Feriados 2018: para onde viajar?

Bombinhas, Santa Catarina - Foto: Shutterstock

Começa o ano novo e com ele os dias de trabalho também se iniciam. Não demora muito e já estamos dando uma pesquisada para onde viajar nos feriados de 2018, seja para poder dar uma respirada da loucura da rotina, para planejar aquela viagem especial que sonha faz tanto tempo ou porque simplesmente ama viajar – quem é que não ama, não é mesmo?

Não muito diferente do ano passado, 2018 também está satisfatoriamente cheio de feriados, muitos deles dá até para prolongar e aproveitar ainda mais fazendo uma viagem inesquecível ou tendo um fim de semana mais longo e cheio de novas experiências.

Carnaval 12 a 14 de fevereiro (de segunda à quarta-feira)

O ano só começa de verdade com o Carnaval, não é mesmo? Para esse feriadão tem destinos ideais para ouvir marchinhas – ou o hit carnavalesco do ano – desde a hora que acordar até a hora de dormir. Ou até mesmo nos sonhos, diga-se de passagem, que nem nessas horas as músicas-chiclete querem desgrudar. Nesses casos, os lugares tradicionais de carnaval como Salvador e Rio de Janeiro com certeza são uma boa opção.

As festas de Carnaval mais tradicionais são as de Salvador e do Rio de Janeiro – Foto: Shutterstock

Na Bahia, além de Salvador, Arraial D’Ajuda também é muito procurado e badalado no Carnaval. E tem também Caraíva, um dos locais que está se tornando cada vez mais popular nessa época graças às suas características rústicas e todo seu charme. Vale saber que não existem muitas opções de hospedagem por ser uma cidade pequena e por isso é importante tentar se programar o mais rápido possível.

Mas se engana quem pensa que o feriado é só para festas e blocos de rua. Para quem quer fugir da agitação do Carnaval, Foz do Iguaçu pode ser uma boa dica. Afinal, conhecer as grandes cataratas do Iguaçu com certeza é uma experiência única. Outra opção é conhecer Lençóis, na Bahia, que é cheio de história e casinhas coloridas charmosas e que também é a cidade base para quem quer conhecer a Chapada Diamantina.

Chapada Diamantina, na Bahia – Foto: Shutterstock

Quem quer evitar as festas carnavalescas mas ainda assim ir para alguma praia, a dica é buscar por praias menores, menos populares ou até mesmo mais desertas. Em Santa Catarina por exemplo, a Praia do Rosa com certeza é um destino apaixonante e ideal para relaxar.

Algumas praias de São Miguel dos Milagres também podem ser bem calmas e quem já conhece quer sempre voltar para nadar nas águas cristalinas alagoanas.

Paixão de Cristo 30 de março (sexta-feira)

Assim como no Carnaval, Foz de Iguaçu continua sendo um bom destino no feriado da Paixão de Cristo. Isso porque é uma época em que as quedas d’águas estão na sua máxima potência, o que deixa o espetáculo das cataratas ainda mais impressionante. Além do mais, o mês de março é um período com menos chuva e menos turismo, comparado com os meses de verão (dezembro e janeiro).

As cataratas de Foz do Iguaçu – Foto: Shutterstock

Para quem prefere praia, nessa época Florianópolis é ideal, pois já não é alta temporada e o inverno ainda não chegou, por isso o clima continua perfeito para tomar sol e banhar-se no mar. Quer mais motivos? Além do número de turistas, os valores das hospedagens e passeios também ficam menores nessa época.

Tiradentes – 21 de Abril (sábado)

O feriado de Tiradentes em 2018 cai num sábado, por isso fica mais difícil fazer viagens mais longas. As alternativas são desfrutar de atividades diferentes na sua cidade e poupar para a próxima viagem ou então fazer uma viagem curta para alguma cidade próxima.

Por exemplo, se é de São Paulo, se aventurar no rafting em Brotas e entrar em contato com a natureza nas trilhas, sem sombra de dúvidas é uma ótima opção. Já para os mineiros a dica é conhecer mais da história e caminhar pelas ruas charmosas de Ouro Preto.

Praticando rafting em Brotas – Foto: Shutterstock

Dia do trabalho – 1 de maio (terça-feira)

Mais um feriado prolongado com várias opções de viagem no Dia do Trabalho. No estado de São Paulo, conhecer a cidade de Cunha e visitar os campos de lavanda pode ser uma experiência bastante apaixonante… e diferente, já que por lá tem muitas comidinhas feitas de lavanda, como chá, bolacha e sorvete.

O feriado no Mato Grosso do Sul pode ser maravilhoso em Bonito e Jardim. Uma ótima maneira de se conectar com a natureza, nadar nas águas cristalinas e se atirar de tirolesas.

A gruta do Lago Azul em Bonito, Mato Grosso do Sul – Foto: Shutterstock

Corpus Christi – 31 de maio (quinta-feira)

O feriado de Corpus Christi é facultativo, mas é legal saber que durante todo o mês de maio os destinos citados para viajar no Dia do Trabalhador são ideais.

Quem tem a sorte de poder aproveitar o feriado e gosta da agitação da Parada do Orgulho LGBT, São Paulo é o destino perfeito. Esse ano, a popularmente conhecida como Parada Gay acontece no domingo 3 de junho, por tanto dá para aproveitar o feriado para fazer passeios turísticos na capital paulista antes curtir a maior festa LGBT do mundo.

Parada do Orgulho LGBT em São Paulo – Foto: Shutterstock

Independência do Brasil – 7 de setembro (sexta-feira)

Para a alegria de muitos – ou melhor, de todos – a época de chuvas em boa parte do Nordeste está chegando ao seu fim em setembro. É o momento perfeito para conhecer a ilha paradisíaca de Fernando de Noronha. Ou então visitar as praias lindas de Natal, João Pessoa e Porto Seguro.

Fernando de Noronha – Foto: Shutterstock

Nossa Senhora da Aparecida – 12 de outubro (sexta-feira)

Apesar de ser originalmente alemã, a festa Oktoberfest é também grande e com aspectos tradicionais na cidade de Blumenau. Quem gosta de uma boa cerveja e culinária alemã vai adorar essa festa.

Nessa época, além das praias do Nordeste, as praias do norte do Rio de Janeiro também são ótimas opções. Que tal dar um pulo até Arraial do Cabo e até mesmo praticar mergulho por lá?

Finados – 2 de novembro – sexta e Proclamação da República –  15 de Novembro – quinta

Enquanto que o mês de outubro é o mês de transição (começa a chover menos), novembro já é considerado o período ideal para ir para qualquer praia do Nordeste. Vale os locais já citados e também outros como Pipa, no Rio Grande do Norte, Trancoso na Bahia ou Aracaju no Sergipe.

Praia do Amor, Pipa, no Rio Grande do Norte – Foto: Shutterstock

Natal – 25 de dezembro – Natal

No fim do ano a maior parte dos destinos de ecoturismo estão em período de muita chuva, a única opção recomendável para quem quer esse tipo de viagem durante o Natal é visitar a Chapada Diamantina.

Nesse período ir às praias do Sul, como Florianópolis e Bombinhas é uma ótima dica. As praias do litoral paulista podem chover muito, mas o sol é forte também, por tanto, as pancadas de chuva acabam não atrapalhando muito. Quanto às praias do Nordeste, nem precisa falar que qualquer uma é ideal para passar as festas de Natal e Réveillon, ou precisa?

Veronica Viudes:
Related Post