Dicas de Transporte em Catânia
Transporte público: O transporte público mais acessível em Palermo é o ônibus e funciona como na maior parte do Brasil. Os ônibus não tem hora exata para passar, você vai para o ponto de parada e se tiver fortuna (sorte) o ônibus passará logo, caso contrário, você terá grandes chances de se atrasar. A AMAT é a empresa de ônibus de Palermo. No website, você pode encontrar os números, rotas e horários dos ônibus, porém o horário disponível do website, representa o horário (aproximado) que o ônibus irá sair do seu ponto de partida. Os bilhetes para o transporte público devem ser comprados antes do embarque nos ônibus em bilheterias específicas, bancas de jornal ou tabacarias e validados em máquinas dentro dos veículos. Se o turista for surpreendido sem o bilhete pela fiscalização, além de pagar multa, deverá descer imediatamente do meio de transporte e, seguramente, receberá repreensão verbal.
Uber: O uber não funciona em toda a Sicília
Recomendações gerais: O país conta com excelente infraestrutura de estradas e rodovias. Em vários trechos das principais autoestradas nacionais ("Autoestrada"), não há limites de velocidade. Nessas estradas, a alta velocidade dos carros pode levar a acidentes, e há registro de acidentes fatais envolvendo turistas estrangeiros. Recomenda-se, portanto, cuidado especial a turistas brasileiros que pretendem dirigir.
Maiores informações sobre transporte rodoviário na Itália podem ser obtidas junto ao "Automovel Club d`Italia", equivalente ao Detran no Brasil (http://www.aci.it/).
Multas: Algumas cidades têm transito de automóveis limitado a residentes e/ou por faixas horárias (zonas ZTL), principalmente nos centros históricos. Recomenda-se atenção às placas de trânsito para evitar multas.
Carteira de Habilitação: Para dirigir na Itália é preciso portar Carteira de Habilitação Internacional, que deverá ser feita no Brasil antes da partida. A carteira de habilitação brasileira também é aceita pelas autoridades italianas por até um ano a contar da data de ingresso no território italiano -, mas deverá ser obrigatoriamente acompanhada de tradução juramentada. O Código de Trânsito italiano prevê que a circulação com carteira de motorista estrangeira sem tradução oficial ou sem a permissão internacional para dirigir pode acarretar multa que varia de 400 a 1600 euros.