Sobre Hoi An
Capital Hanói
Língua Vietnamita
Moeda Dong
Validade do passaporte Deve ter validade de 6 meses
Página do passaporte em branco Uma página é necessária para carimbo de entrada
Visto de turista necessário: visto exigido.
Vacinações: certificado internacional de vacina contra febre amarela.
Restrições de moeda para entrar Não há
Restrições de moeda para sair Não há
Informações sobre visto (MRE): É possível solicitar e obter o visto de entrada, a ser retirado quando da chegada em aeroporto internacional, por meio dos serviços terceirizados de agências de turismo conveniadas. Nesse caso, o visto deve ser solicitado por via eletrônica: contatado o sítio, deve ser preenchido o formulário (crianças de menos de 14 anos podem constar do formulário dos pais, mas devem trazer 2 fotos); a taxa de serviço é paga e impresso o formulário. Após o processamento do visto, será enviada ao aplicante a "carta de aprovação" (Approval Letter). A carta de aprovação e formulário, bem como 2 fotos (2x4cm) deverão ser apresentados no balcão - "Landing Visa Counter" -, no aeroporto de chegada; e pagos os custos do visto. Os custos do visto (que independem da taxa cobrada pela agência) variam de US$ 19,00 a US$ 55,00, dependendo do período de estada e entrada única ou múltiplas. As agências mais conhecidas são: visa-vietnam.vn (info@visa-vietnam.vn) tels: 84-903119200 e 84- 932652585; e/ou vietnam-visa.com 84- 437925078 e 84-946583583.
Embaixada do Brasil em Hanói (E)
Endereço: Hanoi Central Office Building (HCO Building) 44B Ly Thuong Kiet, 4º andar, sala 4-01
Telefone: (0084) (4) 3843 2544
Plantão Consular: (84) 90 3264076 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Celular de emergência: (00849) 0441 9922
Email: brasemb.hanoi@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://hanoi.itamaraty.gov.br/pt-br e https://www.facebook.com/brasemb.hanoi
Segurança pública: Há riscos potenciais a viajantes, tais como de segurança pública, segurança rodoviária, catástrofes naturais, epidemias e conturbações políticas. Os índices de criminalidade comum são mais baixos quando comparados às principais cidades brasileiras. Crimes violentos (assassinatos, estelionatos, estupro) são incomuns, mas podem ocorrer. Há registros de crimes praticados por motociclistas, que podem roubar bolsas e objetos pessoais de turistas que caminham pelo país.
Roubos, furtos e golpes: Pequenos furtos de pungistas e golpes por aproveitadores são recorrentes, sobretudo em lugares com alta concentração de turistas. Recomenda-se o devido cuidado com os pertences pessoais em locais públicos como bares, restaurantes, templos, igrejas, praias e praças, bem como onde haja maior aglomeração de pessoas.
Fronteira com China, Camboja e Laos: As áreas de fronteiras não são consideradas proibidas pelo Governo do Vietnã e pode não haver demarcações específicas nesses locais. A menos que seja obtida autorização por escrito de autoridades vietnamitas, no entanto, cidadãos brasileiros devem evitar viajar a essas áreas, já que há registro de estrangeiros detidos por viajar a esses locais.
Furacões: Caso algum furacão se aproxime, as autoridades deverão emitir alerta antecipado. É importante, nessas situações, identificar abrigos temporários; ter à mão casacos e roupas impermeáveis; guardar documentos (carteira de identidade, passaporte, etc.) em bolsas plásticas e procurar afastar-se de zonas costeiras. Durante o furação, deve-se desconectar os serviços básicos de luz, água e gás; não acender velas, isqueiros, fósforos (mas pode-se usar lanterna); ficar afastado de portas e janelas; buscar abrigo em locais com paredes mais seguras e de dimensões menores (como banheiros, por exemplo); e procurar afastar-se de rios, lagos e do mar. Se for possível, recomenda-se manter ligado um rádio a pilha para ouvir recomendações das autoridades. Após a passagem do furacão, deve-se verificar se o prédio em que se buscou abrigo sofreu danos significativos. Em caso afirmativo, deve-se abandoná-lo até que as reparações sejam feitas.
Contatos importantes: Os números de emergência no Vietnã, que podem ser utilizados nacionalmente, são os seguintes: 113 para a polícia, 114 para os bombeiros e 115 para ambulâncias. Caso o cidadão brasileiro seja vítima de algum crime, deve procurar a polícia local. A responsabilidade pela investigação e solução de crimes é da inteira responsabilidade das autoridades locais. Como regra geral, a Embaixada do Brasil em Hanói não pode oferecer serviços de proteção pessoais a indivíduos no Vietnã.
Água: Devido à contaminação por metais pesados da água em algumas áreas do país, é sugerido apenas beber e preparar comidas com água mineral. Recomenda-se que bebidas não contenham cubos de gelo. Prédios com serviço de porteiro costumam entregar galões de 20 litros nos apartamentos e cobrar no fim do mês. Um galão de 20 litros custa em torno de USD2,50.
Endemias em geral: Há casos endêmicos de dengue e cólera em algumas regiões do país. Também há elevado risco de contrair verminoses. Deve-se ter atenção ao consumo de água e que seja dada preferência à água engarrafada.
Medicamentos: Embora seja possível a compara de medicamos em farmácias sem receitas médicas, alguns remédios comuns no Brasil podem não ser disponíveis no Vietnã. Deve-se trazer ao país quantidade adequada de medicamentos (com receita médica em inglês) para o período de estadia no país.
Malária: O risco de saúde apresentado pela malária ou impaludismo pode ser alto em regiões florestais do país. As medidas de proteção básicas incluem a preferência por locais climatizados, protegidos com telas apropriadas, isolamento de compartimentos para evitar a circulação de mosquitos no interior das instalações; usa de repelentes específicos para a pele e o vestuário, nos horários de maior risco entre o pôr do sol e o amanhecer. Note-se que o mosquito pode também apresentar risco em período diurno, sempre que tenha entrado durante a noite. A disciplina de proteção é de mais difícil manutenção no caso de crianças. A decisão de tratamento preventivo com medicamentos disponíveis pode ser tomada com a assistência de médicos locais, em função do quadro clínico e preferências e indicações de cada individuo. O recurso ao médico no Brasil e no país de origem é indispensável para uma decisão ajuizada.
Raiva: O Vietnã registrou surto de raiva nas províncias de Son La, Lai Chau, Dien Bien, Cao Cai e Yen Bai. Viajantes no país devem ser cautelosos quanto à presença de animais (sobretudo macacos) e solicitar ajuda imediatamente caso sejam mordidos por cães ou animais selvagens.
Parasitas: O visitante no país estará vulnerável a bactérias e protozoários causadores de diarreia e cólera. Devido aos abundantes casos de cólera e diarreia enfrentados pelas autoridades de saúde locais, recomenda-se ao turista brasileiro muito cuidado com o consumo de alimentos, água e contatos direto com as pessoas.
Intoxicação alimentar: Durante a estadia no país, deve-se lavar as mãos constantemente e deixar os alimentos frescos por algum tempo em água corrente. Recomenda-se lavar frutas e verduras com água engarrafada e gotas de água sanitária, e evitar o consumo de alimentos servidos em mercados públicos e na rua. A probabilidade de intoxicação alimentar no país, devido à ausência de cuidados básicos de higiene no manuseio de frutas e demais tipos de alimentos, é alta. Cidadãos brasileiros devem levar ao país antiácidos e remédios para diarreia e dores estomacais.
Vigilância: O Governo vietnamita mantém constante vigilância sobre a população, o que inclui turistas estrangeiros no país. Deve-se evitar discurso crítico ao Governo ou ao Partido Comunista, bem como a posse de material político. Cidadãos brasileiros envolvidos em tais atividades poderão ser presos.
Identificação: Pela lei local, todos os cidadãos estrangeiros no país devem portar documento de identificação. Assim, recomenda-se que cidadãos brasileiros portem, a todo momento, cópia do passaporte brasileiro, deixando o original em local seguro, para evitar perdas ou furtos. Autoridades policiais podem requisitar, a qualquer momento, prova de identificação. Nessas ocasiões, cidadãos que não tenham em mãos documento de identidade estão sujeitos a multas, possíveis interrogatórios e, em casos mais graves, até detenção.
Penalidades legais: O sistema penal vigente no Vietnã é bastante rigoroso. São punidas condutas como infração à segurança nacional (espionagem, infrigência de segurança territorial e terrorismo). Homicídios são punidos com penas de prisão (12 a 20) anos, podendo até mesmo chegar à pena de morte, em determinados casos. Roubos e outros crimes como pedofilia também são severamente punidos. Além disso, tráfico de drogas pode levar à prisão perpétua e à pena de morte, ao passo que o uso ilegal de drogas pode levar à condenação de 2 anos de prisão.
Fotografias: Deve-se evitar tirar fotografias de prédios e construções públicas. Tais fotografias podem ser consideradas indício de comportamento suspeito, o que pode resultar em detenção por autoridades de segurança.