Transporte: Roma

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Dicas de Transporte em Roma

Transporte público: Os bilhetes para o transporte público devem ser comprados antes do embarque nos ônibus, bondes ("tram") ou metrô, em bilheterias específicas, bancas de jornal ou tabacarias, normalmente identificadas por um grande "T", e validados em máquinas dentro dos veículos. Se o turista for surpreendido sem o bilhete pela fiscalização, além de pagar multa, deverá descer imediatamente do meio de transporte e, seguramente, receberá repreensão verbal. Metrô: O Metrô chega a quase todos os pontos turísticos, abre todos os dias das 5:30 da manhã às 23:30 da noite. Nas sextas e sábados, o horário se estende até a 1:30 da madrugada. Ônibus: Não é o meio de transporte mais confortável nem pontual, mas para chegar a alguns pontos turísticos o ônibus é essencial. Se você quer conhecer as linhas de ônibus de Roma ou calcular trajetos acesse: https://www.atac.roma.it/index.asp?lingua=ENG . A maioria das linhasé das 5h/6h  à meia-noite, mas também conta com linha noturna. Trem ou Bonde: não é muito interessante ao turista. Taxis: use os serviços de táxis com agendamento por telefone ou os táxis recomendados pelos principais hotéis, evitando tomar taxis avulso, com carros devidamente identificados, cor branca, com letreiro no teto e taxímetro no interior. Os taxistas de Roma tem fama de enganar os turistas. Tels de taxi: Radio Taxi: 06-3570. Pronto Taxi: 06-6645. Outras empresas: 06-5551, 06-4994, 06-4157. Roma possui o serviço de Uber.

Recomendações gerais: O país conta com excelente infraestrutura de estradas e rodovias.Nos bairros centrais de grandes cidades, como Roma, há relativamente poucos estacionamentos. Alugar uma vaga em estacionamento privado pode implicar custos significativos, principalmente no Centro Histórico dessas cidades. Nesses locais, as ruas podem ser estreitas e congestionadas.

Em vários trechos das principais autoestradas nacionais ("Autoestrada"), não há limites de velocidade. Nessas estradas, a alta velocidade dos carros pode levar a acidentes, e há registro de acidentes fatais envolvendo turistas estrangeiros. Recomenda-se, portanto, cuidado especial a turistas brasileiros que pretendem dirigir.

Maiores informações sobre transporte rodoviário na Itália podem ser obtidas junto ao "Automovel Club d`Italia", equivalente ao Detran no Brasil (http://www.aci.it/).

Multas: Algumas cidades têm transito de automóveis limitado a residentes e/ou por faixas horárias (zonas ZTL), principalmente nos centros históricos. Recomenda-se atenção às placas de trânsito para evitar multas.

Carteira de Habilitação: Para dirigir na Itália é preciso portar Carteira de Habilitação Internacional, que deverá ser feita no Brasil antes da partida. A carteira de habilitação brasileira também é aceita pelas autoridades italianas por até um ano a contar da data de ingresso no território italiano -, mas deverá ser obrigatoriamente acompanhada de tradução juramentada. O Código de Trânsito italiano prevê que a circulação com carteira de motorista estrangeira sem tradução oficial ou sem a permissão internacional para dirigir pode acarretar multa que varia de 400 a 1600 euros.

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: