Sobre Visita guiada pelos Sassi de Matera
Nos reuniremos na hora marcada na Piazza Pascoli, ponto onde começaremos essa viagem ao passado de Matera. Para isso, faremos uma breve introdução para nos familiarizar com sua história e aprenderemos dados interessantes sobre sua arquitetura e seu caráter antropológico. Em seguida, vamos até a Civita, o ponto mais alto dos Sassi de Matera. Durante a caminhada, iremos observando os monumentos que caracterizam essa parte da cidade, como as igrejas barrocas do Purgatório e de São Francisco de Assis. Passaremos pela Via delle Beccherie, que antigamente era uma rua comercial, e chegaremos à Piazza Vittorio Veneto, onde veremos a fonte do século XIX mandada construir pelo rei Fernando II, além de uma fantástica panorâmica do Sasso Barisano. No Sasso Barisano, visitaremos um espaço subterrâneo, conhecido como hipogeu, e entraremos também em uma casa-gruta na qual descobriremos como viviam os camponeses até os anos 50, quando se viram obrigados a abandonar essas casas tradicionais. Depois, entraremos em uma curiosa oficina de artesanato repleta de peças diferentes realizadas com tufo.
Posteriormente caminharemos até o Sasso Caveoso, onde aproveitaremos para visitar uma de suas igrejas rupestres escavadas na rocha, pertencente ao período ítalo-grego e que abriga em seu interior ícones do período entre os séculos X e XIII.
Antes de finalizar o tour pelos Sassi, realizaremos uma parada para fazer uma degustação de produtos típicos de Matera, que variarão de acordo com a estação do ano. Concluiremos a visita três horas depois do início.
Incluído: Guia em inglês. Ingressos. Degustação de produtos típicos.