Transporte: Berna

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Dicas de Transporte em Berna

Transporte ferroviário: as rodovias suíças são superadas pela excelência de rede ferroviária que serve a integralidade dos centros urbanos, inclusive aqueles situados nas regiões montanhosas, com horários múltiplos e possibilidades múltiplas de conexões. A Companhia Ferroviária Federal (SBB / CFF / FFS) dispõe de guichês e pontos de venda em todas as estações. No sítio eletrônico da SBB / CFF / FFS (www.sbb.ch) podem ser consultados todos os trajetos possíveis em território suíço, em alemão, francês, italiano ou inglês, com horários, conexões e preços. É possível a compra de bilhetes na internet. Como em demais países da Europa, é possível transitar pela Suíça de trem. O país conta com malha ferroviária extensa e de grande qualidade. 
Transporte público em geral:Os centros urbanos suíços são servidos por uma extensa e confiável malha de transportes públicos (bondes, ônibus e barcos em cidades lacustres e fluviais). Os ônibus e bondes públicos servem as cidades e arredores durante 24 horas e 7 dias da semana. Os transportes públicos, ônibus e bondes (“tram”), das cidades suíças costumam ser bastante eficientes, enquanto que os taxis costumam ser caros. Para utilizar os transportes públicos, basta comprar, nas estações e pontos de embarque e de desembarque, bilhete que dá direito ao uso dos transportes públicos em determinada região da cidade por certo período de tempo a baixo custo. É possível que o hotel em que esteja ofereça bilhete turístico válido pela estadia prevista. 
Táxis: Em seus deslocamentos, o turista deve optar por meios de transporte seguros: usar os serviços de táxis com agendamento por telefone ou os táxis recomendados pelos principais hotéis, evitando tomar táxis avulsos. Uber: há serviço de uber na cidade. Aluguel de Bicicleta: você pode usar as ciclovias e se locomover por bike - alugue facilmente com empresas como: https://bcyclet.com/bike-rental/switzerland-bike-rental/bern/  ou nas estações de trem:https://www.sbb.ch/en/station-services/at-the-station/getting-to-and-from-the-station/rental-bike.html

A Suíça possui uma extensa malha rodoviária de qualidade, com autoestradas e estradas nacionais e vicinais, mantidas de forma impecável. As autoestradas ligam as grandes cidades e conectam-se com aquelas dos países vizinhos. O limite de velocidade nas autoestradas é de 120Km por hora, nas estradas vicinais a velocidade máxima é definida pelas autoridades cantonais e municipais, mas nunca ultrapassam 80km por hora e nas cidades, o limite varia de 30km a 50 km por hora. O sentido de direção é o mesmo do Brasil. É obrigatório colocar nos veículos selo de permissão ("vignette autoroutière", "Autobahnvignette", "Contrassegno") para dirigir nas estradas suíças, que pode ser adquirida nos postos alfandegários de fronteira, nos postos de gasolina e nas agências dos correios (Die Post/La Poste/La Posta).  Os carros particulares têm acesso restrito a determinadas áreas dos centros históricos das cidades suíças, embora haja estacionamentos pagos nas proximidades, com custos variáveis, que atingem montantes de CHF 5,00 por hora ou CHF 40,00 por dia. As regras de utilização das vagas de estacionamento são indicadas pelas cores utilizadas pela marcação. Além dos estacionamentos pagos, é possível também estacionar nas vagas localizadas nas vias públicas, que são divididas em duas categorias, azuis e brancas. Para utilizar as vagas azuis, gratuitas por determinado tempo, deverá indicar a hora em que estacionou o carro por meio de cartão giratório específico chamado de “macarron”, que deve integrar carros alugados e pode ser adquirido em agências de correio, bancas de jornal, etc. Para utilizar as vagas brancas, deverá fazer pagamento em parquímetro, usualmente, por meio de moedas e sem direito a troco. As vagas amarelas são apenas para carga e descarga. Nos domingos e à noite, em geral, o estacionamento é livre.  As estradas Suíças são de grande qualidade, e o país utiliza o mesmo sentido de trânsito do Brasil, mas sua sinalização e limites de velocidade são distintos. Próximo de escola, o limite de velocidade é de 30 km/h; dentro das cidades, de 50 km/h; em vias de acesso, de 80 km/h; em vias rápidas, de 100 km/h; e em autoestradas, de 120 km/h. Autoestradas são sinalizadas pela cor verde, enquanto que, na União Europeia, utiliza-se o azul. Controles de velocidade por radar são frequentes e não costumam estar sinalizados e as multas são pesadas. Multas de trânsito são enviadas para sua casa, mesmo, no Brasil, e devem ser pagas, diretamente, ao órgão que as emitiu, por transferência bancária internacional. Caso esteja, na Suíça, ao receber a multa, poderá pagá-la nos correios. O turista brasileiro pode dirigir nas estradas suíças munidos da carteira de motorista brasileira desde que esteja válida. A idade mínima para dirigir é de 18 anos. 

Fonte: MRE

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: