Ubatuba é considerada umas das mais bonitas cidades do litoral do Brasil. A cidade encanta com as belezas paradisíacas encontradas em mais de 90 praias, além das cachoeiras, rios, ilhas, e a fauna e flora da Mata Atlântica preservada. Veja nosso guia de Ubatuba!

Ubatuba é considerada umas das mais bonitas cidades do litoral do Brasil. A cidade encanta com as belezas paradisíacas encontradas em mais de 90 praias, além das cachoeiras, rios, ilhas, e a fauna e flora da Mata Atlântica preservada. Veja nosso guia de Ubatuba!

Guia de Ubatuba

Andar de bicicleta nos calçadões das duas orlas das praias do centro, almoçar de frente para o mar, embarcar em uma escuna para dar um mergulho nas praias das ilhas, fazer trekking por caminhos em meio a Mata Atlântica e terminar em uma cachoeira, tomar um café com deliciosos doces da região e curtir uma balada à noite são alguns programas imperdíveis na cidade.

Ubatuba oferece ainda variada culinária local com toques gourmet e misturas de sabores em muitos restaurantes requintados da cidade. Pratos a base de frutos do mar, pizzas, comidas mexicana, japonesa e árabe são algumas das variações dos estabelecimentos. Além dos doces da fábrica Tachão, famosa no país inteiro e da simpatia dos ubatubenses.

A seguir, um pouco mais sobre a bela cidade de Ubatuba.

ubatuba_ciclovia

Foto: https://www.google.com.br

História de Ubatuba

Acredita-se que os índios tupinambás eram os ocupantes no século XVI da maior parte da área onde hoje é Ubatuba, tribo que sofreu o primeiro impacto com a escravização feita pelos portugueses. Tal fato desencadeou uma aliança entre os índios e os franceses que ficou conhecida como Confederação dos Tamoios. José de Anchieta e Manuel da Nóbrega foram então para a Aldeia de Iperoig, no intuito de pacificar os tupinambás, em 1563. Mas os portugueses destruíram boa parte da tribo, e muitos que sobraram não fugiram, permanecendo pela região de Iperoig.

A Aldeia de Iperoig foi, então, elevada à vila, cujo nome era Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba aos 28 de outubro de 1637, data de comemoração da fundação da cidade.

A região oscilou entre ascensão e decadência. A Vila começou a crescer e tornou-se o mais movimentado porto por alguns anos no século XVIII, quando por volta de 1790, foi determinado pelo governo que as exportações seriam feitas pelo porto de Santos. A atividade portuária voltou com tudo no século XIX fazendo de Ubatuba uma cidade próspera.

A partir de 1933, a região começou a despontar para o turismo com a inauguração de rodovias que melhoraram os acessos à cidade.  Ubatuba foi considerada estância balneária em 1948. O crescimento foi galopante e, consequentemente, muito do patrimônio histórico e arquitetônico não foi preservado.

Hoje, o turismo é a principal atividade da cidade litorânea e há um esforço dos órgãos competentes e moradores para resgatar a cultura caiçara, a história da região, as origens portuguesas. Um exemplo de construção de época é o Sobradão do Porto, um belo prédio, único que restou da segunda metade do século XIX. É administrado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) que há mais de 25 anos trabalha para fazer o resgate dessa história através de inúmeros eventos e cursos na cidade.

Geografia, Clima e População de Ubatuba 

Cidade localizada no litoral norte paulista a 250 km de São Paulo, Ubatuba abrange uma área de 181,857 km², sendo que mais de 80 % do território está localizado no Parque Estadual da Serra do Mar. São mais de 100 km de litoral com mais de 90 praias de natureza exuberante.

A cidade é cortada por inúmeros rios e córregos, entre os quais, o Rio da Prata, Rio Ubatumirim, Rio Promirim, Rio Maranduba, Rio Itamambuca, Córrego Lagoinha, Córregos Duas Irmãs e o bioma é a Mata Atlântica. Os limites são com as cidades de Paraty (Rio de Janeiro), Caraguatatuba, Cunha, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, e com o Oceano Atlântico.

O clima da região é o tropical litorâneo úmido (ou tropical atlântico), um clima chuvoso, com precipitação média anual de cerca de 2.600mm e temperatura média anual de 22º C, sendo fevereiro o mês mais quente, com média de 25°C, e julho o mais frio, com 17 °C.

A população estimada em 2014 foi de 85.399 habitantes.

ubatuba4

Foto: http://www.panoramio.com/

Centros de Informações Turísticas de Ubatuba 

Secretaria de Turismo de Ubatuba / Centro de Informações Turísticas

Endereço: Avenida Iperoig, 214 – Centro – Ubatuba.

Telefone: (12) 3833-9123

Site: https://www.facebook.com/SeturUbatuba

ubatuba_Centro_Informações_Turísticas

Foto: http://sospraiasbrasilnews.blogspot.com.br/

Dados Importantes 

  • DDD – 12
  • Voltagem: 110 V
  • Operadoras de Celular: Claro, Nextel, Oi, Vivo, Tim. 

Com o nosso guia de Ubatuba com certeza será mais fácil planejar a sua viagem! Veja também nossas dicas de pousadas e se tiver dúvida fale com a gente nos comentários!

Foto capa: http://www.portaldetemporada.com.br/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com