Transporte: Turim

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Dicas de Transporte em Turim

Ônibus e trams (bondes) tem cobertura em toda Turim, funcionando desde bem cedo até bem tarde da noite. O serviço de metrô conecta Collegno (de oeste) a Piazza Bengasi (do sul) ao centro e às estações de Porta Nuova e Porta Susa. Há um serviço de ônibus noturno que funciona toda sexta, sábado e pré-feriados, das periferias até o centro, com paradas perto das principais áreas de vida noturna da cidade. Os tickets de transporte público podem ser comprados de vendedores GTT autorizados, como tabacarias, bancas de jornais e cafeterias.

Sobre táxis, você encontrará mais facilmente no centro, em praças principais e estações de trem/metrô, mas também pode agendar por telefone. Veja mais em: www.taxitorino.it - A cidade conta também com serviço de uber.

Se quiser andar de bike, Torino tem 175km de ciclovias, além de um serviço de compartilhamento de bikes que opera 24h por dia e 7 dias por semana, com locação em mais de 100 pontos da cidade (http://www.tobike.it/default.aspx). Você pode ainda alugar patinetes elétricos e segways para circular na cidade, com empresas como Bird (https://www.bird.co/how/), Circ (https://www.circ.com/), Helbiz (https://www.helbiz.com/), Lime (https://www.li.me/) e Link (https://superpedestrian.com/it/home). Mas atenção às regras e regulamentações sobre uso deste tipo de transporte em: http://www.comune.torino.it/trasporti/archivio-news/dal-13-novembre-2019-monopattini-e-segway-potranno.shtml

 

Recomendações gerais: O país conta com excelente infraestrutura de estradas e rodovias. Nos bairros centrais de grandes cidades, como Roma, há relativamente poucos estacionamentos. Alugar uma vaga em estacionamento privado pode implicar custos significativos, principalmente no Centro Histórico dessas cidades. Nesses locais, as ruas podem ser estreitas e congestionadas.  Em vários trechos das principais autoestradas nacionais ("Autoestrada"), não há limites de velocidade. Nessas estradas, a alta velocidade dos carros pode levar a acidentes, e há registro de acidentes fatais envolvendo turistas estrangeiros. Recomenda-se, portanto, cuidado especial a turistas brasileiros que pretendem dirigir. Maiores informações sobre transporte rodoviário na Itália podem ser obtidas junto ao "Automovel Club d`Italia", equivalente ao Detran no Brasil (http://www.aci.it/).

Multas: Algumas cidades têm transito de automóveis limitado a residentes e/ou por faixas horárias (zonas ZTL), principalmente nos centros históricos. Recomenda-se atenção às placas de trânsito para evitar multas.

Sobre dirigir em TurimBlue Zone - estacionamento pago está disponível no centro da cidade e na maioria das ruas adjacentes, com tarifas que variam de acordo com o horário e área, ficando em torno de €1.30 to €2.50. Os vouchers de estacionamento podem ser comprados de revendedores GTT autorizados (tabacarias, bancas de jornal e cafés) e em máquinas. Pedestrian areas and Limited Traffic Areas (ZTL): as principais áreas pedonais da cidade no centro são a Via Garibaldi, Via Lagrange e Via Carlo Alberto, ruas que são áreas de comrpas. Uma Zona de Tráfego Limitado (ZTL) está vigente de segunda a sexta, das 7.30am a 10.30am, em que apenas carros com permissão podem passar (residentes, pessoas com mobilidade reduzida, etc.); dentro da  ZTL, algumas ruas são usadas apenas para o transporte público, incluindo à tarde, à noite e em feriados.

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: