburgo a outras cidades, ônibus e a Marshrutka (que se assemelha a uma van). 

Táxis: Na Rússia, é comum carros particulares darem carona em troca de pagamento e o aspecto da segurança em tal modalidade de transporte é bastante discutível. É mais seguro e recomendável usar os táxis oficiais. Geralmente eles são identificados pela cor amarela e pelo sinal “xadrez” em cima do carro. Muitos taxistas não usam taxímetro, portanto é aconselhável negociar sempre o valor da corrida antes de fazê-la. Como a maioria dos taxistas não fala inglês e o alfabeto usado na Rússia não é o latino, é recomendável levar bloco de papel e caneta e pedir ao motorista para anotar o valor da corrida no papel antes de iniciá-la. Aplicativos de celular para táxis e transportes privados são amplamente utilizados na Rússia. Contudo, Moscou, como as grandes metrópoles, tem sérios problemas de engarrafamento. Não é recomendável andar longas distâncias de táxi - às vezes, perdem-se horas para percorrer alguns poucos quilômetros, e o preço pode ser abusivo. Entretanto, os taxistas são, em geral, confiáveis no que diz respeito a trocos, circuitos, rotas, etc.

A rede de estradas russas é vasta, embora seja preferível o sistema ferroviário para viagens, em decorrência do trânsito nas grandes cidades e da pontualidade e variedade de rotas dos trens russos. Os motoristas dirigem pela direita. Cidadãos brasileiros devem evitar dirigir à noite, especialmente sozinhos, e não dormir em veículos nos acostamentos. Em áreas rurais, é comum haver animais na pista. Em áreas urbanas, alguns carros podem não estar funcionando corretamente. Há pouca estrutura para assistência nas estradas, sobretudo em rodovias, e visitantes devem estudar, com antecedência, o caminho que devem percorrer.

Aluguel de veículos: Existem varias agências de aluguel de carros em Moscou. Recomenda-se dar preferência às locadoras maiores e mais conhecidas, que operem no restante da Europa.

Carteira de Habilitação: Cidadãos brasileiros podem dirigir na Rússia com a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo DENATRAN. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira não é aceita pelas autoridades locais. (Fonte: MRE)

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: