Localizado no Município de Barreirinhas no Estado do Maranhão, Lençóis Maranhenses tem a exuberância de quilômetros e mais quilômetros de dunas brancas e lagoas de água doce, tudo isso em um só lugar. De tão mágico, hoje é protegido com o status de Parque Nacional. Saiba o que fazer em Lençóis Maranhenses.
O que fazer em Lençóis Maranhenses
No local, e no Estado como um todo, música, cultura, boa comida e paisagens naturais perfeitas se mesclam e criam um destino perfeito para os amantes de grandes viagens. Não sabe o que fazer em Lençóis Maranhenses? Então veja nossas dicas!
Se a ideia é conhecer a reserva, saiba que precisará contatar uma agência de turismo, pois o passeio só pode ser feito junto com um guia credenciado. Além disso, não é possível fazer a aventura a pé, tem que ser de carro ou de barco.
A região cheia de rios e trilhas de areia não permite que seja diferente, e só dessa maneira é possível visitar as lagoas Azul, entre elas a Imensa Piscina e Bonita. Para chegar lá, além de seguir pelas trilhas de areia, é preciso escalar uma duna de 40 metros de altura.
Pode parecer bem cansativo – e é mesmo – mas a visão depois da subida faz valer a pena a empreitada. Dica: dê preferência ao fim da tarde, pois o pôr-do-sol é uma das coisas mais maravilhosas de se ver por lá.
É importante lembrar que para o passeio pelo parque ser completo a melhor época para realizar a viagem é de final de março a início de setembro quando as chuvas enchem as dunas de água. No restante do ano não há água nos lençóis.
Além das famosas dunas, outra paisagem que vale a pena apreciar são os mangues, que podem ser vistos através de um passeio de Barco pelo Rio Preguiça, com paradas interessante pelo percurso. A mais interessante de todas é a do Farol Mandacaru onde a vista do alto é indescritível.
Fonte: http://www.feriasbrasil.com.br/
Para chegar em Barreirinhas, o melhor jeito é sempre sair de São Luis do Maranhão que fica distante 250km (várias agências de turismo fazem esse percurso). Além disso, para visitar o parque, Barreirinhas é o melhor lugar para se hospedar.
Um dos passeios em Lençóis Maranhenses que vão além do Parque Nacional é conhecer Atins – vila de pescadores tranquila, deserta e calma. O lugar é o ponto de encontro do rio Preguiça com o Oceano Atlântico. Se quiser pernoitar existem pequenas e aconchegantes pousadas no local.
Um programa diferente e inesquecível é uma balada que ocorre durante o dia nos grandes Lençóis com saída da cidade de Barreirinhas. A compra pode ser feita em agências de turismo.
Outro passeio que vale apena fazer é conhecer o centro histórico de São Luís do Maranhão. A cidade tem o maior conjunto arquitetônico português da América Latina, o que por si só já faz a visita interessante. Alguns pontos a serem visitados: Palácio dos Leões, Praça Benedito Leite, Praça Pedro II, Igreja da Sé, , Beco da Bosta, Igreja de Santo Antônio Teatro Arthur Azevedo, Igreja/Convento do Carmo, Convento das Mercês, Igreja do Desterro, Mercado das Tulhas, Rua Portugal e Casa do Maranhão.
A cidade de São Luís é conhecida por dois diferentes apelidos: “ Cidade dos Azulejos’ por ter diversas fachadas de residências cobertas por azulejos portugueses decorados. O outro é: ‘Jamaica Brasileira’, pois na década de 70 as ondas de rádio locais captavam ondas vindas do Caribe e assim a música caribenha foi difundida no local.
Conhecer as cachoeiras da Chapada das Mesas também é um programa interessante e muito divertido. Além das várias cachoeiras, as cavernas guardam registros de desenhos rupestres. Para quem gosta de ecoturismo, as formações rochosas permitem a prática de tirolesa, escalada e rapel.
A cultura local também é um grande atrativo. A população mescla etnias de índios, europeus e afrodescendentes. O que leva a uma mistura e uma diversidade enorme de diferentes religiões, costumes, festas e gastronomia!
Informações úteis:
Voltagem: 220V
Operadoras de celular: Claro, Oi, Vivo e Tim
DDD (98)
Telefones úteis:
Parque Nacional Lençóis Maranhenses: (98) 3349-1267
Associação de taxistas: (98) 33491511
Polícia: 147
Ambulância: 192
Com todas essas dicas, aproveite bem sua estadia neste paraíso que se chama Lençóis Maranhenses. E divirta-se!
Foto capa: saopauloecoturismo.com.br
Adicionar Comentário