Transporte: Milão

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Dicas de Transporte em Milão

Trens: A Itália possui extensa rede ferroviária que une quase todo o território nacional, com ampla gama de trens regionais, intercidades e de alta velocidade. 95% das rotas são operadas pela Trenitalia, que oferece cerca de 7.000 trens por dia. Há vários tipos de trem: local, direto (DIR), Regional (R) e Inter-Regional (IR) e os serviços mais rápidos e de longa distância, Intercity (IC) e Eurostar (ES), que param apenas nas grandes cidades. Os trens Eurostar de alta velocidade - Freccia Rossa, Freccia Argento, Freccia Bianca - podem chegar a 300 km / h. Outra opção de transporte ferroviário é a empresa privada Italo, que também dispõe de trens de alta velocidade.  Normalmente, bilhetes comprados na estação devem ser validados antes do embarque nas máquinas disponíveis, localizadas próximas aos trilhos do trem. O descumprimento dessa norma pode gerar multa, cujo valor varia de acordo com o trecho a ser percorrido. Bilhetes comprados on-line, usualmente, não necessitam ser validados.

Transporte público: Os bilhetes para o transporte público devem ser comprados antes do embarque nos ônibus, bondes ("tram") ou metrô, em bilheterias específicas, bancas de jornal ou tabacarias, normalmente identificadas por um grande "T", e validados em máquinas dentro dos veículos. Se o turista for surpreendido sem o bilhete pela fiscalização, além de pagar multa, deverá descer imediatamente do meio de transporte e, seguramente, receberá repreensão verbal. Metrô: O metrô abre todos os dias, das 6:00 às 00:30 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1º de maio: 7:00 às 19:30 horas. Bondes: funcionamento das 4:30-5:00 da manhã até as 2:00-2:30 da noite. Nos dias 25 de dezembro e 1º de maio, das 7:00 às 19:30 horas. Ônibus: Todos os dias, 5:30- 6:00 da manhã até as 00:30-1:45 da noite, e de 1:30 às 2:00 e de 5:00 a 6:00 horas há uma rede de 15 linhas noturnas, no mesmo percurso da linha metropolitana, com frequência de 30 minutos. A passagem dos ônibus noturnos pode ser comprada diretamente no veículo. Das 22:00 até as 2:00 horas está disponível, em alguns bairros de Milão, o chamado Radiobus de bairro, composto por 14 linhas de ônibus, que podem ser usadas contatando o número de telefone (+39 0248034803) para levar você a algum dos destinos abrangidos. Pode ser conveniente usar o abono, de 24h ou 48h, por 4,50 ou 8,25 euros, com uso ilimitado do transporte. Alguns meios de transporte cobram adicional de passagem quando há bagagem fora das especificações.

Táxi: Em seus deslocamentos, o turista deve optar por meios de transporte seguros: usar os serviços de táxis com agendamento por telefone ou os táxis recomendados pelos principais hotéis, evitando tomar taxis avulsos. Etaxi 02 5353

 

O país conta com excelente infraestrutura de estradas e rodovias. Nos bairros centrais de grandes cidades, como Roma, há relativamente poucos estacionamentos. Alugar uma vaga em estacionamento privado pode implicar custos significativos, principalmente no Centro Histórico dessas cidades. Nesses locais, as ruas podem ser estreitas e congestionadas. Em vários trechos das principais autoestradas nacionais ("Autoestrada"), não há limites de velocidade. Nessas estradas, a alta velocidade dos carros pode levar a acidentes, e há registro de acidentes fatais envolvendo turistas estrangeiros. Recomenda-se, portanto, cuidado especial a turistas brasileiros que pretendem dirigir pelas autoestradas. Maiores informações sobre transporte rodoviário na Itália podem ser obtidas junto ao "Automovel Club d`Italia", equivalente ao Detran no Brasil (http://www.aci.it/).

Multas: Algumas cidades têm transito de automóveis limitado a residentes e/ou por faixas horárias (zonas ZTL), principalmente nos centros históricos. Recomenda-se atenção às placas de trânsito para evitar multas.

Carteira de Habilitação: Para dirigir na Itália é preciso portar Carteira de Habilitação Internacional, que deverá ser feita no Brasil antes da partida. A carteira de habilitação brasileira também é aceita pelas autoridades italianas por até um ano a contar da data de ingresso no território italiano, mas deverá ser obrigatoriamente acompanhada de tradução juramentada. O Código de Trânsito italiano prevê que a circulação com carteira de motorista estrangeira sem tradução oficial ou sem a permissão internacional para dirigir pode acarretar multa que varia de 400 a 1600 euros.

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: