Um mar cristalino de cor deslumbrante que varia entre o verde e azul faz Arraial do Cabo ser conhecido também como o “Caribe brasileiro”. Claro, com um preço muito mais baixo, o que faz Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, um dos melhores destinos para quem quer fugir um pouco da rotina durante um fim de semana, ou por mais tempo, e aproveitar uma praia paradisíaca sem gastar muito.

O curioso é que Arraial do Cabo é uma cidade relativamente nova, pois deixou de fazer parte de Cabo Frio em 1985, e tem cara de interior, com um pouco menos de 30 mil habitantes. Então é o destino perfeito para fugir da loucura das cidades grandes também, relaxar e até mesmo deixar o carro de lado, já que em Arraial dá pra fazer quase tudo a pé.

Arraial do Cabo
Arraial do Cabo

O que fazer em Arraial do Cabo?

Muito provavelmente não seja necessário dizer isso, mas a principal atração de Arraial são as praias. No total são oito praias: Praia do Farol, Prainha, Praia do Forno, Praia do Pontal, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia dos Anjos, Praia Grande e Praia Brava.

Além de simplesmente ficar na beira do mar, tomando uma água de coco e descansando, uma das atividades mais procuradas em Arraial do Cabo é o mergulho. Nessa parte do litoral do Rio de Janeiro acontece um fenômeno muito curioso, chamado “ressurgência”, que consiste na subida de águas profundas, deixando o mar de Arraial cheio de vida marinha. Então, além de existir uma fartura de frutos de mar e peixes frescos para se deliciar no almoço ou no jantar, Arraial acaba se tornando um dos principais locais do Brasil procurados para mergulho, tanto para principiantes como para profissionais.

Outros esportes também podem ser praticados nas águas de Arraial. Por exemplo, a Prainha e a Praia do Forno têm um mar mais calmo, perfeito para quem gosta de Stand Up Paddle. Já a Praia Grande e Praia Brava têm uma água mais agitada e ventos mais fortes, o que permite praticar surfe.

Um dos passeios imperdíveis em Arraial do Cabo é o passeio de barco. Isso por que, somente através de barco é possível chegar na Praia do Farol, o que faz desse passeio tão especial. Além do fato que é muito provável conseguir ver golfinhos, arraias e tartarugas!

O ponto de partida do barco é a Praia dos Anjos e vai até a Praia do Forno. O percurso tem duração de aproximadamente 4 horas, e além de ir até Praia do Farol, também passa pela Gruta Azul, e para nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Por tanto é possível descer do barco, dar um mergulho, fazer snorkeling e visitar as praias.

Foto: Divulgação/ShutterstockOnde ir para ver o nascer e o pôr do sol?

Deve ser lindo ver o sol surgindo ou desaparecendo no horizonte, lá no fim do mar cristalino do Arraial do Cabo, não é? Sem dúvidas! Não é à toa que os turistas sempre procuram saber quais os locais e mirantes perfeitos para apreciar o nascer e o pôr do sol.

Pra quem topa acordar bem cedo, antes mesmo das galinhas, pra ver o sol nascer, o ideal é ir pra Praia do Forno ou pra Praia dos Anjos. Já para quem prefere assistir o entardecer, os locais perfeitos são o Pontal do Atalaia, pra ver o espetáculo lá do alto, e a Praia Grande.

Arraial do Cabo também tem outros mirantes que podem ser visitados a qualquer hora do dia para apreciar as paisagens lindas dessa cidade litorânea. Por exemplo, chegando na cidade, na estrada, já tem um mirante com vista para a Prainha. E quando se vai pra Praia do Forno, lá na parte mais alta da trilha é possível admirar um dos cenários mais incríveis da região.

Foto: Divulgação/Shutterstock

Quando ir pra Arraial do Cabo?

A notícia boa é que é possível ir pra Arraial do Cabo em qualquer momento do ano! Entretanto, o melhor período de todos é entre novembro e maio, quando a água do mar está mais calma, sendo importante considerar que em dezembro e janeiro há mais pancadas de chuva, mas nada que atrapalhe a viagem.

Outra coisa que também se deve levar em consideração é que do Natal até a Semana Santa é a temporada alta, por isso Arraial está mais cheia e, muito provavelmente, os preços de hotéis e pousadas estão mais altos, já que a procura é maior.  

Então, pra quem quer fugir dessa época agitada e dos preços salgados, o ideal é ir em abril e maio, mas nos outros meses também é possível aproveitar bastante, já que as temperaturas em Arraial não mudam muito, nem mesmo no inverno.

Portanto, se já não bastasse os pontos positivos já citados – águas cristalinas, o preço baixo, as paisagens espetaculares, frutos do mar deliciosos e o mar perfeito para praticar mergulho – é possível ir pra Arraial do Cabo em qualquer época do ano! Não precisa de mais motivos para começar já a planejar sua viagem para Arraial, não é mesmo?

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com